OZARO escreveu: Ae pessoal beleza
Uma coisa que nos percebemos em nós mesmo (no ser humano) é que temos MUITO medo de coisas sem sentido, por exemplo: a pessoa vai se mudar numa casa antiga e fica sabendo que alguém morreu la, enquanto é de dia a pessoa ta nem ai pra isso, mas quando chega a noite por algum motivo automaticamente a pessoa começa a ficar nervosa e com medo.
Primeiramente, o conceito de "sentido" é particular. Não existe algo "sem sentido" e sim algum sentido que desconhecemos a princípio. Além disso, a história de vida de cada um e as interações com determinados aspectos da realidade nos fazem reagir de modo diverso em determinado contexto, além de diferentes pessoas poderem agir de modo distinto sob circunstâncias semelhantes.
No caso da mudança de comportamento na situação acima, há pessoas que sob controle da "pouca luminosidade" sentem maior insegurança e emitem determinados sintomas como os descritos por ti (nervosismo, medo) e passam a fantasiar e reagir a determinados eventos que não estão presentes no ambiente físico ou de contato imediato.
Por que isso acontece? A resposta muito provavelmente está no histórico de vida daquela pessoa que a fez reagir diferencialmente sob controle de uma maior ou menor luminosidade, do dia e da noite, etc.
Não podemos aqui nesse aspecto cometer uma generalização, afinal, isso pode ser decorrente de várias e várias coisas - desde uma violência sofrida ou presenciada em alguma parte de sua vida sob condições semelhantes; um histórico de situações estimuladas pelos pais para evitar determinados comportamentos ou para fazer a criança dormir cedo envolvendo criaturas terríveis ou coisas do tipo, enfim, são apenas dois exemplos aleatórios.
OZARO escreveu: Nisso a pessoa começa a imaginar coisas e começa a ficar apreensiva, qualquer barulho que ouve ja da aquela reação de panico e nisso começa a achar que esta vendo assombrações, fantasmas essas coisas, como quando alguém acha que viu um vulto mas na verdade era a própria sobra o acompanhando por conta do movimento do próprio, mas enquanto a pessoa ta com aquilo na cabeça ela não consegue perceber esses tipos de coisas e nisso acha que vivenciou um acontecimento "sobrenatural".
É como o
@Itachi Uchiha mencionou. Esse comportamento pode ser habitualmente classificado como paranoico que pode envolver determinados tipos de alucinação visual, auditiva, entre outras e/ou eventos delirantes como ver a própria sombra e atribuir a isso causas fantasiosas. Só que essa classificação também é contextual. A paranoia é um quadro que envolve uma espécie de sentimento de perseguição, medo contínuo de agressão, vigília constante, entre outros aspectos os quais não vou adentrar.
Mas, como pontuei antes, o comportamento começou a ser emitido fruto de uma história anterior de relações com o mundo físico e humano que resultaram nesta postura defensiva diante das condições apresentadas - não deixa de ser uma forma de autodefesa, colocando o organismo em alerta quando o ambiente possui pouca iluminação e pode apresentar determinados perigos - a questão é se tem base real ou imaginária.
Todo ser humano pode emitir determinadas respostas encontradas em transtornos psicológicos e psiquiátricos, a diferença está no nível em que estas acontecem em sua vida de acordo com a frequência, duração e intensidade.
Portar-me vigilante diante do escuro ou vez ou outra ter uma ilusão perceptiva, crer em algo sobrenatural, enfim, não fazem de mim alguém paranoico ou que necessite de assistência profissional dentro de certos limites.
Por isso, cada caso também deve ser analisado de modo específico.
OZARO escreveu: Por que voces acham que nós temos tanto medo de coisas patéticas como mortos, que não podem fazer nada a ninguém?
Como eu disse, a história particular de relação com o mundo que cada um desenvolve é que vai marcar essas diferenças. O que é patético para você pode ser extremamente real e plausível para outra pessoa.
Isso fica claro no plano das crenças diversas e na argumentação científica. Somos criados em diferentes contextos, nos relacionamos com diferentes pessoas que também têm contato com vários outros aspectos da realidade e nessa complexidade imensa de interações formamos os nossos sentidos de 'realidade'.
OZARO escreveu: Voces ja passaram por coisas desse tipo como ver "assombrações"?
Voce acredita nesse tipo de coisa?
Se sim por que? O que te leva a crer que possa existir coisas sobrenaturais?
Contem suas experiencias com esse tipo de coisa:
É isso, comentem.
Eu tive uma vez uma espécie de alucinação visual, mas, logo me dei conta de que estava bastante sonolento na hora e que aquilo não era um evento físico real.
Eu estava dormindo e abri os olhos rapidamente durante a madrugada e vi o rosto de uma antiga namorada que dormia ao meu lado se transformando numa velha horrenda, com o rosto como se estivesse derretendo. Na hora, me senti muito mal e tive mesmo muito medo - meu coração acelerou muito, meus pensamentos ficaram turvos, comecei a suar frio, mas, fui me acalmando aos poucos e entendendo que aquilo era uma ilusão que logo passaria.
Foi um pouco assustador, confesso.
Sobre crer em coisas sobrenaturais, não acredito em almas influenciando na realidade material, mas, creio na transcendência e em Deus.