Sim é racismo
Sou negro , e detesto o politicamente correto , odeio toda essa ladainha de Racismo e os karalio a 4.
Mas se tem uma coisa que eu detesto é essa generalização da raça , a maioria da minha família é negra , nenhum de nós nunca roubou - matou - estuprou ou fez qualquer coisa que nos levasse a merecer a alcunha de bandidos , falar que alguém é bandido só pq é negro é uma das piores coisas que alguém pode fazer , quantas pessoas negras honestas já passaram por situações desse tipo e foram envergonhadas sem motivo.
Minha família não é exceção de negros honestos , posso afirmar que a maior parte da população negra é honesta , é gente trabalhadora que sofre mais do que qualquer um pode imaginar.
E concordo com o @Senju Felipe - isso é culpa do passado é culpa do próprio racismo , é claro que muita gente vira bandido simplesmente pq não presta , mesmo tendo oportunidades prefere seguir o caminho do mal , mas também tem muita gente que simplesmente sofre os reflexos de um passado lamentável , e eu não diria que são obrigados a seguir esse caminho , mas as vezes tem tão poucas escolhas , que a mais viável pra não morrer de fome ou deixar a família morrer de fome , é essa.
Enfim , é Racismo sim.