Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionMedo sem motivos EmptyMedo sem motivos

more_horiz
Ae pessoal beleza

Uma coisa que nos percebemos em nós mesmo (no ser humano) é que temos MUITO medo de coisas sem sentido, por exemplo: a pessoa vai se mudar numa casa antiga e fica sabendo que alguém morreu la, enquanto é de dia a pessoa ta nem ai pra isso, mas quando chega a noite por algum motivo automaticamente a pessoa começa a ficar nervosa e com medo.

Nisso a pessoa começa a imaginar coisas e começa a ficar apreensiva, qualquer barulho que ouve ja da aquela reação de panico e nisso começa a achar que esta vendo assombrações, fantasmas essas coisas, como quando alguém acha que viu um vulto mas na verdade era a própria sobra o acompanhando por conta do movimento do próprio, mas enquanto a pessoa ta com aquilo na cabeça ela não consegue perceber esses tipos de coisas e nisso acha que vivenciou um acontecimento "sobrenatural".

Então:

Voces concordam com isso que eu disse?

Por que voces acham que nós temos tanto medo de coisas patéticas como mortos, que não podem fazer nada a ninguém?

Voces ja passaram por coisas desse tipo como ver "assombrações"?

Voce acredita nesse tipo de coisa?

Se sim por que? O que te leva a crer que possa existir coisas sobrenaturais?

Contem suas experiencias com esse tipo de coisa:

É isso, comentem.

descriptionMedo sem motivos EmptyRe: Medo sem motivos

more_horiz
Alguém com conhecimento mais a fundo sobre psicologia pode responder melhor, mas esse tipo de coisa pode ser associada à paranoia, mas não ser necessariamente uma patologia. Recentemente li um estudo sobre assassinatos em massa, sendo que muitos dos que cometeram o ato, foram por algum tipo de vingança, por um próprio fracasso, um acesso de raiva ou semelhantes. No estudo, foi apresentado que na grande maioria dos casos, os autores não sofriam necessariamente de patologias psicológicas, eram socialmente ativos, mas se excederam de alguma forma e por algum motivo. No caso do tópico, podemos associar a questão cultural ao nosso medo, logo, mesmo que lembre-se da paranoia, não é consequência de um distúrbio psicológico.

Bom, nesse caso, posso dizer que é algo comum e que pode ser facilmente justificável, basta analisar a cultura. Posso ter a mesma consciência de que não há nada, mas por uma razão mística, meu subconsciente ainda desconfiará e trará mal estar. Isso porque é uma questão que meche justamente com um dos maiores questionamentos humanos: A morte. Há religião com fundamento no pós-morte, há teoria, há acima de tudo o mistério. Há inclusive um conto muito interessante de Edgar Allan Poe, chamado "Os fatos que envolveram o caso de Mr. Valdemar", sobre hipnose e pode motivar muito dos pensamentos de que a morte dá uma continuidade ou não.

Como já especificado, dentro do âmbito cultural, há uma noção de espiritualidade que pode ser vista como correta ou não. Religiões em especial possuem o papel de fundamentar o sentimento da fé, em muitas vezes fazê-lo compreensível. Logo, uma aproximação com a religião ou cultura específica poderá condicionar seus pensamentos a crer ou não, como também, mesmo sem uma grande proximidade, pode levar a um incomodo ou duvida sobre a situação. Afinal, entender sobre fé é quase como um tiro no pé.

Em particular, me encaixo num grupo de pessoas que quis deixar exposto acima. Não sou próximo de religiões, no entanto já tive contato com muitas, seja participando ou apenas em pesquisa, e ao mesmo tempo me sinto incomodado e certas vezes com medo de determinadas situações. É inevitável, porque é uma duvida que eu não sei responder, porque não é tangível. Talvez seja a minha fé, talvez seja tolice, como você expôs, mas na realidade, nada dá pra se afirmar com certeza. Mesmo que se seja lógico...

more_horiz
A humanidade se agarra na fé justamente por temer a morte, e por temer a morte nós sempre imaginamos um perigo ou criamos uma ameaça em nossas mentes, mesmo que essa ameaça seja algo mitológico ou seja mesmo que algo seja impossível de acontecer ou existir nós a tememos, e isso que eu nunca consegui entender.

A pessoa pode ser religiosa, ter fé, mas mesmo assim elas tem medo do desconhecido e do imaginário, e se pensar bem isso poderia ser considerada uma loucura por parte do ser humano, por que não é algo lógico.

Por isso eu criei o tópico, por que eu não entendo o por que dessa paranoia que os seres humanos tem, mesmo sendo algo que é meio impossível de ser explicado é bom ver as experiencias que as pessoas vivenciaram sobre tal assunto por que assim podemos "compleender" melhor essas atitudes do ser humano.

E também o medo do desconhecido é só uma das loucuras e incoerências do ser humano, pois afirmam que não sofrem desse problema, mas quando são postos a prova agem de maneira completamente diferente do que afirmam.

Vamos ver se podemos compreender mais sobre tal assunto.

more_horiz
OZARO escreveu:
Ae pessoal beleza

Uma coisa que nos percebemos em nós mesmo (no ser humano) é que temos MUITO medo de coisas sem sentido, por exemplo: a pessoa vai se mudar numa casa antiga e fica sabendo que alguém morreu la, enquanto é de dia a pessoa ta nem ai pra isso, mas quando chega a noite por algum motivo automaticamente a pessoa começa a ficar nervosa e com medo.

Primeiramente, o conceito de "sentido" é particular. Não existe algo "sem sentido" e sim algum sentido que desconhecemos a princípio. Além disso, a história de vida de cada um e as interações com determinados aspectos da realidade nos fazem reagir de modo diverso em determinado contexto, além de diferentes pessoas poderem agir de modo distinto sob circunstâncias semelhantes.

No caso da mudança de comportamento na situação acima, há pessoas que sob controle da "pouca luminosidade" sentem maior insegurança e emitem determinados sintomas como os descritos por ti (nervosismo, medo) e passam a fantasiar e reagir a determinados eventos que não estão presentes no ambiente físico ou de contato imediato.

Por que isso acontece? A resposta muito provavelmente está no histórico de vida daquela pessoa que a fez reagir diferencialmente sob controle de uma maior ou menor luminosidade, do dia e da noite, etc.

Não podemos aqui nesse aspecto cometer uma generalização, afinal, isso pode ser decorrente de várias e várias coisas - desde uma violência sofrida ou presenciada em alguma parte de sua vida sob condições semelhantes; um histórico de situações estimuladas pelos pais para evitar determinados comportamentos ou para fazer a criança dormir cedo envolvendo criaturas terríveis ou coisas do tipo, enfim, são apenas dois exemplos aleatórios.

OZARO escreveu:
Nisso a pessoa começa a imaginar coisas e começa a ficar apreensiva, qualquer barulho que ouve ja da aquela reação de panico e nisso começa a achar que esta vendo assombrações, fantasmas essas coisas, como quando alguém acha que viu um vulto mas na verdade era a própria sobra o acompanhando por conta do movimento do próprio, mas enquanto a pessoa ta com aquilo na cabeça ela não consegue perceber esses tipos de coisas e nisso acha que vivenciou um acontecimento "sobrenatural".

É como o @Itachi Uchiha mencionou. Esse comportamento pode ser habitualmente classificado como paranoico que pode envolver determinados tipos de alucinação visual, auditiva, entre outras e/ou eventos delirantes como ver a própria sombra e atribuir a isso causas fantasiosas. Só que essa classificação também é contextual. A paranoia é um quadro que envolve uma espécie de sentimento de perseguição, medo contínuo de agressão, vigília constante, entre outros aspectos os quais não vou adentrar.

Mas, como pontuei antes, o comportamento começou a ser emitido fruto de uma história anterior de relações com o mundo físico e humano que resultaram nesta postura defensiva diante das condições apresentadas - não deixa de ser uma forma de autodefesa, colocando o organismo em alerta quando o ambiente possui pouca iluminação e pode apresentar determinados perigos - a questão é se tem base real ou imaginária.

Todo ser humano pode emitir determinadas respostas encontradas em transtornos psicológicos e psiquiátricos, a diferença está no nível em que estas acontecem em sua vida de acordo com a frequência, duração e intensidade.

Portar-me vigilante diante do escuro ou vez ou outra ter uma ilusão perceptiva, crer em algo sobrenatural, enfim, não fazem de mim alguém paranoico ou que necessite de assistência profissional dentro de certos limites.

Por isso, cada caso também deve ser analisado de modo específico.

OZARO escreveu:
Por que voces acham que nós temos tanto medo de coisas patéticas como mortos, que não podem fazer nada a ninguém?

Como eu disse, a história particular de relação com o mundo que cada um desenvolve é que vai marcar essas diferenças. O que é patético para você pode ser extremamente real e plausível para outra pessoa.

Isso fica claro no plano das crenças diversas e na argumentação científica. Somos criados em diferentes contextos, nos relacionamos com diferentes pessoas que também têm contato com vários outros aspectos da realidade e nessa complexidade imensa de interações formamos os nossos sentidos de 'realidade'.

OZARO escreveu:
Voces ja passaram por coisas desse tipo como ver "assombrações"?

Voce acredita nesse tipo de coisa?

Se sim por que? O que te leva a crer que possa existir coisas sobrenaturais?

Contem suas experiencias com esse tipo de coisa:

É isso, comentem.

Eu tive uma vez uma espécie de alucinação visual, mas, logo me dei conta de que estava bastante sonolento na hora e que aquilo não era um evento físico real.

Eu estava dormindo e abri os olhos rapidamente durante a madrugada e vi o rosto de uma antiga namorada que dormia ao meu lado se transformando numa velha horrenda, com o rosto como se estivesse derretendo. Na hora, me senti muito mal e tive mesmo muito medo - meu coração acelerou muito, meus pensamentos ficaram turvos, comecei a suar frio, mas, fui me acalmando aos poucos e entendendo que aquilo era uma ilusão que logo passaria.

Foi um pouco assustador, confesso.

Sobre crer em coisas sobrenaturais, não acredito em almas influenciando na realidade material, mas, creio na transcendência e em Deus.

more_horiz
@Urahara concordo, mas o motivo que me faz ter certas duvidas são muitos.

Digamos que uma pessoa esta assistindo um filme de ficção, ela assiste consciente de que aquilo que aparece no filme são coisas mitológicas/surreais por tanto ela não ira crer em nada do que aparece nesse filme, por estar consciente que aquilo "não existe".

Mas e quando uma pessoa assiste um filme de terror? a pessoa leva susto durante o filme e fica ansiosa no decorrer do mesmo, até aqui normal.

Mas quando o filme acaba mesmo a pessoa tendo consciência de que aquilo não existe e que é impossível de acontecer a pessoa não consegue se convencer disso no meio da noite, mesmo ela sabendo que aquilo não passa de um personagem ela fica apreensiva e alerta, como se estive-se se preparando pra ver algo surreal.São esses tipos de coisa que me deixa curioso, a pessoa ficar ansiosa durante o filme é normal, mas continuar tendo medo depois do filme mesmo sabendo que é impossível é estranho, eu sei disso por experiencia própria, isso acontece comigo direto.

Muitas pessoas creem em coisas sobrenaturais, mas mesmo que exista o que faz o ser humano pensar que essas coisas podem lhe prejudicar ou representar uma ameaça a vida? e por esses tipos de coisas surgem varia lendas, e com o passar das décadas o medo do ser humano com o desconhecido só aumenta.

Eu acho que deveríamos ser mais lógicos quando se trata desse assunto, por que muitas vezes por ingenuidade ou por trauma a pessoa pode acabar tendo problemas cardíacos, tendo pesadelos, ou ao presenciar algo que ela acredite ser sobrenatural, mesmo que não seja. Isso é algo que eu realmente difícil de compreender no ser humano.

more_horiz
Esse medo na maioria das vezes são traumas. Quando criança, a pessoa está acostumada com coisas bonitinhas. Se vê algo feio/diferente, fica assustado, com medo, acha que é um monstro que pode atacá-la, enfim, isso se desenvolve com o tempo e se aplica às situações reais como assaltos, etc.

Se eu já passei por isso? Nada além de impressões... se acredito? Não desacredito, isso responde? Eu não duvido, mas não posso afirmar nada.

more_horiz
@Sasuke realmente o ser humano na infância vive no mundo da fantasia, e por ser muito ingenuo fica traumatizado facilmente.

Mas mesmo depois que crescemos e deixamos de ser ingênuos muitos desenvolve esses problemas mesmo sem ter passado por alguma situação traumática quando criança, a pessoa ter medo de perigo real é perfeitamente normal, o problema do ser humano é que ele sente e teme ameaças irreais.

Sim eu entendi, o ser humano se traumatiza tão facilmente com coisas mitológicas mesmo depois de passar a infância, eu acho que é por esse motivo também que ninguém tem uma opinião absoluta em sua mente sobre tal assunto, e quando se trata dum assunto deste gênero ninguém acredita ou deixa de acreditar, e isso é o que eu acho ainda mais curioso em nós.

more_horiz
Vou contar minha experiência pessoal, avisando que não li os post acima sem ser o tópico.

Eu sofro de crises de ansiedade por traumas que tive na infância. Mas não é nada ligado ao sobrenatural, mas sim perdas que tive e que me abalam até hoje. E por causas desses traumas tenho crises de ansiedade, e ela por si só já nos deixa com medo, algo que não há como controlar. E sim, por causa desses medos eu já tive visões "sobrenaturais" dais quais me deixaram pior. Esses medos geralmente são ligados a desastres e eu começo a ter pensamentos sem meu controle, ou seja, penso coisas que me deixam mais preocupado ainda.

A única maneira que arranjei pra conter isso às vezes é ir na academia. Mas, não dá pra ir na academia a noite, então... fode. :fem:
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos