Mas cara, o comunismo é uma ideologia (?), enquanto as ditaduras militares foram acontecimentos históricos motivados pela Guerra Fria.
Não dá para comparar os dois
Eu vou comparar as ditaduras militares com os regimes socialistas, que foi o que eu acho que você quis dizer
Enfim, os regimes socialistas mataram, censuraram e estragaram (na verdade isso ainda ocorre) a vida de muito mais pessoas
Para começar, apesar de todo auê que as pessoas fazem com a ditadura no Brasil (eu não estou dizendo que é sem razão), ela foi a mais branda de todas as ditaduras da América Latina, sendo que basta comparar com a ditadura do Chile (Pinochet), que vemos um número de desaparecidos, torturados ou mortos bem maior do lado dos nossos conterrâneos.
E, mesmo assim, esse número não chega nem perto das atrocidades que ocorreram nos regimes socialistas. Somando tudo, o número de mortes chega a
94 milhões (dados não oficiais, mas estimados), enquanto foram quinhentas e poucas no Brasil
Na URSS, as pessoas morriam de fome, eram assassinadas como uma forma de proteger o regime, eram extremamente censuradas e manipuladas através da mídia.
Além disso, por causa do fracasso da economia planificada e por causa da enorme burocracia, as condições de vida das pessoas eram horríveis, sendo esse o principal motivo para o fim da URSS.
Enfim, como já foi comprovado diversas vezes pela história (melhor exemplo para isso é a China), o socialismo não funciona, e, para mim, ele não passa de um sonho muito bonitinho.
Cuidado para não virarem esquerdopatas