Shikamaru e Shikaku são os mais inteligentes fora da batalha, para montar estratégias bem elaboradas e em análises detalhadas, mas não me lembro da genialidade deles sendo botado em prática sobre pressão, como ninjas como Itachi, Kakashi, Tobirama e Minato.
1- Tobirama
2- Itachi
3- Minato
4- Kakashi
A questão é que o Tobirama tem muito mais experiência de batalha que os demais, por isso o coloco na frente, pois no geral, são BEM SIMILARES.
A genialidade do Itachi é mais característica da sua personalidade e do excelente domínio do seu estilo de luta do que de um feito estratégico\ analítico sobrenatural.
Minato é meio negligente em algumas ocasiões ( Madara vs Minato SM) e tem uma personalidade mais descontraída. Mas tem tantos feitos quanto Itachi e Tobirama.
Kakashi não tem muitos feitos também, até onde eu me lembre o principal foi desvendar o Kamui. Mas considerando o tempo de batalha decorrente até ele descobrir, o fato de possuir uma versão homóloga e ter tido 2 testes até ter a certeza de que sua teoria estava certo, não é algo único. Mas sempre foi muito precavido, atencioso, estratégico e sempre soube muito bem utilizar de suas técnicas.
Logo depois vem o Sasuke, Nagato, Madara, Obito, mais ou menos equiparados.
Naruto é uma mistura de extremos. Tem ocasiões em que sua análise é tão apurada quanto a dos gênios acima , tal como na criação estratégias bem elaboradas, em outras ele é burro que nem o Hidan.