Até que tom de cor uma pessoa é negra?Sempre tive essa duvida, porque eu sou "marrom" mas me considero negro. Meus pais chamam "moreno", mas moreno não é cor do cabelo?E uma pessoa "amarela" é considerada branca?
Inton escreveu:E uma pessoa "amarela" é considerada branca?
Sasuke escreveu:Mas por mais estranho que pareça, existem negros com um tom de pele bem próximo ao dessas crianças. O que os diferencia não é unicamente o tom de pele, apesar de ser o fator principal, mas coisas como os lábios, nariz, cabelo e etc.
Senju Felipe escreveu:Não.
O nome disso é etnia. A etnia negra é caracterizada por esses traços, mas o que determina a cor da pele de uma pessoa é nada mais nada menos (pasme ) que o tom da pele dela.
O povo indiano possui traços bem típicos inclusive pela pele pigmentada (e analisando apenas este aspecto, eu pessoalmente classificaria vários como negros enquanto outros com um tom de "meio termo").
InfoJovem escreveu:O conceito de raça está intimamente relacionado com o âmbito biológico, as diferenças de características físicas que fazem daquele grupo social um grupo particular. Pode-se compreender melhor o que se quer dizer quando fala-se de raça quando se atenta para asquestões de cor de pele, tipo de cabelo, conformação facial e cranial, ancestralidade e genética. O conceito de Etnia está relacionado ao âmbito da cultura, os modos de viver, costumes,afinidades lingüísticas de um determinado povo criam as condições de pertencimento naquela determinada etnia. Pode-se compreender melhor as questões étnicas a partir dos inúmerosexemplos que enchem a televisão de manchetes, como os eternos conflitos entre grupos étnicosno oriente médio que vivem em disputa política por territórios ou por questões religiosas.
E uma pessoa "amarela" é considerada branca? escreveu:
Senju Felipe escreveu:@Sasuke, acho que você sequer entendeu o que você próprio postou e o sentido do meu quote. rs
Você disse que as crianças indianas, que você usou de exemplo, por mais que tivessem tom de pele parecido a de pessoas que são classificadas como negras, não poderiam ser classificadas como tais pelo fato de não possuírem traços como nariz largo, lábios carnudos e feições típicas da raça negra.
E foi isso que eu refutei com o meu post. :HUM:
Você abordou traços raciais em um tópico que sequer pergunta sobre isso.
É tão equivocado quanto eu confundir a termologia de etnia com raça, não é mesmo? (coisa que por sinal nem acrescenta à discussão, mas você fez questão de enfiar no meio do tópico com esse seu segundo post). rs
Até porque, você deve saber que há pessoas com a pele negra e que não apresentam a maioria das características raciais em questão.
Trazer quote de site de internet não vai mudar isso.
:lua:
Sasuke escreveu:Sem estresse, jovem.
Eu disse que para a pessoa ser negra, não basta ter um tom de pelerelativamente(guarde esta palavra) escuro. Isso entratotalmenteno assunto do tópico, que por sinal foi colocado de forma bastante superficial, basta interpretar. Daí eu citei os outros aspectos fisiológicos.
E sim, eu sei que há pessoas com a pele escura que não têm tais traços.
Senju Felipe escreveu:[1] Negro, pois segundo você o tom de pele bem mais escuro, já denota isso independente de qualquer outro aspecto; ou seja, você dizendo o óbvio.
Senju Felipe escreveu:[2] Para muitos apenas morena "bronzeada"; para você apenas seria negra se tivesse traços raciais característicos, mas ela não os possui em sua totalidade e então como fica? Mesmo que você a considere como negra, como que você conseguiria explicar ao autor do tópico o seu ponto de vista se a moça da foto foge do seu exemplo (não tem tom de pele óbvio e nem traços faciais típicos)?
Foi isso que eu questionei: a sua inadequação ao usar um fator físico que não seja exclusivamente o tom de pele para caracterizá-lo.
Just and only.
Repito: o tom de pele não é o único, pode ser o principal, mas não é o único para definir a raça de alguém, a menos que seja óbvio demais.
Imagine duas pessoas com o tom de pele bem parecido, ambas mais escuras do que claras, mas nada óbvio, porém, uma com traços negros e outra não. Qual considerará negra?
Raça não se define unicamente pelo tom da pele, você pode achar inadequado, absurdo, errado, o que for, mas é assim.
Em outros não, não entendi o que tem de errado no que eu disse.