Percebi, relendo os poucos momentos de Sasuke e Naruto vs. Madara que o Uchiha estava tendo certas dificuldades contra o Naruto. Sabemos que ainda por cima chegaria o Sasuke.
O Naruto que atirou o Senpou Youton Rasenshuriken? Claro que ele teve dificuldades ali, o cara tava se regenerando e o Naruto já chegou atacando o cara com isso, e ainda aconteceu algo que o Madara não contava que era o Naruto ser capaz de sentir o Limbo.
O resultado ali não podia ser outro.
Então se Madara não tivesse absorvido a Shinju (o que ele fez e mesmo assim não tava conseguindo bater nos jovens herdeiros) ele seria surrado?
Não sei dizer o que aconteceria, não ficou claro o UP que Madara recebeu com o Shinju.
O que ficou bem claro foi que Naruto e Sasuke chegaram com habilidades novas e o Madara até entender o funcionamento delas necessariamente iria levar alguns ataques (O Ameno do Sasuke por exemplo sem conhecimento é certo que iria dar problemas).
Com o conhecimento que ele foi adquirindo é óbvio que a luta seria diferente se a luta se estendesse mais (mesmo sem o Shinju).
Foi uma maneira de Kishimoto dizer que Sasuke e Naruto não são apenas metades do Madara, como o Uchiha deu a entender com a frase: "eu tenho ambos os poderes"?
Assim como disse o Madara, pra mim tanto Sasuke quanto Naruto (no auge deles ali) nunca foram mais que 50% (cada um) dos poderes daquele Madara pós Shinju.
O "sufoco" que o Madara estava levando ali era pelo desconhecimento das novas habilidades deles.
Um pouco depois de ir em busca do Rinnegan (e levar de graça o ataque do Sasuke) Madara entendeu por exemplo o funcionamento do Ameno.
Madara entendeu que a certa distância o Sasuke deixaria por exemplo de representar algum problema sério.
Só que depois que Madara pegou o segundo Rinnegan (e ganha também o Sharinnegan) Madara fica superior aos dois lutando juntos.
O problema é que superestimam demais aquelas variações de Rasengans do Naruto e acham que ninguém pode lidar com aquilo (Nem um Jin do Juubi), mesmo Naruto enfrentando um cara mais inteligente e com mais chakra e poder do que ele (Madara).
Prova disso, é que mesmo depois de ter visto os poderes da dupla Madara fala claramente que iria matar os dois (depois de pegar o segundo Rinnegan) como se aquilo fosse ser uma brincadeira pra ele. E mesmo depois deles escaparem do M.T. Madara continua achando que vai lidar com eles sem problemas.
Evidente que vou levar isso que Madara falou a sério, pois pra dizer isso ele tinha naquele momento conhecimento tanto das próprias habilidades quanto as das dupla, e sendo um bom analitico ele sabia o que estava falando (Ele não seria doido de falar isso se ele fosse, por exemplo, apenas do nível do Naruto igual já vi gente falar por ai, lol).
Mas claro, isso tudo ia ficar ao gosto do Kishimoto, a dupla ia vencer com certeza (Kishimoto daria um jeito) mas se ele quisesse esse Madara Sharinnegan poderia ser colocado em um nível muito mais alto, Kishimoto poderia dar poderes novos pra esse Madara pelo Sharinnegan ou simplesmente explorar todo o potencial desse Madara, coisa que não aconteceu (Ao contrário de Naruto e Sasuke que foram muito bem explorados até o final do mangá).