Só esclarecendo que o Youton da Mei não é lava, nunca foi lava, e nunca será lava, é ácido seja liquido seja gasoso, aquilo de lava foi erro do anime mesmo.
Kirito escreveu: A Mizukage pode barrar os Katons do Hiruzen
Exceto se Hiruzen combar Katon + Fuuton, nesse sentido nem o Suiton da Mei seria capaz de barrar um Katon do Hiruzen.
além de poder destruir qualquer defesa dele com Youton ou Futton
Agora isso é dificil de analisar, Enma seria destruido pelo Futton ou Youton, éeee eu não posso saber, agora se estiver falando de Doton eu até posso concordar.
A Terumi pode evitar o Taijutsu contra o Hiruzen usando o Futton + Kirigakure.
Hiruzen poderia dispersar a névoa fazendo Fuuton em larga escala(mesmo com o chackra dividido em 5 ele fez um Fuuton que quase encobriria algo do tamanho de um Bijuu).
Isto deixaria a visão do Sandaime prejudicada, assim como poderia dar graves problemas a ele e Enma.
Hiruzen é sensor, ele demonstra sua habilidade de sensoriamento ao sentir a composição elemental da Gugou Damas de Obito:
Hiruzen tambem usa habilidades sensitivas para encontrar Hashirama e Tobirama, mesmo estando cego.
A quem diz que ele farejou os Hokages usando a habilidade dos Inuzukas, oque não importa muito, o fato é que Hiruzen possui diversas habilidades sensitivas para encontra Mei.
O Fuuton do demonstrado por Hiruzen não é forte o suficiente para dispersar a névoa por inteira, ou seja, seria uma tentativa inútil de dispersar a névoa.
Hiruzen nunca demonstrou um Fuuton seu, ele apenas copiou as habilidades de Zetsu espiral.
O Fuuton copiado por Hiruzen foi interceptado na metade do caminho, oque seria algo comparavel a metade do Shinsuusenju de Zetsu.
Isso considerando apenas 1 kage bunshin usando Fuuton com o chackra dividido em 5, se considerarmos os 5 Kage bunshins usando Fuuton, seria equivalente a pelo menos a 2 Shinsuusenjus do Zetsu e metade de outro(considerando apenas a area atingida na metade do caminho).
Isso é mais do que o suficiente para dispersar o Kirigakure da Mei, aliás seria o suficiente inclusive para pegar a Mei em um temporal sem nenhuma chance de defesa para a mesma.
Em outra questão, o Sandaime poderia partir logo pros 5 Elementos, algo que eu não vejo acontecendo visto que o mesmo não possui conhecimento das habilidades de sua adversária, já Mei mesmo não possuindo conhecimento das habilidades do Sasuke usou logo o Futton para mata-lo.
Isso não tem absolutamente nada a ver, Hiruzen usa seus elementos quando bem desejar, se ele quiser finalizar a Mei rapidamente, ele usa os 5, se quiser estudar primeiro as habilidades da Mei, ele vai respondendo a altura dos ataques da Mei.
Se Mei usar Futton, Hiruzen usa Fuuton.
Se Mei usar Youton, Hiruzen usa Doton para desviar o fluxo.
Se Mei usar Suiton, Hiruzen usa Doton ou Suiton.
Se Mei vim no corpo a corpo, Hiruzen invoca o Enma e começa os ataques.
Do contrário...
Se Hiruzen usar Katon + Fuuton, Mei não tem respostas.
Se Hiruzen usar Fuuton + Katon + Raiton + Suiton + Doton, Mei não tem respostas.
Se Hiruzen usar o Shiki Fujin, Mei não tem respostas.
Isso ja prova como Hiruzen é um cara superior a Mei.