Pode ser quebrado por força bruta sim,exato.E o Shikamaru sabe disso,ele pode reforçar a sombra com mais Chakra ou assim que o Lee fosse pego na sombra,seja finalizado rapidamente.
Sim pode, mas o Lee também não vai ser descuidado contra Shikamaru tendo conhecimento total.
Mas no meu argumento anterior,afirmei que o Kage Nui seria defesa e não ataque,ou também,ser usado para uma estratégia para que o Lee não tenha muitas chances de escapar do Kagemane.
Sim, ele pode pegá-lo no Kagemane e finalizar ele no Kage Nui, mas usar só kage Nui contra Lee não acho que vá funcionar, primeiro que o Lee não vai atacar Shikamaru descuidadamente, pow ele é um Jounin, não estou comparando inteligência ou nada disso, mas não vai ser nada fácil pegar o Lee e mesmo que ele vá por cima de Shikamaru como você disse, ele ainda pode evitar Kage Nui, Lee já impulsionou seu corpo quando era Genin contra Gaara, fazer isso atualmente é moleza, e devo lembrar você que no clássico Lee sem Gates já tinha velocidade que deixava muitos "cegos" atualmente dever ser maior ainda, mesmo que Shikamaru use para defesa ou ataque o Lee ainda pode evitar isso facilmente, o triunfo do Shikamaru aqui seria pegar Lee no Kagemane e finalizá-lo com Kage Nui rapidamente.
Shikamaru é um estrategista nato,com conhecimento as coisas se tornam muito mais fáceis pra ele.Não posso falar muito por não saber o que se passa na cabeça de um gênio com um QI altamente elevado,mas de uma coisa tenho certeza,caso ocorresse essa luta no mangá,o Nara venceria sim.
Sim, por isso eu disse que à essa distância Shikamaru poderia bolar uma estratégia e pegar Lee quando o mesmo se aproximasse, mas Lee seria cuidadoso... Shikamaru também tem tarjas explosivas, bombas de luz e etc... e isso o ajudaria nas suas estratégias, deixo Shikamaru com mais chances devido ao Lee estar muito longe e Shikamaru ter tempo de criar uma estratégia, mas se Lee estivesse mais próximo não tenho dúvidas de que venceria, mesmo sem Gates, nem tempo de pensar Shikamaru teria.
Shikamaru 6,5/10.