Olha, eu acho justo considerar o anime, mangá, novel e filme, mas somente se tiver coerência...
Eu não gosto de considerar somente o mangá, pois minhas personagens favoritas são as mulheres, e o mangá é muito machista, a tal ponto que as mulheres são pouco exploradas em luta, e na maioria das vezes são tratadas como donzelas em perigo que tem que ser salvas pelos cavaleiros, isso eu detesto.
Já o anime, mangá e as novels, eles exploram muito melhor as Kunoichi em Ninjutsu, Taijutsu, Genjutsu, inteligência, estrategismo, agilidade, velocidade, força, energia, resistência e selos manuais, elas tem tudo aquilo que sabemos que elas tem capacidade de mostrar no mangá, mas que não tiveram a oportunidade pelo machismo do autor, claro, tem coisas absurdas, como a Karin usar Mordida Curativa mais de uma vez no dia, Hinata com Kage Bunshin no Jutsu e Hakkesho Kaiten, mas isso eu acho que podemos "descartar".
Vejamos... :
- Sakura tem mais técnicas médicas básicas que obviamente ela tem capacidade de mostrar no mangá, tem um Taijutsu mais qualificado, ela tem Genjutsu mais explorado em filme, ela mostra ser muito inteligente e estratégica, tem uma boa agilidade e velocidade, a força dela destrói parte de uma floresta, ela resiste a golpes poderosos, e faz um bom uso de selos manuais, ela é bem mais versátil.
- A Tenten mostrou conseguir invocar diversas armas e usá-las muito melhor, invocou uma defesa de metal, já fez técnicas capazes de criar uma chuva de armas sobre o inimigo, e até emnrulhar uma invocação em explosivos, ela mostra bom Taijutsu, consegue escapar de Genjutsu, é inteligente, estratégica, ágil, veloz, mostrou ter força para segurar objetos pesados, também tem uma boa resistência, até selos manuais ela usa bem, o único erro nela é ela invocar coisas como comida, escada, e Katon, Suiton, etc.
- A Ino mostrou conseguir burlar invisibilidade, consegue usar Shinranshin no Jutsu, tem uma boa velocidade, e mostrou melhores combinações com seu time, nada exagerado.
- A Hinata mostrou ter um bom conhecimento médico e ter Shosen Jutsu, tem Mizu Hari, mostrou um Taijutsu muito mais qualificado, tem um conhecimento amplo sobre Genjutsu, é inteligente, estratégica, ágil, veloz, forte, resistente e realizando selos manuais, como também tem técnicas desenvolvidas por ela mesma através de seu esforço, conseguindo criar defesas versáteis como Shugo Hakke Rokujuyon Sho.
Eu não vejo porquê deixar de considerar isso para as Kunoichis, não é nada exagerado, é tudo
muito óbvio, mas que o mangá não mostra pelo machismo.
Acho apenas que temos que saber o limite, saber o que tem coerência, podendo ser considerado, e o que é absurdo, tendo que ser descartado.