@Ellos Sério mesmo que você levou a sério o que Naruto disse? Essa foi uma cena que Kishimoto criou para ALÍVIO CÔMICO, e ele mesmo declarou em entrevistas que criou algumas cenas de Naruto com Sakura, com intenção de confundir os fãs dos casais que seriam canônicos, que seriam NH e SS.
Capítulo 693 porque? Honestamente, não entendi o que você quis dizer. Sakura se confessa a Sasuke (óh, grande novidade para Naruto que ela ama Sasuke), ele a coloca numa genjutsu e depois Naruto o repreende por isso. Eu não sei aonde você viu algum foco nos sentimentos de Naruto em relação a isso.
Em toda a jornada de Naruto, por mais que ele tenha dito algumas vezes que gostava da Sakura, com piadinhas infantis e convidando-a pra sair, seu coração sempre esteve inclinado para Hinata. Porque uma coisa batida várias e várias vezes é que desde o início, Naruto tem vindo a sentir fortes sentimentos por Hinata:
1) Raiva: Com início durante os exames Chuunin quando sentiu raiva do tratamento de Neji em relação a ela, Naruto a reconheceu como alguém incrível, e, em seguida, descobriu que era reconhecido por ela e mais de uma vez ficou surpreso que ela realmente o entendia, e admirava quem ele era.
2) Ânimo: para alguém que estava deprimido no mangá 98. Hinata ali livrou Naruto dos seus medos de falhar, relembrando que sua maior força é sua determinação, e abnegação de desistir. Interessante é que neste capítulo Naruto revela que tenta parecer forte para as pessoas, mas diante de Hinata ela demonstra o que sente. Hinata foi a única pessoa que ele se abriu, e no final do capítulo diz que já estava se sentindo melhor e sua avaliação sobre ela muda de uma pessoa estranha, para alguém que ele realmente gosta.
3) Ódio: Como no está no mangá 490 quando ele diz: "Quando vi Pain atacando Hinata, eu fiquei com tanto ódio que deixei a Kyuubi sair, sem pensar em mais nada..." Ora, o ódio desperta os sentimentos mais intensos, como a vingança e amor. Na verdade, existe uma linha tênue entre eles, a isto foi a prova que a às palavras da confissão de Hinata no capítulo 437 mexeram com ele. Porque ele nunca havia reagido ao ódio da kyuubi com tal magnitude, e também porque sequer imaginava que alguém o amava naquele nível! Ele se sente surpreso, mas logo em seguida se entrega ao ódio das 6 caldas, por se ver perdendo aquilo que desejou desde a infância: ser amado!
4) Conexão: não é bem um sentimento, mas no reencontro deles do capítulo 559, Hinata se sente mal por ser protegida por "aquele que quer proteger", ele a descreve só de olhar dizendo: "Posso ver nos seus olhos, não seja tão dura consigo mesma, Você é forte!" Descrever alguém apenas com o olhar é algo muito íntimo para dois amigos, não? Na verdade, Naruto e Hinata possuem uma conexão desde a fase clássica, quando ele fez um pacto de sangue prometendo derrotar Neji por ela, no mangá 81. Desde então, eles vêm compartilhando sentimentos ao ponto de se descreverem num olhar e sentirem as mesmas dores.
5) Reações bobas: capítulos a frente, Naruto passa a ter reações no mínimo curiosas diante de Hinata, como tentar bancar o durão na sua frente, destacado por Kiba no capítulo 611 e se preocupando em excesso com a segurança dela, quando o trio hyuuga forma uma barreira para protegê-lo, no 614. Todos sabem que quando alguém está apaixonado, passa a tomar atitudes bobas — conscientes ou instintivas — diante da pessoa amada, como impressionar, chamar atenção, não deixar sozinha ou querer protegê-la.
6) Reconhecimento: No mangá 615 infelizmente Neji morre, afim de sacrificar-se pelos dois, lhes confiando o futuro. Naruto se deprime, por não conseguir cumprir com a promessa de não deixar que seus amigos morram, e por pouco não se entrega a escuridão de Obito. Isto só não aconteceu porque Hinata estava lá, para lhe dar um tapa, lhe trazendo de volta à realidade, lembrando do significado do sacrifício de Neji, seus ideais e os motivos que valhem a pena lutar. Ele reage pegando na mão de Hinata, reconhecendo a importância dela na sua vida: "Obrigado Hinata, foi por causa de você que sempre esteve ao mau lado". Em seguida, mão de Naruto traz conforto para o coração de Hinata, ainda ferido pelo óbito de seu primo e irmão. Ambos se apóiam, se compreendem e se edificam mutuamente, ficando claro no cap 633 — quando foca no rosto de Naruto, bem mais suave, após o discurso de Hinata, em comparação à minutos atrás quando estava quase desistido.
7) Medo da perda: Madara inicia o Mugen Tsukuyomi no capítulo 677, muitos shinobis caem no genjutsu, time 7 lutando contra seus clones em outro campo de batalha e Naruto escuta o grito de Hinata chamando por seu nome! Ele estava a quilômetros de distância, ele estava impedido de usar seus poderes sensoriais dentro do Susanoo de Sasuke, mas mesmo assim ouviu somente Hinata, dentre todos os shinobis pegos no jutsu! Por qual motivo? Como eu já disse, ambos estão ligados, e guiado por uma conexão. O coração de Naruto dispara, ele sente medo de perde-la e sai em disparada para salva-la, mas acaba sendo impedido por Sasuke. Novamente, Hinata despertando nele sentimentos intensos ao ponto dele sentir medo da perda e seu coração disparar! Nenhuma garota causou isso em Naruto, porque é algo muito profundo, muito mais significativo do que corar, fazer piadas infantis e convidar pra sair.
Por fim, por mais que Naruto dissesse que gostava de Sakura, isso não passou de piada e alívio cômico, ou seja não se desenvolveu. Enquanto isso, seu coração ia de encontro as suas palavras, se inclinando, se surpreendendo, se abrindo, sendo incitado e incitando outra pessoa em toda a obra. É como disse um sábio: NaruSasu foi somente amizade, NaruSaku alívio cômico e NaruHina foi de fato amor.