Caso Naruto recusasse e Sasuke também, a melhor opção ao meu ver seria a
Sakura.Ela pode até não ter um intelecto nível Shikamaru, mas ainda sim possui o suficiente para administrar uma vila, ademais, ela possui poder suficiente para o cargo, ficaria equilibrada entre poder e intelecto, além do mais ela possui histórico, feitos e fama.
Vimos que ela se tornou importante o suficiente até para estar presente em uma reunião junto ao Hokage Naruto, Sasuke e os demais kages, se ela se tornou tão reconhecida fora da vila a ponto de estar presente em uma reunião assim, imagina dentro de Konohagakure.
Na novel ela é reconhecida como a médica mais forte de Konoha (Tsunade aposentada) além do mais se tornou alguém respeitada e vista como superior pelos demais aldeões, fundou e implantou a clínica da criança, que inclusive o sucesso foi tão grande que ultrapassou as fronteiras de Konoha e chegou a Sunagakure.
Shikamaru apesar de ter intelecto, lhe falta poder para proteger e peitar inimigos poderosos, não acho que ele precise necessariamente assumir o posto de Hokage, ele é muito mais útil como conselheiro, influenciando diretamente nas decisões e medidas que a vila deve tomar através do Hokage.
Konohamaru não sabemos, além de ser Jovem demais, não sabemos a extensão de seus poderes, ele se tornou Jounin, mas até mesmo entre os Jounins existem diferentes níveis.
Kakashi sem Sharingan e Kamui decaiu em poder, Tsunade está velha, não acho que ela tem condições de assumir tal cargo novamente.
Então a melhor opção ao meu ver nesse caso seria nomear
Sakura Uchiha como a Hachidaime Hokage.