Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionRazão EmptyRazão

more_horiz
bom tava falando com um amigo meu e ele me mando uma questão aki sobre razão.

Pesquisei mto sobre razao vi videos e n cheguei a uma resposta.

Um tapete de forma retangular tem 24,4m de perimetro e a razao entre os lados é 3 para 1. Qual a medida dos lados?

Então oq fode eh q todo lugar q eu vou as razões estão 1/3 4/5 sempre um menor por um maior. Além de eu n conseguir aplicar isso.

Vlw desde já :XD:

descriptionRazão EmptyRe: Razão

more_horiz
Boa noite!

É uma questão bem simples, creio eu.

Um tapete de forma retangular tem 24,4m de perimetro e a razao entre os lados é 3 para 1. Qual a medida dos lados?

Primeiramente, vamos transformar o 2,4 Metros em Centímetros, facilitando, que tal?

2,4Metros = 240 Centímetros Ok?

Então temos que o lado maior do retângulo é três vezes maior que o lado menor. Certo? Portanto, podemos definir que (vou representar pela letra X os valores que não temos):

Lado menor: X 
Lado maior: 3X
Perímetro: 240 centímetros

Até aqui, tudo bem?

Bem, se nós sabemos que o perímetro é a soma dos lados, e que um retângulo tem 4 (quatro) lados, podemos resolver usando os dados que já temos. Afinal, nós sabemos que o retângulo tem dois lados menores, e dois lados maiores, correto?

Razão Retngu2

Ou seja, seria para melhor explicação, duas bases da que vemos, e duas alturas, correto?

E nós já não temos o valor do lado menor, e do lado maior? Portanto, basta usarmos:

X+X+3x+3x = 240 Centímetros

Tudo bem até aqui também? Até agora pegamos os dois lados menores do retângulo e somamos com os dois lados maiores dele, e sabemos que essa soma é igual ao perímetro, já que o perímetro é a soma dos lados, correto?

Então, continuando e resolvendo:

X+X+3x+3x = 240 Centímetros 

8X = 240 Cm

X = 240
          8

X = 30

Bem, sabemos que o lado menor tem 30 centímetros, correto? E sabemos que o lado maior é três vezes maior que o lado menor, correto? Então:

(Lado menor) X = 30 Cm 
(Lado maior) 3x = 90 Cm 

Pode somar tudo para conferir: 90+90+30+30 = 240 Centímetros, ou 2,4 Metros.

Se quiser apresentar a equação resolvida sem transformar, basta correr duas casas a vírgula, 30 = 0,3 e 90 = 0,9, dá no mesmo.

0,3+0,3+0,9+0,9 = 2,4

Enfim, espero ter ajudado.

descriptionRazão EmptyRe: Razão

more_horiz
A sim entendi obg. eu fiz certo entao :D
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos