Saint Seiya fora feito em atmosfera religiosa, sendo que os cavaleiros lutam por um Deus, da religião grega, e lutam contra deuses de outras religiões; Masami Kurumada somente tomou a religião grega e o budismo como base da história (hinduísmo, judaísmo e cristianismo são apenas citados, mas nenhum ser dessas religiões é personagem na série), mas obras não canônicas como spin-offs e fillers, tomaram seres de religiões romana, cristã, japonesa, hindu, asteca, nórdica, e deuses inventados (como Abel). Apesar da origem chinesa de Shiryu, nada da religião chinesa, taoísmo ou confucionismo é apresentado o mangá canônico (exceto se for o Sekishiki uma alusão).
Não se sabe se a religião dos cavaleiros é a majoritária aonde estes nasceram, mas sabe-se que eles creem nos deuses que protegem e sua religião e postura religiosa é simplesmente diferente e independente da crença nos deuses que são da série.
Religião Grega
A religião grega é a base dos personagens (como deuses e cavaleiros) em Saint Seiya, tendo em vista, outras coisas dessa cultura, como constelações e signos gregos, baseados em criaturas e heróis gregos que iriam aparecer pessoalmente (como Cérbero, Titãs e outros). Eventos como a Titanomaquia e depois a Gigantomaquia ocorrem e na ordem da religião grega. É que muitos podem ter tido nomes dados pela mãe em homenagem ao Deus ou a estrela de seu signo protetor.
Localidades como Campos Elíseos, Monte Olimpo e a relação da história com a Grécia, são baseados na religião grega.
Budismo
O Budismo é a religião de Shaka e seus Discípulos (Shaka tem vários no anime, incluindo Ávora e Shiva), suposta reencarnação de Buda. Shaka é tido como o cavaleiro mais próximo de Deus (e na dublagem, Deus envia Atena) apesar de não sabermos quem é esse Deus. Shunrei ora por Shiryu também a um Deus, apesar de não sabermos qual. Mas o que sabemos é que Buda não é um Deus.
Quase tudo sobre budismo tem relação com Shaka (ou outro Cavaleiro de Virgem). Veio do budismo a ideia de que existe um sexto sentido além dos 5 e, além do mais, deu a ideia de 9 consciências (consciência seria o sentido, pois ele nos dá consciência do que ocorre), que originou nos 9 sentidos originais da série (todos terminam em "shiki"). Os 108 espectros são referência aos 108 defeitos que Buda listou no ser humano. Também a respeito dos 108, foi Hakurei de Altar quem fez e Asmita de Virgem quem deu vida ao Rosário de 108 Contas. Flores de Lótus são vistas com Shaka também.
Por ser uma religião que já foi majoritária no Japão, o budismo tem muita ênfase no anime.
Religião japonesa
A primeira alusão provável, seria de Ikki (apesar de ateu no mangá) orar num cemitério com Shun, durante a batalha de Seiya com Misty.
Apesar de popular em animes, essa religião não tem ênfase em Saint Seiya.
Sekai, Meikai e Tenkai são mundos da religião japonesa. Diferente da religião grega, o Inferno não se chama Hades, mas sim, Meikai.
Hinduísmo
O único personagem hindu, seria Krishna de Chrysaor, que tem chackras hindus. No filme "Guerreiros do Armageddon", Lúcifer é citado com um ser também presente na religião hindu.
Religião Suméria
A principal ciência da religião suméria, a astrologia, é fortemente retratada em saint seiya, que tem o tema estelar (tanto que o protagonista domina a luz estelar [luz], além de que usam coisas de astronomia também), além de signos e estrelas os protegendo. A segunda referência, seria o Deus Apsu (babilônico), que aparece na obra não-canônica de Saint Seiya Omega.
Religião Chinesa
Aparece em Lost Canvas, na origem de Dohko, um dragão, coisa de origem chinesa e aparecem também os Taonias. Taonia pode ser referência ao deus Tao, do taoísmo.
O Sekishiki além de ser um aglomerado de estrelas na constelação de câncer, seria um mundo de transição dos mortos na religião chinesa, o motivo pelo qual Shiryu (chinês) é enviado pra lá.
Cristianismo
O cristianismo na obra canonica provavelmente tem como únicas referência, a palavra "pope" (papa, pois é o representate do Deus na Terra) e a palavra "saint" (santo, pois segue o Deus e é puro); além disso, Hyoga também é um personagem cristão (talvez sua mãe era, e seu pai, Mitsumasa Kido, não era), e possui uma Bíblia; suspeita-se que pelo menos a maioria dos cavaleiros (de acordo com locais de nascimento) não orientais são cristãos; no primeiro capítulo do mangá, um padre conta a turistas a respeito dos cavaleiros. Em obras não canônicas, vemos cristianismo pela primeira vez no filler "O Santo Guerreiro", em que o cavaleiro da constelação de Cruzeiro do Sul se chama "Christ" (falado "Kraisto" em japonês) que é "Cristo" em Inglês, clara referência ao símbolo cristão (a cruz, sendo que cruzeiro do sul é uma constelação criada por cristãos). Existe o filler "Os Guerreiros do Armageddon", onde o cristianismo de Hyoga é citado explicitamente e o vilão é Lúcifer, além de ter contato com anjos (seres, pelo senso comum de origem cristã, mas que vieram do zoroastrismo), que apareceriam em Prólogo do Céu e Kurumada usaria de referência pra por anjos em Next Dimension. Em Lost Canvas, provavelmente muitos personagens são cristãos, além de Alone pintar quadros numa Igreja Cristã. Igrejas e persoangens cristãos são muito populares em animes. O colégio em que Saori estuda em Saintia Sho é Católico.
Religião Nórdica
Apesar de nunca ser citada no mangá (só no capítulo de Hyoga, onde os Blue Warrios são guerreiros da mitologia nórdica,, e estes foram substituidos pelos God Warriors), é a original do anime mais citada. Ela apareceu pela primeira vez no filme "Grande Batalha dos Deuses", sendo a primeira religião diferente do mangá a aparecer no anime. Seres como Ygdrasil, e outros guerreiros deuses tem nomes dessa religião. A mais marcante obra baseada e construída em torno dessa religião, foi a Saga de Asgard, que apesar de um deus grego estar por trás de tudo, não é feita em cima da religião grega e é uma das apenas 3 (dando mais destaque a esta) sagas da série clássica animada.
Em alusão a Saga de Asgard, Soul of Gold foi feito também baseado nessa religião.
Religião Romana
É citada pela primeira vez em Saint Seiya Omega, já que o anime nunca se preocupou com ela por ser igual a grega e dar preferência a ela. Deuses como Marte, Pallas e Saturno aparecem em Saint Seiya Omega. Os deuses romanos na série, não equivalem aos gregos.
Religião Asteca
Os deuses Quetzalcóatl e Tezcalipoca aparecem no Gaiden de Kardia de Escorpião.
Judaísmo
A referência judaica no mangá são 3: a Bíblia cristã, o Muro das Lamentações e Rock, o cavaleiro de Golem.
Religião Egípcia
Alguns deuses do Panteão Egípcio (Rá, Anubis, Seth e Apófis) aparecem em Saint Seiya: Episode G.
Religião Irlandesa
Balor, Ethlinn e Lugh aparecem no Gaiden de Regulus de Leão.
Ficção religiosa
Abel é o único Deus genérico criado, feito especialmente pra um filme, apesar de muitos fãs pensarem ser de origem de conchas babilônicas.
Ateísmo
Ikki muitas vezes diz não acreditar em deuses.
Fonte: http://pt-br.saintseiya.wikia.com/wiki/Religi%C3%A3o_em_Saint_Seiya
http://pt-br.saintseiya.wikia.com/wiki/Categoria:Deuses
Última edição por Big Boss em 22/8/2015, 18:23, editado 1 vez(es)