Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionSenpou: Gamarinshou - Nagato EmptySenpou: Gamarinshou - Nagato

more_horiz
Boa noite!

Trago uma questão um tanto quanto controvérsia aqui: Será que Nagato não se livrar do Gamarinshou foi proposital?

Se vocês estão confusos quanto ao porquê da questão, deixem-me explicar. Mas se você já havia pensado nisso antes, indique no seu post (sem mentir). Explico.

Nós sabemos que Nagato utiliza o Pain no Rikudou, uma técnica que se resume em controlar corpos mortos através do seu Chakra, sendo isto possível com uma série de hastes negras (Kokushins) que funcionam como receptoras de Chakra, uma vez implantadas no corpo morto corretamente, é possível controlar seus movimentos, seus sentidos e etc. Uchiha Obito usou esta técnica até para controlar Bijuus.

Spoiler :

Como nós sabemos, Nagato controla perfeitamente o fluxo de Chakra que vai para as hastes negras, podendo enviar Chakra para sabotar/restringir seus inimigos em batalha, por exemplo:

(Veja todas as imagens do spoiler.)
Poder/Função das Kokushins :

Da mesma forma que Nagato pode enviar Chakra para as estacas, ele pode cortar o envio de Chakra pra elas também, afinal, é ele quem controla o fluxo de Chakra que vai pra elas, como quando ele concentra todo o Chakra no Pain Tendo apenas, cortando o fluxo de Chakra com os outros 5 corpos.

(veja todas as imagens do spoiler)
Cortando o fluxo de Chakra :

Onde quero chegar? Eis a questão: Jiraya lutou contra Nagato, mais especificamente contra a formação Pain, e em dado momento pegou três dos corpos num Genjutsu sonoro altamente potente, Senpou: Gamarinshou

Senpou: Gamarinshou :

Pois bem, o que esse Genjutsu tem de especial? A resposta é muito mais simples do que várias teorias que já presenciei: Ele simplesmente é mais potente! Sim, mais potente! Ser mais potente quer dizer restringir o alvo com mais intensidade, com mais eficácia. Todos os Genjutsus, sem exceção, agem na mente, e através do Chakra, vamos deixar claro esse ponto, antes de tudo. No entanto, é aí que as coisas ficam confusas. Se todo Genjutsu, por definição (ser feito através de Chakra) age no Chakra do oponente para controlar seus sentidos, por que os Pains não conseguiram escapar? Nós já sabemos que pela alta sincronia da técnica e por ser feita com Senjutsu, balanceamento de Energia da Natureza e Chakra comum, o Genjutsu é muito mais potente que qualquer outro, com exceção do Mugen Tsukuyomi, mas ainda age no Chakra, então por que Nagato não retirou os Paths do Genjutsu? Lembrando que o Tsukuyomi de Uchiha Itachi é muito potente sim, mas a única coisa que o torna especial é a manipulação de tempo que o Uchiha adquiriu, como confirmado por Shimura Danzo e Hatake Kakashi, então considerando que o Gamarinshou é uma técnica Sennin, diz-se que é mais potente em si. Por outro lado, o Genjutsu sonoro não tem a manipulação de tempo do Tsukuyomi, ou seja, é possível agir (ou ao menos tentar) ao ser pego nele.

Para quem não compreendeu muito bem o porquê de eu cogitar que Nagato não retirou os Paths do Genjutsu, explicarei: Jiraya estava confuso, assim como Paw e Maw (Fukasaku e Shima), e não sabiam ainda que eram corpos mortos controlados por receptores de Chakra; havia ali também, somente três corpos dos seis que Nagato manipula na formação Pain, e de acordo com o que disse o Path que surpreendeu Jiraya, dá a possibilidade de realmente ter sido para pegar o Sannin de surpresa. Afinal, Jiraya não sabia que eram corpos mortos sendo controlados, não sabia que poderiam ser revividos (nem sonhava), e sequer imaginava que haveria mais três, estando entre eles Tendo, o mais forte de todos. Se notarem a fala do Shuradou, que remete não só estratégia mas também uma ação de contexto por ser ex-aluno de Jiraya, verão que é de fato uma possibilidade:

Spoiler :

Óbvio que isso por si só não seria o suficiente pra eu cogitar, entretanto, se lembrem do que eu expliquei no início do Tópico: O fluxo de Chakra nos Paths é inteiramente controlado por Nagato. Sim, ele pode dar um "kai" mais forte do que o de um Bijuu tirando seu Jinchuriki de um Genjutsu, porque pode perturbar o Chakra por completo, inclusive interromper o fluxo e deixar apenas os cadáveres, podendo em seguida voltar a enviar Chakra para os receptores, reanimando instantaneamente os corpos! Entendem? De novo, vou repetir esta página:
Interrupção :

Então não seria ilógico achar que um corpo morto e que não tem mais Chakra pra ser controlado, continuaria preso num Genjutsu? Completamente ilógico em minha opinião. 

Além do que, pensem bem: Jiraya estava ao lado dos Paths, estava em forma Sennin e notaria imediatamente eles saindo do Genjutsu, estando um deles sem visão ainda. Curto alcance é o forte do Jiraya no Sennin Mode, e ele poderia acabar causando a derrota dos três Paths. Muito mais seguro esperar ele virar as costas, baixar a guarda e etc, já que de qualquer forma o Uzumaki voltaria com força total. É uma estratégia bem inteligente, se pararmos pra pensar.

Mas, eu já tenho opinião formada. Criei apenas para ver a opinião de vocês, se concordam, se discordam, se pensam de maneira diferente e etc. 

Obs: Também levanto a seguinte questão: Um Bijuu (no caso de ele querer fazer isso, evidentemente) poderia retirar o Jinchuriki do Gamarinshou?

Comentem.

descriptionSenpou: Gamarinshou - Nagato EmptyRe: Senpou: Gamarinshou - Nagato

more_horiz
Legal o Tópico Kakau ;)

Bom, você levantou a questão do fato de Nagato não ter livrado seus Pain do Genjutsu foi proposital, e aminha opinião é essa: SIM, PODE TER SIDO

Como você mesmo disse, Nagato tem total controle das hastes negras, e no momento do Genjutsu poderia ter escapando concentrando o seu Chakra nelas, EU ACHO POSSÍVEL que Nagato possa sim, quebrar o Gen, mas como você mesmo disse, é um Gen poderoso que é feito com Chakra Natural, isso o torna difícil de ser quebrado, OU TALVEZ, IMPOSSÍVEL PARA ALGUÉM SEM SENJUTSU, embora isso seja pura suposição

Enfim, eu concordo com o apresentado no tópico, acho que Nagato não quebrou de propósito, mas não acho que ele tenha caído no Gen propositalmente, acredito que ele viu essa possibilidade no momento que foi afetado, porém há varias possibilidades do que pode de fato ter acontecido, uma coisa é certa: DEIXAR OS PATHS CAÍREM PRO GENJUTSU DEU AO NAGATO A MELHOR CARTADA DA LUTA, me apoio nesse fato para achar que foi proposital

more_horiz
Hm? Gamarinshō só não é mais potente do que o Mugen Tsukuyomi? Isto é ignorar o funcionamento dos outros Genjutsus e focar apenas na potência do chakra, o que é ilógico. Mugen Onsa (Kabuto) e Tsukuyomi são mais potentes também. Isto sem mencionar o Genjutsu: Rinnegan, que ao meu ver, dada a praticidade em seu uso e a forma com que prendeu simultaneamente 9 Bijūs, além de ter feito a Sakura (não é um random, é a Sakura) dormir como um bebê por mais de um dia, é superior.

Não que seja o assunto principal do tópico, mas na minha opinião está totalmente errada tal afirmação.

Agora, quanto ao Nagato poder tirar os corpos do Genjutsu, eu sempre concordei com isto, até porque é algo óbvio na minha visão. Ele pode causar um distúrbio no chakra do corpo que foi preso, tanto deixando de enviar quanto enviando chakra. Se o fluxo do chakra é alterado, o Genjutsu é quebrado, simples.

Eu não tenho muito o que acrescentar, é basicamente isto: as hastes negras permitem que o Nagato use uma espécie de Kai a qualquer momento, mas claro que cada Genjutsu requer um Kai de potência diferente, e também há a questão do tempo de ação: um Genjutsu que age em 1 segundo não teria como ser combatido.

E sobre a Bijū poder libertar um jinchūriki do Gamarinshō: ué, não vejo porque não.

more_horiz
Boa Teoria^^

Mas acredito que a mesma seja falha...

Nagato não era do tipo que usava este tipo de tatica. Mas ele sim, aproveitou muito bem a oportunidade de pega-lo de supressa, mas não acredito que ele teria caido de proposito, até por que ele não tinha ideia do que aquela melodia poderia ser e como o mesmo disse, Genjutsu era a ultima coisa que ele esperava.

Quanto ao caso do Nagato livrar seus Paths de Gens, também não acredito ser possivel. Konan explicou que quando Nagato cortava a ligação com os Paths, tinha um certo delay até começarem a se mover de novo.
Então se Nagato tivesse interrompido o fluxo de chakra dos Cadaveres, eles teriam do mesmo jeito acabado com espadas em seus corpos.

more_horiz
Me desculpem, esqueci de mencionar sobre a segunda pergunta

*Obs: Também levanto a seguinte questão: Um Bijuu (no caso de ele querer fazer isso, evidentemente) poderia retirar o Jinchuriki do Gamarinshou?

Acredito que sim, por mais qua ainda não sabemos a real potência desse jutsu, um Bijuu ja se demonstrou totalmente capaz de defender seu Jin de quase todo Genjutsu

more_horiz
é possível mesmo.Mas será que o Nagato pensou nisso?Ele pelo que parece não conhecia o Genjutsu nem o seu funcionamento.Ele é inteligente,mas não sei se conseguiria ter pensado nisso no momento.
Mas é possível ele simplesmente parar de enviar Chakra para os receptores e ai impedir o funcionamento do Genjutsu.

Mas,ser ele parasse de controlar os Pains,ele do mesmo jeito poderiam ser mortos,ficariam vulneráveis.Até porque Nagato não conseguiria ''revive-los''(Não é bem isso)de forma rápida.
Ele pode fazer,mas não seria tão prático assim,e nem acho que ele tenha pensado nisso.

more_horiz
Sasuke escreveu:
Hm? Gamarinshō só não é mais potente do que o Mugen Tsukuyomi? Isto é ignorar o funcionamento dos outros Genjutsus e focar apenas na potência do chakra, o que é ilógico. Mugen Onsa (Kabuto) e Tsukuyomi são mais potentes também. Isto sem mencionar o Genjutsu: Rinnegan, que ao meu ver, dada a praticidade em seu uso e a forma com que prendeu simultaneamente 9 Bijūs, além de ter feito a Sakura (não é um random, é a Sakura) dormir como um bebê por mais de um dia, é superior.

Mugen Onsa de Kabuto já foi provado inferior, uma vez que permitiu movimentos de giro de cabeça e até visão do mundo real, já o Gamarinshou não permite se mover nem um centímetro, e sequer permitiu que eles continuassem a ter visão do mundo real, mesmo tendo Doujutsus e etc. Tsukuyomi, uma mera suposição sua, Danzo e Kakashi deixaram claro que a diferença está na manipulação de tempo, o que é bastante plausível e coerente.

Quanto ao Genjutsu em Bijuus, também não prova nada, já que Bijuus são pegos por Genjutsus com Sharingan level 3. O fato de ser simultâneo sim, vem do Rinnegan, que dá a capacidade de múltiplos controles, como provado pelo mangá. 

Enfim, não existe isso de "apenas" com base na potência do Chakra, o controle foi sincrônico, e o Chakra em si é Sennin, ou seja, tornando em definição e teoria as restrições muito mais fortes, e logo mais o mangá mostrou isso.

@Tópico

Pessoal, eu acredito que ele teria sido pego no Genjutsu independentemente de querer ou não, ok? O que eu levantei foi o fato de ele poder ou não escapar. ^^
Continuem comentando. :planta:

more_horiz
Gamashinrou é diferente de outros genjutsus, a ação e a forma como ele age no sistema nervoso é completamente diferente, basta ver a forma como é executado e o tempo que leva. Diferente do que você argumentou, o Gamashinrou afeta diretamente o sistema nervoso não o chakra em si, como é de costume dos outros genjutsus. Genjutsus usuais como Tsy, Yubi e afins eles controlam o fluxo de chakra no sistema nervoso, não afeta o afeta diretamente. Já o Gamashinrou é aplicado causando danos diretos no sistema nervoso do oponente, mesmo sendo um genjutsu; ou seja: ele desestabiliza diretamente o oponente, com base na intensidade da melodia. [2]

Sendo assim, foi por isso que Nagato não conseguiu tirar os corpos da ilusão, porque não necessariamente é uma ilusão. Mesmo que os corpos estejam mortos, eles possuem um sistema nervoso funcional, assim como necessitam de ter um corpo viável para ser controlado. Se não fosse por isso, quando Jiraya danificou a visão do caminho animal, seria simples para ele em seguida ignorar os danos e simplesmente abrir os olhos: [3].  Pelo contrário tem até sangue remanescente nos corpos: [4]. O som do Gamashinrou é tão potente que chegou a estremecer metal, e até as paredes de toda a Amegakure: [5]. Isso seria o suficiente para ensurdecer uma pessoa normal. Entretanto como nunca foi mostrado em um adversário vivo não podemos saber, sendo apenas especulação. 

Quando aplicado confundiu totalmente o cérebro dos corpos, causando um pane total, para só então acordar em outro Genjutsu dos sapos: [6] [7]. E como o próprio Jiraya afirmou dando mais embasamento no meu argumento, o Genjutsu na verdade age instantaneamente e de forma direta no cérebro de quem é pego.

Então não, Nagato não deixou e não conseguiria livrar os corpos do Gamashinrou, os próprios Pains são imunes a outros tipos de Genjutsus como Tsy. Qualquer personagem independente de quem seja seria derrotado se pego pela melodia, colocando a melodia dos sapos em outro nível em relação a outros genjutsus.

more_horiz
Kakau escreveu:
Mugen Onsa de Kabuto já foi provado inferior, uma vez que permitiu movimentos de giro de cabeça e até visão do mundo real, já o Gamarinshou não permite se mover nem um centímetro, e sequer permitiu que eles continuassem a ter visão do mundo real, mesmo tendo Doujutsus e etc.

Você está desconsiderando que as vítimas pegas em ambos os Genjutsus são diferentes, Kakau.

O Sharingan dá a capacidade de enxergar através de Genjutsus e, consequentemente, maiores capacidades de combatê-los, já o Rinnegan não. E tanto Sasuke quanto Itachi possuíam o Mangekyō Sharingan (Sasuke o Fūmetsu), além de serem mais inteligentes que Nagato e serem muito, mas muito melhores com Genjutsus do que o Uzumaki. Caso Sasuke e Itachi fossem pegos no Gamarinshō, continuariam a ter uma visão do mundo real e sairiam da mesma forma que saíram do Mugen Onsa.

Onde está então a superioridade do Mugen Onsa? Simples: ele é muito mais fácil e rápido de ser aplicado. Ah, e também possui chakra Sennin (um melhor, não?).

Kakau escreveu:
Tsukuyomi, uma mera suposição sua, Danzo e Kakashi deixaram claro que a diferença está na manipulação de tempo, o que é bastante plausível e coerente.

É justamente aí que entra o que eu disse: você desconsiderou isto, e considerou apenas a potência do chakra nos Genjutsus. Os danos que o Tsukuyomi causa, as sequelas que deixa, o tempo em que age, a forma com a qual é aplicado, ou seja, a mecânica do jutsu o torna mil vezes mais perigoso e eficaz do que o Gamarinshō.

É um fato, Kakau, o Tsukuyomi chega a ser letal, e para isto, dependendo da vítima, não é necessário nem mesmo 80% da sua potência real. Você sabe disto.

Kakau escreveu:
Quanto ao Genjutsu em Bijuus, também não prova nada, já que Bijuus são pegos por Genjutsus com Sharingan level 3. O fato de ser simultâneo sim, vem do Rinnegan, que dá a capacidade de múltiplos controles, como provado pelo mangá. 

Enfim, não existe isso de "apenas" com base na potência do Chakra, o controle foi sincrônico, e o Chakra em si é Sennin, ou seja, tornando em definição e teoria as restrições muito mais fortes, e logo mais o mangá mostrou isso.

Kakau, em momento algum eu disse que pegar as Bijūs fosse algo que indicasse superioridade, mas sim que é um ponto que contribui para a superioridade do Genjutsu: Rinnegan, uma vez que esta parte, ou seja, a parte mecânica do Genjutsu, é crucial e faz toda diferença. O ponto que a maioria ignora, e você também ignorou, é que Sasuke simplesmente piscou para a Sakura e fez-la dormir durante um dia inteiro. Qual outro Genjutsu tiraria a consciência de alguém full controle de chakra assim? Vai me dizer que isto não é ser potente? E também, pegar de relance, além de manter as 9 sob controle, também contribuem para a eficácia do Genjutsu.

Importante citar estes dois pontos: o chakra do Sasuke tem uma qualidade estupenda, capaz de surtir efeito no Onmyōton mesmo sem conter chakra Sennin, o que também contribui muito para a potência do seu Genjutsu; e como dito por ele mesmo e reforçado pelo Rikudō Sennin: um Genjutsu de Rinnegan só pode ser quebrado com outro Rinnegan, o que indica que o dōjutsu por si só, por ser uma evolução do Sharingan, já aumenta e muito a potência dos Genjutsus Oculares do usuário.

Como eu disse, um Genjutsu não fica acima de outro somente por causa da potência do seu chakra, a mecânica do jutsu pode compensar a sua "baixa potência bruta". Mas enfim, melhor não levarmos isto tão adiante, não neste tópico pelo menos, não acha?

more_horiz
Já teve treta sobre isso mas era sobre a Konan tirar o Nagato do genjutsu

Concordo com sua ideia do Nagato se deixar ser "morto" de forma proposital, assim seu inimigo sem conhecimento, pensando que o inimigo morreu, baixaria a guarda e poderia ser pego desprevenido, o que acabou por ocorrer

Mas como você disse Kakau, as hastes negras são antenas, elas recebem e enviam chakra

O Naruto pegou uma das hastes negras e usou para rastrear o nagato
O Jiraiya pode ter feito o mesmo, enviando o genjutsu dos path's ate o nagato verdadeiro mesmo sem saber

Nada impede que durante o Genjutsu, não apenas os 3 Path's, mas, o nagato verdadeiro também estivesse preso no genjutsu, POREM, o Jiraiya matou os 3 path's e deixou o nagato verdadeiro imaculado, eis que deu ruim, os 3 foram revividos e blablabla

Não discordo da ideia que o Nagato as vezes deixe os path's morrer de forma proposital, ele caso não estivesse no genjutsu, deixaria os path's morrer sem problema algum ali, pois, faria o Jiraiya baixar a guarda

Só não tenho como dizer com certeza se além dos 3 path's, o nagato verdadeiro também não caiu no genjutsu por causa do envio e recebimento de chakra através das hastes, só que nesse caso, daria no mesmo, pois, a konan poderia tirar o uzumaki do genjutsu e ele deixaria os 3 morrerem e blablabla

more_horiz
Schiffer escreveu:
Gamashinrou é diferente de outros genjutsus, a ação e a forma como ele age no sistema nervoso é completamente diferente, basta ver a forma como é executado e o tempo que leva. Diferente do que você argumentou, o Gamashinrou afeta diretamente o sistema nervoso não o chakra em si, como é de costume dos outros genjutsus. Genjutsus usuais como Tsy, Yubi e afins eles controlam o fluxo de chakra no sistema nervoso, não afeta o afeta diretamente. Já o Gamashinrou é aplicado causando danos diretos no sistema nervoso do oponente, mesmo sendo um genjutsu; ou seja: ele desestabiliza diretamente o oponente, com base na intensidade da melodia. [2]

Como eu já te disse, Leandro-kun, não existe isso de Genjutsus não afetarem o Chakra, eles agem justamente no Chakra, a diferença é o tempo que levam pra invadir o sistema nervoso. Oras essa, você colocar uma página mostrando que afeta o cérebro pela audição já deveria te fazer pensar que Genjutsus visuais afetam o cérebro pela visão, mas ainda precisa do Chakra, porque é uma técnica feita com Chakra
Schiffer escreveu:
Sendo assim, foi por isso que Nagato não conseguiu tirar os corpos da ilusão, porque não necessariamente é uma ilusão. Mesmo que os corpos estejam mortos, eles possuem um sistema nervoso funcional, assim como necessitam de ter um corpo viável para ser controlado. Se não fosse por isso, quando Jiraya danificou a visão do caminho animal, seria simples para ele em seguida ignorar os danos e simplesmente abrir os olhos: [3].  Pelo contrário tem até sangue remanescente nos corpos: [4]. O som do Gamashinrou é tão potente que chegou a estremecer metal, e até as paredes de toda a Amegakure: [5]. Isso seria o suficiente para ensurdecer uma pessoa normal. Entretanto como nunca foi mostrado em um adversário vivo não podemos saber, sendo apenas especulação. 

Pelo amor de Deus!

O cérebro é comandado basicamente por sinais elétricos, sinais elétricos que não existem em defunto, então não, não tem sistema nervoso funcional! Sem Chakra os corpos voltam a ser frios, sem sinais elétricos nem NADA, incluindo OBVIAMENTE atividade no sistema nervoso.

Quanto à propagação do som fazer "tremer", é simplesmente dependente do meio. Som, ondas sonoras, vibrações, decibéis, energia, basicamente, é por isso que um baixo pode fazer estremecer as paredes de uma escola sem ensurdecer ninguém ou quebrar os vidros, e ainda nem citei a frequência própria dos materiais. Enfim, isso não quer dizer nada.
Schiffer escreveu:
Quando aplicado confundiu totalmente o cérebro dos corpos, causando um pane total, para só então acordar em outro Genjutsu dos sapos: [6][7]. E como o próprio Jiraya afirmou dando mais embasamento no meu argumento, o Genjutsu na verdade age instantaneamente e de forma direta no cérebro de quem é pego.

Óbvio que confundiu, até mesmo um Ranshindou Rank B de Tsunade no clássico confunde o cérebro inteiro, mas em uma parte específica. Como eu disse, não tem nada demais.

O Tsukuyomi junto de qualquer Genjutsu também age no cérebro, que é onde controlamos os sentidos. Kurenai, Kakashi, Orochimaru, Tobi, enfim, para controle precisa necessariamente invadir o cérebro, Gamarinshou faz isso mais rápido por ser mais potente.
Schiffer escreveu:
Então não, Nagato não deixou e não conseguiria livrar os corpos do Gamashinrou, os próprios Pains são imunes a outros tipos de Genjutsus como Tsy. Qualquer personagem independente de quem seja seria derrotado se pego pela melodia, colocando a melodia dos sapos em outro nível em relação a outros genjutsus.

Nunca teve nenhum indício disso no mangá, não mesmo, e nem tem sentido. Você só falta dizer que alguém que morreu sem danificar o cérebro seria pego pelo Gamarinshou, mesmo estando morto.

Sasuke escreveu:
Você está desconsiderando que as vítimas pegas em ambos os Genjutsus são diferentes, Kakau.

O Sharingan dá a capacidade de enxergar através de Genjutsus e, consequentemente, maiores capacidades de combatê-los, já o Rinnegan não. E tanto Sasuke quanto Itachi possuíam o Mangekyō Sharingan (Sasuke o Fūmetsu), além de serem mais inteligentes que Nagato e serem muito, mas muito melhores com Genjutsus do que o Uzumaki. Caso Sasuke e Itachi fossem pegos no Gamarinshō, continuariam a ter uma visão do mundo real e sairiam da mesma forma que saíram do Mugen Onsa.

Onde está então a superioridade do Mugen Onsa? Simples: ele é muito mais fácil e rápido de ser aplicado. Ah, e também possui chakra Sennin (um melhor, não?).

Na verdade não tem nada a ver. O Shikamaru já havia percebido que Mugen Onsa da Tayuya (que também é instantâneo) era um Genjutsu e teve tempo de arremessar a Kunai, chegou a ser pego nele, viu e sentiu as ilusões e só depois manipulou Chakra pra sentir dor. Além disso, o Rinnegan não ser usado para Genjutsus por Nagato não muda o fato de que é a evolução do Sharingan e um Doujutsu também. 

Acontece que eu não falei superioridade, falei FORÇA, no sentido de INTENSIDADE. Mugen Onsa estaria acima no Raking, já que nem os maiores gênios em Genjutsu conseguem escapar dele e é muito mais prático. Entretanto, é justamente a sincronia demorada que torna o Gamarinshou mais forte. Também é óbvio que Kabuto não reúne Energia Sennin melhor que os sapos anciões.
Sasuke escreveu:
É justamente aí que entra o que eu disse: você desconsiderou isto, e considerou apenas a potência do chakra nos Genjutsus. Os danos que o Tsukuyomi causa, as sequelas que deixa, o tempo em que age, a forma com a qual é aplicado, ou seja, a mecânica do jutsu o torna mil vezes mais perigoso e eficaz do que o Gamarinshō.

É um fato, Kakau, o Tsukuyomi chega a ser letal, e para isto, dependendo da vítima, não é necessário nem mesmo 80% da sua potência real. Você sabe disto.

Mas meu caro Kaio, foi justamente isso. Eu considerei a POTÊNCIA, não a praticidade e a viabilidade. Você veio e questionou primeiramente que não cria que era mais potente, e agora fala de viabilidade e praticidade, sendo coisas diferentes. Sim, eu sei que o Tsukuyomi é bem mais letal que o Gamarinshou em uma luta, mas não muda o fato de que o Gamarinshou no sentido de potência é mais forte, porque se o Uchiha não aplicasse a manipulação do tempo, NUNCA que restringiria melhor os movimentos do que o Gamarinshou, que utiliza energia sennin. Isso é básico.

Quanto ao "dano" do Tsukuyomi, primeiro que ele simplesmente sobrecarrega a mente do alvo, e segundo que o Gamarinshou é um Genjutsu que não necessita que o aplicador também sofra, e muito melhor que sobrecarregar a mente do alvo é poder atacá-lo livremente enquanto ele está incapacitado. Não que tenha relevância, mas tem de considerar tudo. Enfim, eu me referi à potência em si mesmo, excluindo propositalmente os outros fatores, já que não são relevantes para a questão do tópico.
Sasuke escreveu:
Kakau, em momento algum eu disse que pegar as Bijūs fosse algo que indicasse superioridade, mas sim que é um ponto que contribui para a superioridade do Genjutsu: Rinnegan, uma vez que esta parte, ou seja, a parte mecânica do Genjutsu, é crucial e faz toda diferença. O ponto que a maioria ignora, e você também ignorou, é que Sasuke simplesmente piscou para a Sakura e fez-la dormir durante um dia inteiro. Qual outro Genjutsu tiraria a consciência de alguém full controle de chakra assim? Vai me dizer que isto não é ser potente? E também, pegar de relance, além de manter as 9 sob controle, também contribuem para a eficácia do Genjutsu.

Importante citar estes dois pontos: o chakra do Sasuke tem uma qualidade estupenda, capaz de surtir efeito no Onmyōton mesmo sem conter chakra Sennin, o que também contribui muito para a potência do seu Genjutsu; e como dito por ele mesmo e reforçado pelo Rikudō Sennin: um Genjutsu de Rinnegan só pode ser quebrado com outro Rinnegan, o que indica que o dōjutsu por si só, por ser uma evolução do Sharingan, já aumenta e muito a potência dos Genjutsus Oculares do usuário.

Como eu disse, um Genjutsu não fica acima de outro somente por causa da potência do seu chakra, a mecânica do jutsu pode compensar a sua "baixa potência bruta". Mas enfim, melhor não levarmos isto tão adiante, não neste tópico pelo menos, não acha?

Óbvio que não, assim como em momento algum eu denotei superioridade no geral. O Tsukuyomi de Uchiha Itachi vivo é uma faca de dois gumes em uma luta que tenha mais de um adversário, mas sendo ele Edo Tensei, é muito mais letal, já que ele também recupera a mente em um estalar de dedos. Então sim, eu estou ciente dos outros fatores, mas em momento algum eu englobei superioridade, mas potência.

Um Rasenshuriken (comum) é mais potente que um tiro de Amaterasu, mas o segundo jutsu é muito melhor.

Quanto à parte de ser um Genjutsu do Rinnegan e Chakra:  Rikudou Sennin falou no geral, ele nem faz ideia da adaptação do olho em Sasuke, que difere de Madara, de Nagato e de Obito, assim como o controle de Chakra de Madara é visivelmente superior ao de Sasuke, mostrando que tem especificações dentro disso. Ele poderia piscar para Naruto e ter o mesmo efeito, se fosse assim, só que Naruto estala os dedos e sai do Genjutsu. Quanto ao Chakra ser potente, sim, óbvio, ele recebeu Chakra do Hagoromo diretamente.

Enfim, é evidente que você se equivocou interpretando meu post, potência no sentido de intensidade não quer dizer superioridade prática, eu jamais citei isso.

@Ellos

Entendo seu ponto de vista, André-kun.

Entretanto, deixe-me tentar sanar esta sua dúvida: As hastes só funcionam recebendo Chakra do Nagato. Ou seja, elas recebem Chakra do Nagato e enviam Chakra do Nagato para o alvo, o contrário não ocorre. Oras, seria muito fácil Naruto encher a estaca de Energia Sennin até o Nagato ser petrificado.

Outra questão é que um alvo pego é uma alvo impossibilitado de se mover e manipular Chakra, isso implicaria em os corpos caírem imediatamente, mas não ocorreu, e ainda tem o fator Konan.

Bem, é uma ideia bem sustentada.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos