Uma pergunta interessante...
Bem, claro, o que vem em primeiro lugar é nosso bem estar, ou seja, a nós mesmos, família, amigos, etc. Claro, pra muitos vem (Deus) em primeiro lugar, pra mim também, afinal, sou religioso, creio que acima de tudo, o mais importante de tudo, somos nos mesmos, nos fazemos nossas escolhas sejam elas boas ou ruins, escolhas definem metas e traçam destinos. Dependendo da nossa escolha, escolhemos caminhos bons e ruins, ou seja, escolha diariamente, escolhas de trabalho, casa, amigos, seu modo de viver, seus ideais, seus propósitos, suas metas, e avalia-las se beneficia você ou não, claro que, existe uma grande diferença em beneficiar pelo bem ou pelo mal, por isso existe a personalidade, existe coisas que por mais que vá te beneficiar, porém é algo errado, você n faz e n quer conta com isso, porém, existe as personalidades diferenciadas, mesmo que seja prejudicial pra outras pessoas e que não seja conquistado pelo caminho certo, algumas pessoas escolhem os caminhos e os meios mais rápidos pra se beneficiar em algo, nem que seja de um modo e um ponto de vista errado olhando pelo certo das coisas.
Claro, a religião me ensinou muitas coisas, respeito, solidariedade, amizade, compaixão, fé que tudo depende de Deus e suas escolhas, na realidade muita coisa depende de você e suas escolhas, cada um tem sua opção de vida e seu modo de viver, e isso ou melhor, esse ponto de vista vai determinar seu modo de viver e seus benefícios. Além de me ensinar isso, me ensinou a perdoar, amar, sorrir, ser feliz acima de tudo, ensinou a conviver bem com as pessoas, a respeitar as diferenças, entre muitas outras coisas. Claro, existem momentos na vida da gente que passamos por situações desagradáveis e isso provoca muitas mudanças na nossa vida, e isso é inevitável, todo ser humano passa por varias dificuldades na vida, e isso não é ruim, afinal é no sofrimento, na dor que amadurecemos e vemos as coisas como elas realmente são, e isso nos ensina a viver, porém, por muitas vezes me segurei e tive a fé na vida ainda e que valia a pena viver depois de situações complicadas na minha vida, por causa de Deus, então se hoje eu tenho alegria em viver, agradeço a ele, mesmo que muitos achem que é só uma coisa criada pela nossa imaginação pra nos guardar e nos sentir melhor nos tombos da vida, ou quando a consciência pesa. Se for por esse lado que alguns podem pensar, eu agradeço mesmo assim, a meu psicológico que tem como resguardo Deus, e ele ou esse pensamento psicológico (Como muitos pensam), que me deu força pra viver depois de muitos tombos na vida.
Pra muitos, a religião é uma coisa imaginaria, claro, você pode obter tudo isso que citei acima sem uma religião, na realidade, isso envolve muito o caráter, e a personalidade da pessoa. A religião muitas vezes ensina as pessoas o que é certo, ou melhor, como viver um modo de vida correto, ou ser um humano de valor, aprender a respeitar e ser respeitado.
Muitas coisas são importante pra mim, família, amigos, meus ideais, minhas metas, entre muitas outras coisas, porém, acima de tudo, o que vem em primeiro lugar pra mim, com certeza é Deus. Muitas não acreditam em deus, porém, eu posso dizer, que com toda certeza, meu modo de viver e meus ideais, propósitos, meu modo de ver o mundo, mudou muito, e pra melhor, aprendi a respeitar as pessoas, a ter compaixão, a perdoa-las, aprendi o valor da vida e quanto uma pessoa merece ser valorizada, aprendi a igualdade que ninguém é melhor que ninguém, e sim, que existe pessoas que se esforçam umas um pouco mais que outras.
Enfim...