Isso é um pouco controverso.
De fato, sombra está atrelada a luz. Logo em um cenário sem qualquer luminosidade, o Nara perderia a capacidade de utilizar seus hijutsus. Isso foi inclusive explorado na Light Novel do Shikamaru, na qual o vilão estrategicamente fez o Nara lutar em um salão completamente fechado e sem qualquer fonte luminosa, de forma a fazer com que ele não pudesse recorrer aos jutsus de seu clã.
Na entanto, na cena deste filler recente, não houve um cenário de escuridão total, sem qualquer fonte luminosa. O que houve foi o
bloqueio da luz da lua por uma nuvem. Agora me permitam reutilizar o conceito de sombra trazido pelo membro Juruy:
Wiki escreveu: Uma sombra é uma região escura formada pela ausência parcial da luz, proporcionada pela existência de um obstáculo. Uma sombra ocupa todo o espaço que está atrás de um objeto com uma fonte de luz em sua frente. A sombra muda de posição conforme a origem da luz.
A nuvem, no caso do filler, não estaria criando uma grande sombra, meus caros? Pensem comigo. A lua é a fonte luminosa, o que está iluminando. A nuvem seria o objeto que passou em frente a luz, nada mais que um obstaculo criador de sombra. Logo
Shikamaru e Sai estavam em uma grande sombra, e não em um cenário de escuridão.
E aonde eu quero chegar com essa balela toda? Muito simples. Quem lembra da luta do Shikamaru vs. Temari?
Dentro de outras sombras, o Nara pode mover
livremente a sua. Inclusive, foi utilizando deste fator que ele venceu Temari, utilizando sombra de um túnel (que em algumas interpretações, tal sombra nada mais seria que "escuridão"). Por isso em ambientes florestais, os Naras costumam se tornar mais perigosos, visto que seu jutsu não terá tantas limitações com relação a alcance, visto que em tais lugares há várias sombras para dar suporte ao seu jutsu.
Em suma, o que eu concluo com esse meu post...
Sim, Naras são incapazes de utilizar seus hijutsus em cenários de completa escuridão, com ausência total de fonte luminosa, como no caso citado da Light Novel. Porém, não, nesse episódio filler, ele não deveria ser "inutilizado", pois ele estava dentro de uma grande sombra formada por nuvens.
Anyway, Shikamaru, e provavelmente os outros Naras também, costumam portar bombas de luz, para justamente poder lidar com problemas envolvendo ambientes escuros. Outras fontes luminosas também podem ser criadas durante a luta, como o fogo, por exemplo, que a depender da ocasião pode ser criado com explosões, e o próprio Shikamaru possui afinidade com o elemento Katon, segundo o DB4.