Eu vejo como algo totalmente comum e compreensivo, dada a cultura do Japão ( apesar de não gostar e achar desnecessario).
Simples é tradicional no Japão que mulheres após o casamento tomem o sobrenome do marido, só não a fazem quando o sobrenome da familia da mulher é mais importante que a familia do marido e é a unica herdeira do sobrenome , ai se processe de duas formas.
Ambos mantem os seus sobrenomes de solteiros, e os filhos pegam o sobrenome ou da mãe ou do pai.
Ou o Marido pega o sobrenome da esposa, caso a familia dele não tenha tanto renome, e os filhos tem o sobrenome da mãe.
No caso da Kushina foi exatamente esse, ela é uma Uzumaki e o Minato é de um clã random, o clã Uzumaki estava praticamente destruido, então o Naruto herdou o sobrenome da mãe.
Sakura era de clã random, mais do que obvio ela adotar o sobrenome do Sasuke.
A maior mudança mesmo é a da Hinata, que eu esperava que assumisse o clã e mantivesse seu sobrenome, contudo ela mudou para Uzumaki, acredito eu que ela não é lider do clã e não deve ter quase ligação com o mesmo ( antes que os fãs histéricos delas venham falar algo, só um chute, posso estar errada.)
Pode não parecer grande coisa, mas é tradicional da cultura deles de que quando se casa sua família é a do seu sobrenome, essa troca de sobrenomes, principalmente a da Hinata, significa a força do núcleo familiar deles. Elas fazem parte da familia Uchiha e Uzumaki, são parte desses clãs e apesar de não serem geneticamente deles.