ENEM é uma piada e farsa.
Está cada vez mais complicado entrar em uma universidade, a prova do ENEM não deveria ter 180 questões, na minha opinião o problema não são as questões em si, e sim a quantidade de questões que ela tem, além do estudante ter que estudar para diversas matérias, em que a maioria delas não estarão presentes no futuro acadêmico, devem ainda ter um preparo físico e mental, o que uma prova dessa pode REALMENTE dizer sobre as suas capacidades?
Ainda tem um sistema horrível, as provas tem variadas questões de nível fácil, médio e difícil, caso o aluno tenha ciência que o ENEM é uma caixinha de surpresas e necessita de uma preparação prévia, o que ele fará? Ele vai estudar. Mas, o problema estará no método de correção, já citado pelo
@Kakau, cada questão tem uma certa quantidade de pontos, as mais fáceis tem os maiores pontos, enquanto as mais complicadas com os menores pontos. E, ainda tem a probabilidade de um aluno ter dominado a maioria das questões e ter uma nota baixa, pelo fato de acertar uma questão difícil e ser considerada um chute/cola.
Eles não tem a capacidade de elaborar esse nível de prova com a situação da educação do nosso país, totalmente desigual em nível regional. Escolas particulares podem abordar o conteúdo do ENEM, e as escolas públicas?! Colocando cotas não vão ajudar o aluno a entrar a universidade, vai deixá-lo mais despreparado para o ramo acadêmico que é muito exigente.
Entrei à universidade em meados de 2010/2011, fiz o ENEM como nota parcial, mas preferi universidades com seus próprios métodos avaliativos. Me dei bem na redação, pois tive a sorte de ter ao meu lado um professor que corrige as notas de todo o Brasil, ele praticamente me deu a fórmula de obter uma ótima nota de redação sem necessitar de ser um dicionário ambulante. Eles não gostam de uma redação com palavras difíceis demais com significados simples, o próprio professor afirmou que muitos avaliadores retiram pontos de alunos que utilizam palavras que nem eles mesmos conhecem, absurdo? Sim, mas são os métodos do ENEM, eles querem que o aluno tenha conhecimento do assunto e crie uma redação de fácil compreensão.
Qual a possível solução? Melhorar a situação educacional do país, um programa especializado para alunos em escolas públicas que já vivem em constante desigualdade e que necessitam de um maior estímulo, para que não desistam de estudar pelas dificuldades que poderão enfrentar ao decorrer da vida, nem todos eles conseguem entrar à universidade e acabam desistindo dos estudos. As escolas devem modificar a forma de ensino, devem encontrar maneiras de facilitar a compressão do aluno, nada muito engessado, mas que tenham capacidade de estimular o aluno a permanecer no ambiente escolar.