Até as paredes sabem que os últimos capítulos do mangá foram focados na resolução do conflito entre Naruto e Sasuke, com o combate final acontecendo sobre a perspectiva do Uchiha. A luta em si não correspondeu ao hype, não fiquei surpreso, era realmente uma tarefa complicada superar a primeira batalha do Vale do Fim. Mas nem tudo estava perdido, os capítulos 697 e 698 foram muito bons, no primeiro tivemos pancadaria pura, algo quase esquecido na série; já o segundo foi, para mim, uns dos melhores capítulos do mangá.
O capítulo 698 nos deixou mergulhar na mente do Sasuke, e entender como ele se sentia em relação não apenas ao Naruto, mas como ele enxergava os membros do Time 7 como um tudo: como uma família. Tivemos muitas dicas ao longo da série sobre os verdadeiros sentimentos do Sasuke, mas é apenas no capítulo 698 que tudo isso é jogado na cara do leitor.
Na maioria das vezes, é mais fácil se identificar com um personagem quando você consegue entender como ele sente em relação a X ou Y. O X aqui é o Itachi, nós sabemos muito bem sobre como Sasuke se sente em relação ao seu irmão, já que o Kishi focou bastante nesse assunto. Sendo assim, não é tão difícil de se identificar e respeitar tal relação, mesmo não concordando com o Uchiha mais novo (ou, no meu caso, com o Uchiha mais velho).
O Y (Time 7) era uma eterna incógnita. Costumava ler comentários do tipo: "Sasuke não dá a mínima para os seus antigos companheiros de time;" "Sasuke não merece os companheiros que têm;" "Pra que se esforçar tanto por uma única pessoa...?" Aí se encontra o motivo de muitos terem começado a gostar do Sasuke novamente, porque agora eles sabiam que o Sasuke não era um Bicho-papão. Ele seguiu por um caminho escuro e repleto de armadilhas, mas ele não era mais o tipo de pessoa que alguns pensavam que ele era. Todos nós precisamos de espelhos para nos lembrar de quem somos. O 698 é o espelho do Sasuke.
O capítulo 227 nos mostra que Naruto é um leitor, assim como nós, que, enquanto folhavas as páginas de um livro ou mangá, encontrou um personagem que lhe chamou sua atenção. Ele "odiava" aquele idiota que se achava o maioral e, num piscar de olhos, ele se deu conta que ele era seu personagem favorito. Tal coisa não seria possível, seria? Não, era possível. Ele começou a notar que aquele idiota não era tão diferente dele mesmo, e se identificou com ele. Infelizmente nem tudo aconteceu do jeito que ele esperava, o personagem se distanciou dele, não parecia mais ser aquele que, no seu íntimo, ele admirava. Mas ele continuou lendo, com esperanças e tentando entender os motivos para tudo isso ter acontecido. Ele nunca desistiu, sempre pensou que tudo voltaria ser como antes, um leitor teimoso... E também idiota, assim como seu personagem favorito.
O mangá é cheio de simbolismos, paralelos, algo que o Kishi adora, então eu fiz uma compilação com as páginas do capítulo 227 e 698, nos spoilers abaixo. Para quem não sabe, o capítulo 698 tem uma ligação direta com o capítulo 227, do clássico. Vale a pena dar uma olhada:
Uzumaki Naruto :
Uchiha Sasuke :
Tenho meus problemas com o mangá, não concordo com o rumo de muitas coisas. Todos têm críticas para fazer e elas devem, sim, ser consideradas. Mas é interessante tentar enxergar as qualidade da obra também, tentar entender a mensagem que o autor quis passar e reconhecer seu trabalho, pelo menos uma vez. Não dói tanto assim.