Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionContrato para Professora em 1923. EmptyContrato para Professora em 1923.

more_horiz
Vi em um post de Facebook, uma suposta imagem de como eram as cláusulas do contrato para ser professora em 1923. Olhem as regras:

Contrato para Professora em 1923. 11140118_746532745469634_7337544256899681633_n

Acham que era assim mesmo? "Não passe pelas sorveterias do centro da cidade"? :~.~:

descriptionContrato para Professora em 1923. EmptyRe: Contrato para Professora em 1923.

more_horiz
Sim.

Naquela época as mulheres eram controladas por padrões, que eram exigidos para impor uma boa conduta e restrição em suas autonomias e sexualidade.

descriptionContrato para Professora em 1923. EmptyRe: Contrato para Professora em 1923.

more_horiz
Parece ser verdade isso. http://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/contrato-de-professora-em-1923-proibia-de-casar-frequentarsorveterias-andar-com-homens-16384742

Como eu disse, só parece mesmo, não tenho certeza. ..

Mas isso nem é de se espantar, como o Again mesmo disse, as mulheres daquela época eram muito padronizadas, elas não tinham muitos direitos, então é coerente o que está escrito aí.
"Não passe pelas sorveterias do centro da cidade"? :~.~:

Acho que todas essas cláusulas toscas já foram feitas para diminuir o interesse das pessoas no ramo, e como a educação é o forte desse país

Sei que a moeda foi desvaloriza ao passar das gerações, mas, $75. .. fala sério. A pessoa que aceitasse esse contrato, não sei como faria para viver, o contrato a coloca "N" limitações, assim sendo difícil arranjar um outro serviço assalariado.

PS: Parece que os homens não exerciam essa profissão, nenom? :think:

more_horiz
É um pouco aliens isso, mas é como disseram, 1923 é quase 100 anos atrás, a mulher era submissa a vontade dos homens e aquela época sim, era uma sociedade machista.

Coitada das professoras, não podiam nem viajar com os tios ou tomar sorvete, que triste.

more_horiz
Sério que vocês acreditam nisso? Eu imprimo isso numa máquina de escrever e uso as diversas táticas de envelhecimento fake de um papel.

Fumar era incentivado, até mesmo para as mulheres. Não demorou muito para que as empresas americanas (algumas criaram filiais no Brasil) voltassem os olhos para as mulheres. Fumar naquela época era sinônimo de educação e inteligência. (Além do próprio uso medicinal)

Além dos erros ortográficos (um texto formal não podia ser mal redigido naquela época), eu não vi um ponto-vírgula.

A da sorveteria é risível, não tinha nenhuma restrição para as mulheres, alias, as mulheres e crianças eram a publicidade dos cartazes de sorvetes. Então porque não passar pela sorveteria?
A não ser que seja uma cidade pequena e a sorveteria fosse um prostíbulo.

Outros pontos fazem sentido, mas também se enquadravam aos homens. Homem algum naquela época podia vir acompanhado de 2~3 mulheres que não fossem suas irmãs ou mães. O homem também não podia ficar se agarrando e mostrando vulgaridade naquela época.

Se casar é a única restrição "pesada" quanto a isso, mas, é como ser freira, não conheço nenhuma que tenha se casado. Assim como um padre. Eles sabiam das condições e aceitaram assim mesmo. Alias, foi assim que nasceu a expressão: "Tia". Já que as mulheres ficavam pra Titia kkkkkkkkkkkkkkkk

Aposto que esse papel foi dropado de uma reportagem ou livro feito por uma mulher. Eu duvido que tenha sido feito por um homem, duvido.

Agora que o lance da sorveteria foi engraçado, aí foi kkk
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos