Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionDuvida sobre gramatica. EmptyDuvida sobre gramatica.

more_horiz
Já que aqui são assuntos gerais, lá vai:

É errado por o artigo "o" ou "a" na frente do nome de alguém quando nos referimos a ela pela terceira pessoa?
Ex: "A" juliana viajou; a casa "da"(de+a) Juliana está bagunçada.
Ao invés de: Juliana viajou; a casa de juliana está bagunçada.

descriptionDuvida sobre gramatica. EmptyRe: Duvida sobre gramatica.

more_horiz
Não, não é errado, porém, eu não escreveria da forma que você escreveu. Eu optaria por escrever: "A Juliana viajou e sua casa está bagunçada" ao invés de: "A Juliana viajou; a casa da/de Juliana está bagunçada".

Você pode usar também o "dela", como por exemplo: "A Juliana viajou e a casa dela está bagunçada". Pode usar também a palavra "mesma", assim: "A Juliana viajou e a casa da mesma está bagunçada".

Eu não sei se é de fato errado, algo incorreto, mas se puder não escreva assim numa redação, como eu disse, é preferível usar o "e a casa dela", "e sua casa" ou ainda "a casa da mesma".

more_horiz
Sasuke, eu escrevi assim para enfatizar as formas do pronome possessivo de e da.

Mas a questão que eu quis abordar é sobre o artigo na frente do nome. Eu observo em outros idiomas que isso não acontece, por exemplo no inglês, se você for se referir a alguém que se chama Kate, você fala só Kate, e não The Kate. E também no verbo amar, se diz: I Love Kate, e não I Love The Kate.
Ou no espanhol, se você se referir a alguém que se chama Maria, você só fala Maria, e não la Maria.

E usar a palavra "mesma ou mesmo" para substituir o nome ou o pronome é errado, pelo menos foi oque eu li num site.

more_horiz
Inton escreveu:
Sasuke, eu escrevi assim para enfatizar as formas do pronome possessivo de e da.

Mas a questão que eu quis abordar é sobre o artigo na frente do nome. Eu observo em outros idiomas que isso não acontece, por exemplo no inglês, se você for se referir a alguém que se chama Kate, você fala só Kate, e não The Kate. E também no verbo amar, se diz: I Love Kate, e não I Love The Kate.
Ou no espanhol, se você se referir a alguém que se chama Maria, você só fala Maria, e não la Maria.

E usar a palavra "mesma ou mesmo" para substituir o nome ou o pronome é errado, pelo menos foi oque eu li num site.

Bom, você disse que se referiu à Juliana sendo que ela era a 3ª pessoa, sendo assim é perfeitamente normal e até mesmo recomendável considerando que nossa língua está cada vez mais moderna usar o artigo antes, mas ambas estão corretas, não existe uma diferença de formalidade entre as formas de escrever.

Exemplo: "Eu vou à casa da Juliana. A Juliana está brava". Claro que eu não escreveria dessa forma como expliquei no post anterior, mas enfim.

Se você escrever como escrevi acima ou então escrever: "Eu vou à cada de Juliana. Juliana está brava" estará correto do mesmo jeito, a diferença é que um é mais usado do que outro, é mais popular, quase todo mundo usa o artigo antes de citar a 3ª pessoa.

Lá nos Estados Unidos, bom, as regras são diferentes. Ninguém fala: "The car of the Inton" ou então "The car of Inton", que seria "O carro do Inton", eles falam "Inton car's" que tem o mesmo significado. O uso do artigo lá não é tão comum, já aqui é, como eu disse quase todos usam.

É também algo de cada região do país. No norte e nordeste se fala: "O cabelo de Maria", aqui em São Paulo (sudeste/sul do país em geral) quase nunca se usa isto, usa-se mais "O cabelo da Maria".

Enfim, ambos estão corretos, vai da sua escolha preceder a 3ª pessoa por um artigo. ;)

Sobre o uso do "mesmo" e "mesma", acho que essa informação está errada. Sempre usei em redações e nunca me chamaram a atenção por isto.

more_horiz
Eu ainda não estou totalmente por dentro das mudanças que ocorreram na última reforma ortográfica, mas até onde eu sei...

No Brasil, a regra geral é de que artigos diante de nomes próprios é de uso facultativo (geralmente, o uso representa um certo grau de intimidade com a pessoa referida). No entanto, a gente sabe que toda regra possui suas exceções e neste caso, não sei quantas existem, mas pessoas famosas é uma delas.

Nos EUA, é gramaticalmente incorreto usar o artigo THE diante de nomes próprios. Necessariamente, isso não interfere na linguagem/língua dos outros países. "Cada país possuí sua língua e cada língua possui suas regras"

Tratando-se de um tópico sobre gramática, gostaria também de apontar que existe diferença no emprego de "Em vez - Ao invés".

- Ao invés - É usado SOMENTE em conteúdo oposto... Ao invés de entrar, ela saiu... Ao invés de acordar, dormiu.

- Em vez - É usado na situação anterior e/ou quando significar "No lugar"... Em vez (No Lugar) de estudar, ela foi ao show
Na dúvida, usem sempre "Em Vez" que é à prova de erros.

Também destacar que no inglês, ('s - posse) segue o nome do possuidor - Inton's car.

more_horiz
S2ara escreveu:
Também destacar que no inglês, ('s - posse) segue o nome do possuidor - Inton's car.

Verdade, eu acabei trocando e coloquei o "s" em "car".
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos