Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionReligião é influência ?  EmptyReligião é influência ?

more_horiz
Tipo eu estava pensando aqui que religião nada mais é que influencia, pois pensa comigo se você que acredita em Deus tivesse nascido em algum pais do Oriente Médio, vc acreditaria em outros Deuses, e não em Jesus Cristo.

O que vocês acham desse pensamento ?

Se você que acredita em deuses tivesse nascido em países que louvam outro tipo de Deuses, você ainda acreditaria em Jesus Cristo ?

descriptionReligião é influência ?  EmptyRe: Religião é influência ?

more_horiz
A religião é meramente uma construção cultura.

Acreditamos no que somos condicionados a acreditar desde a infância, na existência de um ou de mais seres sobrenaturais. E isso vem da cultura de cada lugar.

Se eu tivesse nascido por exemplo na Índia, eu não acreditaria em Jesus Cristo e sim em Ganesha, Shiva e afins.

more_horiz
É como o comentário acima Jesus Cristo foi o único, que fundou uma religião sem querer, ele n era cristão ele era judeu, morreu judeu, nos livros biblicos judeus tem mostrando ele como um dos 5 profetas, jamais eles colocariam um profeta de outra religião, é por isso que até hoje as igrejas neopentecostais tem uma aproximação maior com o  judaísmo. Sim e eu continuaria louvando Jesus Cristo, tem coisas q n concordam na Igreja Católica, mas vou toda semana a missa, independente de opiniões alheias é sempre bom respeitar, e praticar o bem q a igreja prega...

more_horiz
SLAY escreveu:
O que vocês acham desse pensamento ?

Se você que acredita em deuses tivesse nascido em países que louvam outro tipo de Deuses, você ainda acreditaria em Jesus Cristo ?

Acredito que seja um pensamento lógico.

Não sou cristão. Cresci sendo cristão, mas depois caí fora. Provavelmente se eu tivesse nascido em um país que cultua outros deuses (sociedade politeísta) ou uma sociedade que cultua um deus somente (monoteísta), eu seguiria o mesmo passo dos outros - influência. Se no futuro, assim como agora, eu deixasse de crer em deuses cultuados pela humanidade? Talvez. Bem provável.

more_horiz
Você já assistiu o filme "as aventura de pi" trata desse assunto de uma maneira muito boa.
Religião vai de cultura para cultura não existe uma certa ou errada, você apenas segue o que te faz bem. Se eu tivesse nascido nesses países mulçumanos eu provavelmente seria judeu e acreditaria em Maomé. Eu acho que Deus se apresenta de varias maneiras, por exemplo levando em conta o cristianismo: Uma pessoa que acredita em vários deuses e que nunca foi estimulada a crer Jesus mas essa pessoa faz o bem eu tenho certeza de que ela vai para o reino dos céus ou terá uma segunda chance por que raciocinando ela vai para o inferno porque?

more_horiz
Religião é — infelizmente, estou citando Marx... —, como dizia Marx, um meio efetivo de controle da sociedade. O ópio do povo. O embrutecimento moral do povo. Logo, levando esse pensamento adiante, é o que acontece. Desde o Império Romano até o Renascimento, passando pela Expansão Marítima e até os dias de hoje. A religião é a maior demonstração de influência e controle que a raça humana já teve. Não estou dizendo que a religião ou que sua fé é errada, estou dizendo que é errado como os líderes ao longo de dois milênios conduziram o cristianismo e como os muçulmanos o fazem hoje, como os chineses e japoneses em suas guerras debatiam sobre qual tinha mais razão... Enfim, a religião causou tantas guerras quanto qualquer coisa, pois ela é um ideal, e ninguém, senão por si só, admite ter seu ideal mudado.

more_horiz
É um pensamento lógico de fato

Eu sempre pensei nisso, experimente perguntar para um cristão o seguinte: porque a sua, e não a dele ? O QUE ESTÁ ERRADO NA DELE ?
Até hoje, nenhum soube me responder, só fizeram cara feia, é por causa disso e pelo fato de existirem 61972917391018272 religiões diferentes que eu sou ateu, ou será que eu acertaria a correta entre  tantas existentes ? Catolicismo é só uma, Islamismo somente outra, a chance de uma delas ser a correta é pífia. Existe um vídeo do Porta dos Fundos que fala um pouco disso.

Então é isso, acho que é um questionamento importante no meu ponto de vista, uma vez que a fé é um assunto bastante delicado

more_horiz
Bem eu sendo EU continuaria acreditando,isso é de cada um.

Eu cresci na igreja evangélica,mas depois que fui crescendo e ganhando noção das coisas eu cai fora pois tem algumas coisas dentro da igreja que eu não concordo(mas ainda acreditava em jesus cristo).Depois que eu sai varias outras religiões me foram apresentadas e nenhuma outra me convenceu.Atualmente não sigo nenhuma religião mas ainda acredito na bíblia e em Deus.

Se eu tivesse nascido no oriente,eu cresceria em outra religião,mas depois deixaria essa religião e acreditaria em Jesus Cristo.

Religião não é influência a partir do momento em que você já é adulto e sabe raciocinar.Isso é claro se você não for fraco e não se deixar influenciar.

more_horiz
Annynhah escreveu:
Bem eu sendo EU continuaria acreditando,isso é de cada um.

Eu cresci na igreja evangélica,mas depois que fui crescendo e ganhando noção das coisas eu cai fora pois tem algumas coisas dentro da igreja que eu não concordo(mas ainda acreditava em jesus cristo).Depois que eu sai varias outras religiões me foram apresentadas e nenhuma outra me convenceu.Atualmente não sigo nenhuma religião mas ainda acredito na bíblia e em Deus.

Se eu tivesse nascido no oriente,eu cresceria em outra religião,mas depois deixaria essa religião e acreditaria em Jesus Cristo.

Religião não é influência a partir do momento em que você já é adulto e sabe raciocinar.Isso é claro se você não for fraco e não se deixar influenciar.

Você já leu a Bíblia inteira? Já leu o Alcorão inteiro? Estudou sobre todas as religiões atuais e que se foram ao longo da história?

Falar isso nascendo dentro de uma igreja evangélica e tendo o cristianismo bombardeando a mente ao longo da vida toda é fácil, haha.

@Topico

Lógico que é influência. Poucas pessoas irão ler a Bíblia ou o Alcorão por livre e espontânea vontade e depois se converterem, tanto que a maioria das pessoas normais e que não sofressem influência achariam um absurdo esses livros.

more_horiz
É um dilema que é simples, do ponto de vista lógico, e paradoxal, de um ponto de vista abrangente. O simples afirma que a religião específica que segues é de fato fruto da influência que sofreste conforme o teu crescer. Entretanto, o ponto de vista abrangente, se entrarmos no mérito dos teístas, é que uma dessas muitas religiões e religiosidades é a correta, e desse ponto de vista, aqueles atingidos pela religião ou religiosidade correta, o seriam onde quer que nascessem, não importando a época, pois o suposto Deus ou deuses encontraria o seu(s) escolhido(s) independentemente desses fatores.

Eu obviamente respeito o ponto de vista lógica, contudo, sou religioso. Portanto, acredito que independentemente de onde eu nascesse, minha religiosidade viria se tornar a mesma, porque ela se formou e continua se formando de maneira completamente independente do que eu li na Bíblia ou de testemunhos que ouvi. Até porque, para muitos gênios da história, como Isaac Newton e Darwin, crer em Deus é que é uma questão lógica, devido a certos fatores que eu gastaria um certo tempo explicando, e essa é a forma que eu penso, ou seja, independentemente até da fé que eu tenho, crer no que creio me parece lógico, e isso não mudaria conforme o ambiente em eu nascesse.

more_horiz
Do ponto de vista macro, isto é óbvio, se formos generalizar sem relativizar nada, concluiremos que as culturas religiosas são influências diretas na vida social e particular de cada um. No entanto, isso varia muito de país para país e das leis que se segue, sobretudo da peculiaridade individual. Eu sempre cito o meu exemplo, no qual fui apresentado na igreja e cresci indo nos cultos com minhas mãe, ainda que não compreendendo nada que ouvia lá e a contra gosto. Caso alguém me perguntasse na época se eu era partícipe de assembleia religiosa? Até diria que sim, mas não poderia afirmar que cria em tudo aquilo.

Quando entrei na fase da adolescência, deixei de ir nos cultos e minha mãe também respeitou a minha escolha não insistindo mais, pois tinha ciência de que para mim tanto cultos quanto missas significavam apenas testes de paciência. Mas chegou um certo momento, comecei a sentir um vazio no coração, sentia que precisava de alguém, mas mesmo que houvesse tantas pessoas próximas a mim, nenhuma delas me completava, nada me satisfazia. Era algo paradoxal, onde muitas questões viam a minha mente, mas em nenhuma delas eu encontrava a resposta, não sabia o que fazer e para onde eu poderia correr, certamente estava perdido. Contribuiu muito também o fato de estar numa fase decepção e sofrimento pessoal, então tudo cooperava para que eu entrasse em repetidas crises existenciais.

Certa noite onde não conseguia pegar no sono e tudo o que me vinha a mente eram reflexões da forma em que eu estava vivendo, tive uma real e inesquecível experiência com Deus! Ele me trouxe amparo e conforto de uma forma indescritível, algo que ninguém havia conseguido, e resposta para todas os meus temores. Naquele momento pela primeira vez tinha a plena convicção da Sua Existência, e de forma voluntária comecei a ir nos cultos afim de conhecê-Lo melhor.

O que eu quero dizer com tudo isso, aonde estou querendo chegar? É que mesmo sendo real as influências das religiões em cada cultura, em algum momento quem irá decidir se a tomará como ideal vida e filosofia será o indivíduo. Ele é o que tem o livre arbítrio, está em suas mãos a poder para decidir, inevitavelmente. Estou certo que muitos que estão Islã, como em outras culturas, permanecem no credo apenas por medo, pressões familiares e sociais, uma vez que lhe é tirado o direito de escolha, porque a religião é algo inerente ao Estado e uma lei nacional. Muitos se sentem pressionados e oprimidos, pois mesmo seguindo-as, não acreditam piamente nela. Creio que todos saibam a grande diferença que existe entre estes dois fatores.

more_horiz
Caramba! Eu fiquei longe deste site por um tempo... mas ao ler estes últimos tópicos criados, tive que conseguir um "tempinho" na agenda para postar.  Religião é influência ?  1f601

O assunto é interessante, mas não tão difícil como falou o Kakau

A religião influencia sim! A cultura, influencia sim! As amizades, influenciam sim! enfim, somos como uma esponja... é lógica isso. Mas com disseram alguns acima, EXISTE um Deus verdadeiro e Ele está "chamando" os seus. Não importa se você é índio, hindu, indiano, muçulmano, budista, evangélico...

Vejam este "pedaço de história": (Eu prometo a vocês: É real)

"Tema da matéria: A verdade da Bíblia satisfez minha sede de respostas
Narrada por ***** **********
ANO DE NASCIMENTO: 1987
PAÍS DE ORIGEM: AZERBAIJÃO
HISTÓRICO: PAI MUÇULMANO E MÃE JUDIA
MEU PASSADO: Nasci em Baku, Azerbaijão. Eu era a segunda de duas filhas. Meu pai era muçulmano e minha mãe judia. Eles se amavam e respeitavam as crenças um do outro. Minha mãe apoiava meu pai quando ele jejuava durante o ramadã, e ele apoiava minha mãe quando ela comemorava a Páscoa. Nós tínhamos o Alcorão, a Torá e a Bíblia.
Eu me considerava muçulmana e sempre acreditei em Deus. Mas alguns assuntos me deixavam confusa. Eu me perguntava: ‘Por que Deus criou os humanos? Por que uma pessoa sofre tanto na vida e depois é atormentada para sempre no inferno?’ Visto que as pessoas diziam que tudo era da vontade de Deus, eu pensava: ‘Será que Deus causa o sofrimento e gosta de ver as pessoas sofrer?’
Quando eu tinha 12 anos, comecei a orar o namaz, uma oração que os muçulmanos devem fazer cinco vezes por dia. Por volta dessa época, meus pais nos colocaram numa escola judaica. Entre outras coisas, estudávamos a Torá Oral, mandamentos transmitidos oralmente segundo a tradição rabínica, e o idioma hebraico. Todos os dias, antes das aulas, tínhamos de orar segundo as tradições judaicas. Então, em casa eu orava o namaz e, na escola, participava das orações judaicas.
Eu queria muito encontrar respostas que fizessem sentido. Muitas vezes perguntava aos rabinos: “Por que Deus criou os humanos? O que Deus pensa do meu pai por ele ser muçulmano? Por que ele é considerado impuro se é um homem bom? Por que Deus o criou?” As poucas respostas que me davam não faziam nenhum sentido. (...) Até que um dia todas as minhas respostas foram respondidas, na bíblia. Um livro que eu tinha deste criança e nunca havia realmente entendido.
"

Notaram aqui? Uma hora ou outra as pessoas serão expostas à verdade, todas elas. E não importa a religião ou estilo de vida dela, uma hora o "estalo" acontece e ela escolherá. Como falou a colega Annynhah, "uma hora o indivíduo vai raciocinar", e então. como em milhares de casos pelo mundo a fora, vai ganhar do orgulho, do medo, da pressão dos pais e da sociedade que o rodeia...
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos