Yokohama Kaidashi Kikou ( ヨコハマ買い出し紀)

Yokohama Kaidashi Kikou D1dZIBm

Capítulos: 140 + Epílogo
Status: Encerrado
Publicado: De 1994 a 2006
Roteiro: Ashinano Hitoshi
Arte: Ashinano Hitoshi
Gênero: Drama, Seinen, Slice of Life, Ficção Científica

Sinopse: A história se passa num pacífico mundo pós-cataclísmico em que a humanidade declinou, com os poucos humanos que viveram passando a viver vidas simples, sem grandes tecnologias. O personagem principal é Alpha Hatsuseno, uma androide responsável por cuidar do Café Alpha enquanto o Dono está em uma viagem de duração indeterminada.


Opinião: No começo dessa semana estava procurando um mangá sci-fi, olhei no Reddit, em alguns blogs, e Yokohama me chamou atenção por ser do mesmo autor de Planetes, outro mangá sci-fi que ainda não terminei. O enredo é super simples, e o fator ficção científica se da quase que exclusivamente por Alpha ser um robô (muito humana por sinal). O traço não é muito detalhado, mas é belo e artístico, diversas vezes observei por vários minutos antes de prosseguir para próxima página. O charme do mangá, o que te prende, é a sensação que as histórias contadas te dá. Uma sensação de tranquilidade, de querer sorrir.

Todos os personagens são simpáticos, e não tem como não gostar de todos eles. Alpha, a personagem principal, tem muita personalidade e ao longo do mangá tem um grande desenvolvimento, um dos melhores que já vi em mangás, comparável com Thorffin em Vinland Saga. A progressão da história é suave, e as vezes você mal percebe. Alpha não envelhece, mas os humanos ao redor dela sim. Quando você vê, um personagem que era criança já é um adolescente e outro mais velho está ficando grisalho. Pelos meus cálculos ao longo do mangá se passam uns 25 anos.

Enfim, um dos melhores mangás por aí. Recomendo a qualquer um que curta umas histórias mais tranquilas, e o gênero slice of life.