Na verdade NH estava planejado pelo autor desde o início, Kishimoto trollou muita gente com NaruSaku. Ele mesmo admitiu, em uma entrevista, que criou cenas deles apenas com intenções de enganar.
Spoiler :
Naruto acabar com Hinata foi decidido nos PRIMEIROS estágios da história. Naruto e Sakura foi feito para enganar deliberadamente, é para isso que as cenas de Sakura sendo comparada a Kushina foram introduzidas.
Fonte: http://eiga.com/movie/79681/interview/
Portanto, dizer que Naruto um dia amou Sakura é o mesmo que dizer que caiu na trollagem do Kishimoto.
A aproximação de Naruto com Hinata fica evidente deste o exame chuunin, onde ela oferece a cola da prova para ele; depois disto, Naruto fica irritado com o tratamento dado por Neji, e a incentiva em sua luta, influenciando diretamente no desenvolvimento da personagem; no final desta luta, após Hinata ser derrotada, Naruto faz uma promessa de sangue prometendo que iria vencer, por ela, a todo custo; mais a diante, no capítulo 98, Naruto pela primeira vez se abre, tirando aquela máscara de garoto durão. Naruto nunca tinha se abrido para alguém, mas ele se sente a vontade de despejar seus medos e ansiedades diante da Hyuuga, mesmo que ele a considerasse uma estranha. As palavras ditas por Hinata fazem tanto efeito ao ponto dele retomar sua confiança e partir convicto para a luta contra Neji. E de estranha, Hinata passa para alguém que ele realmente gosta; durante a luta contra Neji, Naruto dá testemunho de Hinata, se identificando com sua dor, de "alguém que tinha um grande desejo de mudar e, quando vence Neji, lhe dedica a vitória —"cadê Hinata? Ela está assistindo?" *Capítulo 105*
Isso só no Naruto clássico. Já no shippuden:
— Hinata se declara a ela na luta contra Pain e após vê-la ferida, ele, de forma inédita, libera o ódio das seis caldas. Ora, Naruto ali já tinha conhecimento de que Kakashi estava morto, estava diante do homem que matou seu mestre Jiraiya, que havia destruído a Vila e matado o sapo mestre na sua frente, mas ele só foi perder o controle quanto achou que Hinata estava morta.
— No capítulo 559, após ele chegar ao campo de batalha, Hinata foi a única que conseguiu reconhecer que era o verdadeiro Naruto, ao invés de um clone do Zetsu: "É o Naruto-kun, eu posso ver nos seus olhos". Da mesma forma, Naruto consegue lhe descrever só num olhar, quando ela se deprime por "ser protegida por aquele que quer proteger": "Não seja tão dura consigo mesma, Hinata. Eu mesmo já falhei diversas vezes e você já me salvou duas vezes. Está tudo nos seus olhos, você é forte". Se entender só de olhar é algo muito íntimo e profundo para dois amigos, não é mesmo?
Mais tarde, após a trágica morte de Neji, Hinata foi a única que pôde tirar Naruto do desespero, escolhendo as palavras certas para dar um discurso sobre os sentimentos de Neji, e o que lhe levou a ir tão longe, se sacrificando pelos seus amigos. Ela, novamente, demonstra poder e influência sobre ele, algo que nenhuma outra garota sequer chegou perto de ter algo parecido. Naruto, por iniciativa própria, lhe pega em sua mão, se levantando pronto para enfrentar a Juubi, tomado de determinação, e reconhece Hinata como a "única que sempre esteve ao seu lado".
No capítulo 677, quando Madara colocava todos no
Mugen Tsukyuomi, Naruto, mesmo estando a quilômetros de distância, sente Hinata em perigo lhe chamando, sente medo, seu coração dispara (fica claro nos kanjis do mangá) e ele sai correndo em disparada para salva-la. Mais uma vez, Hinata causando emoções intensas no loiro, a ponto dele abandonar tudo o que estava fazendo para ir atrás dela.
E sobre o The Last, o filme foi apenas um meio de Naruto reconhecer seus sentimentos, já existentes no mangá. Ele amava Hinata, o sentimento já existia dentro dele, mas a questão é que:
ele não sabia o que era, devido sua incapacidade de compreender sentimentos. Não vamos esquecer que Naruto é um órfão que cresceu sem amor, amigos ou pais. Ele fez sim amigos com o tempo, mas isso aconteceu muito tarde, Naruto já era socialmente atrofiado. Naruto nunca experimentou o amor em sua infância, não recebeu amor de pais, não assistiu o amor entre eles e suas interações. Sua paixão por Sakura, era apenas uma
representação do que ele achava que era amor, afora ele se identificar com seu desejo de ser reconhecida por Sasuke e achá-la bonita. Suas primeiras "experiencias com o amor romântico" foi observando tratamento das fangirls de Sasuke. Portanto, tudo o que é dito no filme está de acordo com o apresentado no mangá.
The Last: Naruto The Movie é um filme meramente conclusivo. O início e desenvolvimento da relação dos dois estão inseridos no mangá e detalhados nos databooks.
Portanto
@Sam, Kishimoto não foi preguiçoso deixando para
desenvolver tudo de NH no The Last, ele fez isso em todo o decorrer do mangá. O problema é que a relação de Naruto e Hinata foi subestimada e ignorada por muitos... isso é fato.