Não estavam lutando em alta velocidade , estavam completamente imoveis devido ao Shikamaru , só não leveram Kamui na cabeça por enredo , isso é um fato um real , não é igual suas abobrinhas como preparação pra usar Kamui e Hidan e Kakuzu lutando em alta-velocidade .
LOL
Mas aí ele tentou fazer a mesma coisa, só que com o Raikiri, só falhou porque levou um chute do Kakuzu e depois a sombra do Shikamaru terminou.
Por que ele iria usar o Kamui, se Raikiri~~Chidori gastaria menos chakra, e ainda seria mais rápido?
Isso não faz o menor sentido. Sobre o resto da luta, eu já expliquei.
http://mangas.centraldemangas.com.br/naruto/naruto424-18.jpg <- página
Ele não morre PRO PREGO, mas morre devido a falta de chakra, pensei que houvesse sido nessa parte do prego, mas foi depois. Fica bem claro nessa página.
Fica CLARO que esse Kamui exige SIM uma quantidade exorbitante de chakra, tanto é que morreu logo após o uso dela por falta da mesma, só sendo muito animal para não assimilar isso. Tanto é que ele cita que o uso DESSE JUTSU ESPECÍFICO iria o esgotar mais rápido a ponto de matá-lo, e mesmo assim seria uma versão menos potente.
http://konohaonline.info/capitulos/424#15 <- capítulo
Leia o capítulo.
http://konohaonline.info/capitulos/270#8 <- Nesse capítulo, ele fala que terá que usar "aquilo" (o MS~~Kamui)
http://konohaonline.info/capitulos/276#6 <- capítulo aonde ele finalmente usa.
http://mangas.centraldemangas.com.br/naruto/naruto276-10.jpg <-Aqui ele diz que não controla bem o posicionamento do jutsu.
Seis capítulos para conseguir usar o jutsu, ficou claro que demorou um pouco até o jutsu estar preparado. "Preparo" não precisa ser demorado, mas demorava um tempinho sim, e se somar tudo que foi postado fica nítido a dificuldade de uso e manejo do jutsu na época.
Era um jutsu arriscado, usava muito chakra, exigia concentração, foco e comprometia a mobilidade temporariamente -todas as vezes que usou o Kamui, ele estava parado, e obviamente não foi uma coincidência-, etc. Qualquer um já notou isso, não é preciso ser nenhum gênio.