Vou tentar fazer um resumão cronológico do desenvolvimento do Jaime nos livros, já que o
@SLAY pediu.
Quando jovem, o Jaime não tinha só a habilidade para ser um excelente cavaleiro, como também desejava ser um cara honrado, tanto que o Rhaegar Targaryen e o Arthur Dayne eram exemplos de conduta. No entanto, depois de entrar na Guarda Real, ele teve um choque de realidade: ele viu alguns dos cavaleiros que serviam ao rei sendo omissos, tanto que viam o Rei Louco estuprar a rainha Rhaella. Lembrando que, antes de guardas do rei, aqueles homens haviam jurado defender os mais fracos como cavaleiros. Ainda assim, o Jaime continuou com o mesmo senso de justiça e dever, tanto que matou o rei para impedir que King's Landing fosse queimada. O problema foi que a população de Westeros não viu honra nenhuma na ato, e assim ele acabou ficando com uma péssima fama, tanto que as mesmas pessoas que ele salvou de serem queimadas na capital passaram a chamá-lo de regicida e desonrado. Portanto, por causa dessas experiências, o Jaime se tornou um homem mais amargo. Além disso, devido ao amor que sentia pela irmã, ele acabou ficando cego ao fato de que a Cersei nunca o tinha amado de verdade, coisa que ele só foi perceber depois de voltar a King's Landing.
Enfim, o Jaime tem duas facetas de desenvolvimento nos livros: a parte da honra e a relação com a Cersei. A primeira ele começou a recuperar com a Brienne, que representava a pessoa honrada que ele desejava ser quando jovem. Já o problema com a Cersei, ele só foi perceber a verdade após ficar sabendo que a irmã fazia uso de sua sexualidade para manipular certas pessoas (no caso, ele confirmou com o Lancel Lannister, primo deles). Por consequência, ficou claro que o Jaime também não passava de mais uma peça nas mãos da rainha. Depois disso, quando a Cersei foi presa pelo Alto Pardal (High Sparrow), ele recebeu uma carta dela pedindo por ajuda. O que ele fez? Queimou a carta sem nem ler.
Sobre o personagem da série, gosto dele até a terceira temporada. Depois do estupro da Cersei, ficou claro para mim que aquele não era o mesmo personagem dos livros. Lembrando que o Jaime, além de ter desejado defender a rainha Rhaella dos abusos do Rei Louco, também salvou uma garota de ser estuprada no livro 4.