Acredito que sempre temos que tentar ver as coisas de mais de um ponto de vista. Por exemplo, ao mesmo tempo que você pode ver a religião como algo uma forma de controle e manipulação da população, pode ver como um fator motivacional que fez muitas pessoas continuarem vivendo só pelo "pós-vida", digamos. E é claro que esse tipo de visão irá variar de uma religião para outra.
De qualquer maneira, acho impossível ser completamente imparcial e não ser influenciado pelo fanatismo (até pq né, ao escolher um lado em uma discussão você já está contrariando isso), pior do que isso é ficar em cima do muro nas discussões. Mas, sempre se pode melhorar, o pior comigo é quando se discute sobre futebol, sou clubista demais
De qualquer maneira, acho impossível ser completamente imparcial e não ser influenciado pelo fanatismo (até pq né, ao escolher um lado em uma discussão você já está contrariando isso), pior do que isso é ficar em cima do muro nas discussões. Mas, sempre se pode melhorar, o pior comigo é quando se discute sobre futebol, sou clubista demais