Politicamente falando:
A esquerda tem sua base de sustentação no povo, na causa social e nas políticas públicas. O discurso de esquerda nasce junto ao povo, junto as camadas populares, próximo aqueles que sempre foram oprimidos e marginalizados social e economicamente pelas elites. Por conta disso, a esquerda se identifica mais com a democracia, ou seja, o poder popular; a escolha do povo.
A direita tem sua base de sustentação nas elites, nos interesses do grande capital financeiro internacional, no conservadorismo, no poder econômico, na alienação das massas. O discurso de direita nasce junto aos interesses do grande capital e das elites. A direita, por conta disso, se identifica mais com as oligarquias, as aristocracias e as plutocracias. Por isso a direita, em sua maioria, é avessa a democracia e a favor do golpismo.
O Brasil é uma república federativa e nosso sistema político se dar pelo presidencialismo republicano e pela democracia representativa. Portanto, o Brasil não corre risco algum de voltar a se transformar em uma ditadura, como aconteceu em 1964 com o golpe militar civil. A PRÓPRIA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA, que é a lei máxima do Brasil, diz claramente que somos uma república federativa e democrática, em que os três poderes republicanos são independentes e complementares.
É altamente ingênua e desinformada a pessoa que diz que o Brasil é governado por comunistas e que irá se transformar numa Cuba caso o PT continue a frente do Governo Federal. Estas pessoas que pensam assim ou que falam estas coisas deveriam estudar mais história e geografia brasileira.
Outra coisa, um governo ditatorial não é de esquerda, pois a esquerda prioriza a "causa social" e a democracia. Se fosse assim, a maioria dos países muçulmanos seriam de esquerda, pois a maioria deles são ditaduras.
Termino minha postagem com a frase do Papa Francisco:
"A desinformação é a mãe da ignorância."