A CPMF é a Contribuição Provisória sobre Movimentação ou Transmissão de Valores e de Créditos e Direitos de Natureza Financeira. A CPMF passou a vigorar em 23/01/97, mas foi extinta em 23/01/1999, tendo sido substituída pelo IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) até o restabelecimento em 17/06/1999. A CPMF era uma contribuição destinada especificamente ao custeio da saúde pública, da previdência social e do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza.
Eu sou favorável a CPMF, porém acredito que há outras formas mais eficazes e justas de se cobrar impostos, e uma delas seria a taxação das grandes fortunas, das grandes heranças e das grandes propriedades rurais (latifúndios). Eu sou totalmente favorável a tributação das grandes fortunas. Mas isto ainda não resolve o problema. Uma verdadeira reforma tributária será aquela em que quem tem mais paga mais e quem tem menos paga menos, ou seja, os ricos pagam mais impostos e os pobres pagam menos impostos. Eu sou favorável a esta reforma tributária porque eu não acho justo uma pessoa que recebe 15 salários mínimos pagar o mesmo imposto que uma pessoa que só recebe 1 salário mínimo.