O primeiro passo é saber o que você quer. O segundo é saber as consequências da escolha que fizer, e se poderá ou não lidar com elas, como se refizesse o primeiro passo, revendo se é de fato, o que tu quer. Em outras palavras: É possível manter esse seu "melhor amigo" que te influencia de maneira maléfica à tua conduta e aos estudos, mesmo voltando a ser correto, a fazer as coisas direito? Se for possível, faça isto. Se não for, daí você tem que ver com o que é que consegue lidar. O(s) amigo(s) que te influenciam de maneira negativa, ou os antigos, junto com boa visão dos professores, boas notas, eliminação de uma possível decepção de sua mãe e etc?
Escute meu amigo, com apenas 13 anos, isso é normal. Porém, tenha em mente algo: O manter dessa conduta pode te prejudicar muito mais pra frente. Não só em relação à sua mãe/família, mas em questões pessoais também, como perder conteúdos escolares que lhe seriam de muita utilidade, perder destaques e etc. Amigos são amigos, mas eles, na sua idade, não controlam a própria vida. Amigos da adolescência vem e vão, ano que vem tu já pode estar sem esse tal amigo que te influencia negativamente, e só vai te sobrar a colher o que tu plantou, ou seja, os péssimos resultados.
Eu já bati o pé uma vez e não quis fazer mais nada, nada de deveres de casa, nada de trabalhos escolares, nada de copiar, nem nada disso. Até porque, eu costumava gabaritar todas as provas ou quase, e como a galerinha do fundo era muito mais atraente, eu ia na onda deles. Não vou mentir, é legal, você chutar o balde e fazer o que der na telha, matar aula, xingar o professor, arrumar briga, praticar bullying (que parecia muito divertido na época) com os colegas, e até beijar dentro da escola, que era, como dizia a diretora, "ESTRITAMENTE PROIBIDO!!!". Só que isso passou, meu caro. A maioria se mudou para a escola que havia aberto na zona rural, e eu que era um dos poucos na zona urbana, não conhecia ninguém do outro ano. Minha mãe que também é professora ficou muito decepcionada, os professores já não tinham o respeito por mim, e etc. Claro que em um único ano eu recuperei isso, mas te garanto que a sensação comum é colocar a mão na testa e pensar: "Poha, que merda que eu fui fazer".
Eu poderia justificar, dizer que foi por causa dos meus pais terem se separado e etc. Só que quando iniciei mais pra frente o curso Técnico-Mecânica, adivinha o que aconteceu? Regras básicas que eu tinha perdido no período que fiquei "rebelde", e que me fez estudar horas para conciliar. Eram básicas, eram aquelas que todo mundo diz: "Nunca vou usar isso na minha vida", e eu estava ali, em meio a um monte de alunos compreendendo e eu não, e pela primeira vez na vida eu estava em tal circunstância, onde não era eu quem entendia primeiro, mas o restante da sala. Entende como é imprudente não levar os estudos a sério?
Alguns dos meus amigos, não tiveram a mesma sorte. Eles não eram aplicados, não cresceram num teto rígido, e repetiram o ano que eu havia passado no período conturbado. A maioria da galerinha da época, parou de estudar. Eu dificilmente me esqueço de um rosto, e toda vez que os vejo, eu sempre penso em como, e no que irão fazer. Eu que gosto de estudar, estou mega pressionado com a chegada do Enem por não achar que estudei o bastante, enquanto a maioria não domina o básico de nada.
Pode ser que aí não seja assim, mas "más influências" aqui, sempre desistem entre o 9° ano e o 1° do Ensino Médio. Claro que tudo começa com "apenas um ano", "apenas uma zoeirinha", mas pode se transformar numa bola de neve, meu caro, uma que quando tu ver, não vai mais conseguir pará-la. Meu conselho é que você se foque em seus estudos, mesmo que isso signifique ser chamado de "nerd", mesmo que isso signifique se privar de outras coisas, vai por mim, é mil vezes melhor você zoar num período onde estiver no controle, do que se deixar levar agora. Não compensa, não compensa nem um pouco.
Quer saber como se separar das más influências? Ué, faça o que quiser, explique sua situação. Comece a ir direito pra escola, peça pra a professora te colocar sentado lá na frente, faça os deveres, faça os trabalhos, tire as dúvidas. Hm? Bem fácil, só depende de você. Ou conte tudo para sua mãe, leve uma bronca tremenda, fique de castigo, e use isso como desculpa, caso não queira magoar teus amigos.
Enfim, desculpe o texto grande. Mas na sua idade eu já raciocinava bem este tipo de coisa, e avisos aqui e ali é que fizeram a diferença para mim. Más influências é o que não se falta.
Obs: Diminua o tamanho dessa assinatura, esta imagem está gigantesca. Acabará perdendo pontos por isso.