Já ouviram falar naquele termo: “Corpo e mente”? Pois bem, algumas doenças ou traumas psicológicos podem sim afetar a parte tangível do ser humano (corpo e seus componentes). Não é como alguns pensam: "Ah, caiu no Tsukuyomi e o cérebro vai sofrer cortes", etc.
Nós só pensamos e raciocinamos graças ao cérebro. Uma parte é dedicada à memória, outra à fala, etc, TUDO é graças ao cérebro, tanto que um hospital só pode dar alguém como falecido quando não há mais atividade cerebral. Se o dano mental for grande, ele pode sim afetar os neurônios, aliás, todo dano mental afeta os neurônios. A maconha por exemplo, por que vocês acham que a pessoa fica vendo coisas, fica com reflexos lentos e etc quando a fuma? Pois afeta os neurônios (e outras coisinhas a mais).
O mesmo vale pro contrário. Quando um doente mental vai ao psiquiatra, o doutor dá medicamentos (esses tangíveis, físicos, possuem matéria) para afetar de forma positiva os neurônios (que também são tangíveis, físicos, são matéria). Então sim, curando os neurônios é possível amenizar os traumas psicológicos das vítimas.
O problema é que o Tsukuyomi deixa sequelas e até mesmo mata de tão poderoso, por isso ele é tão foda.
Mas não, traumas psicológicos não causam danos como cortes, escoriações, etc, o que ele causa é uma alteração nos neurônios, algo que também é dano físico.