Existe 3 passagens no manga que respondem essa pergunta
As duas primeiras são referentes ao termo que se deve usar nesses casos
O nome dado em situações assim é espolio de guerra, foi esse o termo que o Muu usou enquanto conversava com Onoki e é o mesmo termo que Ao usou para se referir a seu Byakugan.
Muu diz: Após uma vitória, quando termina o conflito final, uma aliança se torna uma disputa pelos espólios de guerra
Ao diz: O meu próprio olho é um espólio de guerra com Hyuugas
Pelo o que o Muu e Ao dizem, qualquer um dentro da aliança shinobi poderia ter pego as espadas sem qualquer represália, só que, nisso entra a terceira passagem do manga, essa é a que eu chamaria de "risco" pois se você pega algo poderoso, pessoas poderosas podem se interessar por esse algo e ir atrás de você...
Shikamaru quando recusou ser um ninja guardião afirma justamente isso, se tornar famoso, top, também faz de você um alvo e o foco de mais inimigos, ou seja, se você pegar uma espada poderosa como a Kiba lançadora de raios, provavelmente algum dia alguém vai bater na sua porta querendo ela, um conflito com alguém que pode ser mais poderoso que você...
Qualquer um pode ter pego, assim como a tenten por exemplo pegou as armas do rikudou
Só que nada impede de um vilão surgir do nada tipo o Shin e caçar a tenten falando me da as armas do Rikudou...
Não acho que todas estejam em kiri, não duvido que o suigetsu tenha pelo menos uma