Oras, o Enton é uma natureza de chakra e ao mesmo tempo uma Kekkei Genkai assim como o Mokuton.
E não, o Enton não é apenas uma manipulação do Amaterasu. Amaterasu é um JUTSU, Enton é uma NATUREZA DE CHAKRA. Muitos dizem que o Enton é uma habilidade e alguns chegam a dizer que é uma técnica, mas o Sasuke só consegue moldar as chamas negras livremente por possuir a natureza de chakra das mesmas.
Usuários do Katon por exemplo podem moldar o Katon em uma bola, em dragões, em paredões, etc, pois possuem a natureza do chakra, já o Amaterasu é uma técnica, é apenas um tiro de chamas negras. Eu sei que você vai me perguntar: "Ah, então Itachi tem o Enton também" - é, mas aí já é com o Kishimoto e as ervas dele.
Sobre o Onmyōton, eu acho que o que você falou não tem muita coisa a ver com ele ter usado, só a parte do Senjutsu já que Senjutsu anula Onmyōton (precisa ser um bom, é óbvio). Anular Ninjutsus requer contato com o Onmyōton, Sasuke não tinha um corpo, cajado ou qualquer outro tipo de "modo defensivo" feito de Onmyōton.
Então dizer: "Ah, ele não anulava Ninjutsus" não diz nada. Onmyōton anula Onmyōton, Senjutsu anula Onmyōton, eu não vi Sasuke usar Senjutsu. Fica esse ponto de interrogação na minha cabeça. Eu sinceramente acho que o chakra puro do Hagoromo não seja capaz de passar pelo Onmyōton.
Claro que não estou falando que o Sasuke tem o Onmyōton, até mesmo porque não tenho provas e nem no databook, mangá ou Wiki Naruto tem, só estou dizendo que as únicas coisas que passam pelo Onmyōton é o próprio Onmyōton ou Senjutsu, e não vimos Sasuke usar Senjutsu.
Das duas uma: ou Sasuke usou ali o Onmyōton ou o Rikudō passou uma quantia de chakra Sennin baixa ao Sasuke para pelo menos surtir efeito no Madara.
Enfim, Sasuke tem 7 naturezas de chakra e o chakra do Rikudō que se assemelha ao Onmyōton/Senjutsu, mas eu não descarto a hipótese daquilo ter sido Onmyōton.
O Amaterasu é sim um Katon,mas é um mais poderoso que o normal.
Não tem explicação pro Amaterasu ser algum elemento desconhecido.Pelo mostrado ele é um Katon sim.
E o Enton é o que?é manipulação do Amaterasu,o que de diferente ele tem do Amaterasu?
é apenas manipulação,e nem tem motivo pra ser alguma Kekkei Genkai.
Ué,se ele tivesse o Omnyouton,apenas com o Chakra dele ele anulava Ninjutsus.
No mangá em momento algum foi falado sobre Sasuke ter Omnyouton,ou pelo menos alguma ideia dele ter.
Já vi teorias sobre o Chakra do Hagoromo ser puro Senjutsu e por isso funcionou.Mas não acho que seja isso.
a explicação é a que eu dei.Sasuke disse que Chakra do Rikudou afeta as sombras do Rinbo.
E o que o Naruto usou naquele momento pra atacar ela foi justamente as Gudoudamas,que tem Chakra do Rikudou,e o Omnyouton
E o Madara,tem o Chakra do Rikudou,ou seja,o Chakra do Rikudou também funciona em quem tem o Chakra do Rikudou,ou quem anula Ninjutsus.
Não acho que ele tenha Omnyouton,eu expliquei isso,porque segundo o Uchiha Power era isso que estava no Databook,mas eu disse o porque de estar assim e que não é bem como vocês pensaram.
é o que eu acho.