Eu gostaria muito que o @SenjuFelipe comentasse aqui, seria interessante, amigo.
Bem, isso é algo que discuto com algumas pessoas incluindo o Felipe. Pra que eu goste de uma música, não é necessário exatamente que a letra seja muito bem escrita, e tenha o falado "conteúdo", na verdade a letra é algo que eu só presto atenção bem depois, quando já ouvi bastante o instrumental, que é ago que amo nas músicas e isso implica muito se irei gostar de música x ou não, porque se o instrumental, melodia etc for ruim, não tem letra que segure. Claro, quando uma música tem melodia e letra muito bons, aí é bem legal, claro e seria ótimo se isso sempre acontecesse, o que não acontece. Então algumas, a maioria das músicas eu escuto e gosto muito, mas não tem uma letra bem formal e conceitual, Felipe sempre diz que eu adoro uma "farofa", eu gosto mesmo, isso não quer dizer que não curto uma boa música, mas cá entre nós, pessoas, eu tenho que ouvir músicas como Hello, Dope, Thinking Of You, talking to the moon, direto? Every day? Every fuck*** time? Eu não, gosto de animar meu dia, escuto as mais "conceituais" vez ou outra ou misturadas entre as "sem letra", é mais ou menos assim: Poker face, gypsy, blow, tik tok, work bitch, hello, homentown glory, baby one more time, hells bells...
Então não, se você for se preocupar em ouvir só músicas bem conceituais, você estará fazendo o que alguns acham que se deve fazer ou seja certo, na verdade música não é só isso e os tempos não são os mesmos de alguns anos atrás, quando tínhamos Michael Jackson e "velhotes"(com todo respeito) fazendo música com letra legal.
Se uma música tiver tudo, letra, melodia, instrumental etc., isso é muito bom, mas a falta de um não implica tanto em gostar ou não gostar, a não ser que, a letra seja exageradamente horrível, tipo, cheia de palavrões exagerados ou violentos etc., aí pesa bastante.