@UchihaPowerMas então, a Bijuudama não é simplesmente transformação de chakra, este é um mero Rasengan. Se você quer entender o quanto de chakra uma técnica gasta, veja o seu ápice:
Isto é chakra puro, meu caro. Chakra puro, que causa destruição de um diâmetro equivalente a quilômetros, no caso de algumas Bijuudamas. Isto é o bastante para saber que a quantidade de chakra de uma Bijuudama é
monstruosa!
Aliás, os Bijuus são nada mais que Monstros de Chakra, portanto, é o que faz sentido.
Agora, tornar alguém um epicentro? Pain Tendo fez isso o tempo todo, a diferença é que ele não transferia em escalas tão grandes. Desculpe, mas "até onde se sabe", não é argumento palpável, cá entre nós, não sabemos de nada a respeito do gasto do Chibaku Tensei, senão que ele é grande.
Concorda comigo que muito mais lógico eu afirmar que a Bijuudama possui uma quantidade gritante de chakra, quando a destruição ocasionada pela simples explosão e propagação deste, é também gigantesca, do que supor sem muitas bases que por acaso o Chibaku Tensei tem gasto superior? Nagato usou o Chou Shinra Tensei, que fez um estrago maior que o Tengai Shinsei e maior que a Bijuudama inicialmente lançada pela Kurama. No entanto, depois de tantos feitos incluindo este, ele usou o Chibaku Tensei. Então, como saber, como inferir gastos específicos para o Chibaku Tensei? Ele
poderia ter um gasto enorme, mas não sabemos como se dá a manipulação de epicentros e seus gastos de chakras.
Já, se eu posso afirmar sobre o gasto do Banbutsu Souzou, sim. Veja bem: O Izanagi no Danzo teve um efeito que drenou seu chakra, fazendo o mangá nos explicar que o controle e casamento de Yin e Yang é algo muito desgastante. É algo desgastante o suficiente para confundir todo o sistema circulatório de chakra, por quê acha que o olho do Izanagi é sacrificado? É certamente um efeito colateral, justamente porque não se dá para controlar perfeitamente o Izanagi;
Agora, o jutsu que permite livre manipulação, seria como? Ele permite livre manipulação, mas a MAESTRIA para tal e esforço, recai sobre quem? Sobre o usuário, não é mesmo? Se controlar um Rasengan, estabilizar um Susano e etc, é desgastante, imagine mexer nas propriedades mais delicadas do chakra e dominá-lo por inteiro, e ao invés de simplesmente misturar sonhos com realidades, inferir imaginações específicas e formá-las, e então surgir seres com sistemas definidos, personalidades, e etc. Está me entendendo? TUDO ISSO foi alimentado pelo CORPO do Rikudou!
Então, temos uma ideia do quanto deve ter sido desgastante, não? Aliás, se quiser uma prova disso, reveja a fala da Kurama que eu citei: "
Quem consegue [...]".... dá para ver que ela dá a entender que não é qualquer um, pois só o Rikudou mesmo para fazer isso.
Sobre as assinaturas de chakra, é algo bem simples, na verdade: Olhe para o seu avatar! Sasuke tem um Rinnegan, não tem? E como ele se dá mesmo?
"Madara misturou o Chakra do Indra e do Ashura, trazendo o meu à tona" → Hagoromo-san
Oras, é algo lógico. Kaguya tinha a assinatura de chakra inicial. Ela deu origem ao Hagoromo e ao Hamura. Hagoromo deu início ao Ashura e ao Indra, Indra deu início aos Uchihas e Ashura aos Senjus!
Portanto, se eu misturar Ashura e Indra, tenho Hagoromo!
Se eu misturar Hagoromo e Hamura, tenho Kaguya!
Não faz todo o sentido? Hm?
Afinal, você não concorda que só os descendentes da família de Hamura que tiveram o Byakugan e foram chamados de Hyuugas?
E concorda que apenas os descendentes de Hagoromo que puderam despertar o Sharingan?
Portanto, é isso que significa nascer com "assinaturas" de chakra diferentes. Podem dizer que é o "sangue", mas isso é só modo de dizer, o que importa mesmo é o chakra.
Agora, o Rinnegan que Madara "confiou" ao Nagato, foi o mesmo que Hagoromo fez com Naruto e Sasuke. O Rinnegan era algo "externo" e alimentado pelo chakra
de Nagato, a diferença é que Hagoromo prendeu nas mãos deles, aliás, o que você mesmo enfatizou, prova isso. Kaguya teria visto o chakra espalhado, afinal, é assim que é o sistema circulatório. Ele não fica num local específico, isto não existe.
Quanto ao Obito, o Sharingan nada mais é do que um olho comum + chakra uchiha, chakra com qual o corpo do Kakashi já estava acostumado. E aquilo sim foi chakra, se fosse uma assinatura, o Sharingan não sumiria, pois o chakra não acabaria... vê como seu próprio exemplo mostra que o caso do Hagoromo foi diferente? O presente de um acabou, e o do outro não.
Enfim, você tem conceitos bem interessantes também. ^^