Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Justiça com as próprias mãos

+12
Horak
gui 14
K
Itachi Uchiha
Nyu
OZARO
Ninja de Konoha
mangeyo sharingan eterno
Paul
TrickzZz
Angel Of Death
Stuart
16 participantes

descriptionJustiça com as próprias mãos EmptyJustiça com as próprias mãos

more_horiz
Qual a sua opinião sobre isso? É a favor, contra? Comente.

descriptionJustiça com as próprias mãos EmptyRe: Justiça com as próprias mãos

more_horiz
Se alguém aqui disser que é a favor, recomendo que procure ajuda profissional. :fera:

É evidente que sou contra. Justiça não tem nada a ver com sofrimento físico ou vingança. Sua função não é satisfazer os anseios das vítimas ou dos parentes e amigos da mesma, e sim trabalhar em prol da manutenção da ordem. Sei que na hora em que algo assim acontece com a gente, nós desejamos rigor e punições em níveis medievais para que possamos nos sentir vingados, mas é justamente para evitar os posicionamentos excessivamente emotivos que o papel de julgar e punir não fica nas mãos de qualquer Datena da vida.

more_horiz
Amigo, você está se contradizendo, como você pode fazer justiça pelas suas próprias mãos? Isso obviamente não existe, isso se chama de vingança, porque justiça é algo completamente diferente.

Enfim, é óbvio que sou completamente contra isso, nós como seres civilizados (pelo menos é assim que eu gosto de pensar), possuímos um sistema de segurança e um sistema prisional, dai existirem tribunais, policias e prisões, para precisamente não acontecer isso de ''justiça com as próprias mãos''.

more_horiz
Antes de tudo, gostaria de dizer que também sou contra e que só criei o tópico para saber a opinião do pessoal do fórum, pois um dos meus professores abordou esse assunto na escola e tivemos uma discussão bem saudável e positiva. Pelo menos no meu Facebook, há pessoas que são a favor e o principal argumento delas é dizer que "somos" contra porque nunca sentimos isso na pele. Para falar bem a verdade, as opiniões das pessoas que nunca sentiram isso na pele, são as mais imparciais, pois elas buscam apenas a justiça e não são afetadas pois coisas externas. É revoltante ler notícias de estupradores, mas temos que ser imparciais e buscarmos a justiça, e não a vingança, como bem citado acima.

more_horiz
bom, Justiça com as próprias mãos é mais usada quando a população ve q o estado está inerte e q a punição para o criminoso é branda demais, não sou a favor mais da pra entender a revolta do povo, mas o exemplo da jovem de 18 anos q disse q o padrinho dela tinha a estrupado sendo q depois foi provado q era mentira, o povo matou ele pensando q era o certo a se fazer. Sou contra.

more_horiz
éuma longa discusao que especialmente hoje eu nao estou muito afim de debater(embora goste falar sobre isso)

é errado e temos que procurar outro meio,nao aconselho ninguem fazer isso,tento nao deixar ninguem que eu goste entre nesse caminho,mais eu partilamente(erradamente)faço isso,sim,eu sou uma pessoa muito vingativa,e sempre tento fazer tudo com minha propria mao,tipo se esta chuvendo na hora de ir a escola,eu geralmente prefiro nao ir,de que ser ajudado por outros(mesmo que amigos e familiares)a nao ser que eu tenha certeza que eles estao fazendo isso por pura vontade
agora eu adoro mesmo ajudar os outros

eu acho errado justiça com as proprias maos,espera,meio que depende,ontem vi no jornal que dois bandidos foram pego roubando de mao armada e a populaçao amarrou os dois,matou um pelado no porte e espancou o menor de idade

eu achei cruel,mais meio que certo pq entendo o lado da populaçao,se fosse eu no caso so espancaria os dois mais nao mataria nenhum,quem deu a vida foi Deus,quem tem direito de tirar so é ele

more_horiz
Se alguém aqui disser que é a favor, recomendo que procure ajuda profissional.

Não entendi a lógica desse comentário.

É da natureza do ser humano ser assim, é da natureza do ser humano querer justiça, ou mesmo vingança que não deixa de ser uma forma mais "selvagem" de querer justiça, querer retaliação pelo mal que nos fizeram é algo tão natural como ter sede por exemplo.

Isso é só nossa natureza, nós somos assim.

A maioria de nós se não fosse o medo de ir acabar na cadeia (ou talvez até de sermos castigados por Deus ou o que seja) e tivesse disponível os meios necessários não pensaria 2 vezes antes de acabar com a vida de qualquer inimigo nosso por exemplo.

Esse é o ser humano, queremos destruir quem quer nos destruir (mesmo que indiretamente).
Isso se chama instinto de preservação, precisamos sobreviver e se alguém nos ameaça é instinto natural queremos eliminar essa fonte de ameaça.

more_horiz
acho q alguem poder ter entendido errado o meu comentário o q eu quis dizer era se n tinha provas, mas por exemplo eu fui a municipio perto do meu, Sobral ce, e lá tinha pego um garoto de 17 anos q robou uma mulher ai a policia tava protegendo ele, mas n conseguia, ai o q eu fiz fui ajudar, quem, ora bolas, o pessoal tava tentando bater nele, e fiquei feliz de dar 3 cascudos pra ver se o cara aprendia, coisa de gente ruim uma pessoa roubar, tem q procurar ajudar é quem tem problema q e esses bandidos mas o cidadão de bem q ve um bandido tem q meter a sola só restar o coro. espero q tenham entendido minha opinião.

more_horiz
Digamos que alguém por pura desumanidade mate varias crianças do orfanato e sequestre o restante pra usa-los como refém pra fugir da policia os advertindo que caso a policia os siga ele iria matar as crianças, mas a policia não da ouvido e ele acabe matando as crianças e em seguida se entrega, no nosso pais não tem pena de morte nem perpetua, então sedo ou tarde ele iria voltar a ficar solto.

Caso isso acontece-se seria justo esse cara continuar vivo?

Muitas vezes a justiça de hoje em dia não é verdadeiramente justa.

Então sim eu sou a favor disso, por que eu não acredito na justiça de hoje em dia, e eu duvido muito que alguém acredite de verdade, não quando o estrago é com pessoas da nossa família ou com nós mesmos.

E isso pode ser considerado como justiça e vingança ao mesmo tempo.

more_horiz
A justiça tem vários modos de ser interpretada, um ótimo exemplo disso é o anime Death Note onde Kira e L ambos diferente como o vermelho e azul se dizem ser a justiça, e Kira faz a justiça com as próprias mãos, mas no final ficou aquela duvida de o que é justo?

Sou contra isso, quem e você para dizer o que é justo ou não, e o que for justo para você pode não ser para outros. para isso ja temos um sistema prisional, se ele é falho ou não ai já é outro assunto.

more_horiz
Bom, vou expor uma situação que poderia ter acontecido ontem na minha frente e eu não ficaria na inércia apenas olhando e se preciso, utilizaria de força.

Fui à um show que teve numa praça da cidade vizinha; Em comemoração ao dia do Rock inclusive. Um rapaz começou a assediar uma garota que estava ao meu lado. A "sorte" é que a garota estava acompanhada e o rapaz fora devidamente posto em seu lugar (sem agressões, ainda bem). Mas penso: se a situação tivesse saído do controle e o rapaz acabasse brigando, seja comigo (que não me envolvo em brigas, mas não aguentaria ver uma situação extrema sem fazer nada) ou com o acompanhante? Não aprovaria uma situação ainda mais extrema, como linchamento, mas a briga se justifica.

No entanto, uma coisa é certa: A justiça com às próprias mãos não é a melhor forma de se resolver um problema na sociedade, porque nela se incorporam valores emocionais adversos, que pode definhar a razão.

more_horiz
Apesar de nunca ter passado por uma determinada situação que incitava 'vingança', eu sou contra qualquer ato do gênero. A partir do momento que somos animais com raciocínio mais amplo e, por isso, não agimos potencialmente por determinismo, devemos julgar as consequências dos nossos atos; incluindo o que será justo ou não será justo, não necessariamente como um todo, até mesmo visões parciais possuem as suas coerências.

Matando uma pessoa por vingança ou agindo com tal, estaremos cometendo o mesmo erro por motivos opostos, mas estaremos cometendo o mesmo erro, além disso, fazendo com que o mesmo sentimento de raiva seja transmitido às pessoas que possuem uma ligação com o indivíduo, e em consequência da ação, você estará sendo punido, decepcionando e causando descontentamentos em seus amigos e familiares. Vinganças e infelicidades ocorreriam sucessivamente se não houvesse uma divisão, independente da efetividade.

Há outras situações hipotéticas que contornam uma vingança mais ''justa'' aos olhos dos benevolentes devido à falhas justiça, porém, em todos os casos, essa mesma falha poderá ocasionar em atitudes muito mais prejudiciais em caso de vingança, portanto, está longe de ser o mais adequado.

more_horiz
bom acho que o topico ficou muito ''vago'' em que situaçao seria isso e justiça ? acho que nao da pra comparar a pessoa cometer um roubo de alimento pq tava passando fome e uma outra que mata estupra sequestra e tal, cada caso é diferente e pra mim alguns casos cadeia nao resolve.

more_horiz
gui 14 escreveu:
bom acho que o topico ficou muito ''vago'' em que situaçao seria isso e justiça ? acho que nao da pra comparar a pessoa cometer um roubo de alimento pq tava passando fome e uma outra que mata estupra sequestra e tal, cada caso é diferente e pra mim alguns casos cadeia nao resolve.

Bem isso :fem:

Na minha opinião, sim e não. Varia de acordo com o ato em si... vamos falar de casos mais "intensos", acabei de ler uma notícia sobre jovens que estupraram uma deficiente mental e publicaram o vídeo na internet. Bom, eu estaria mentindo se falasse que os mesmos mereciam ser presos... acho que uma pena de morte cairia bem.

more_horiz
Eu não diria que sou à favor em certos casos, mas sim que é aceitável. Pois tem uma diferença entre roubar algo que você está necessitando, entre estuprar alguém, principalmente se a vítima for de menor. No primeiro caso, sou totalmente contra... Já no segundo, entendo perfeitamente a atitude do pai ou de qualquer parente próxima que faça isso -seja de espancar até matar.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos