Doutrinador escreveu: kishi só quis contar a historia de naruto(afinal é o protagonista né, mas isso é pra outro tópico).
Então tu não assistiu o mesmo anime que eu, a história do Naruto só começou a ser contada e explorada de verdade no shippuuden, no clássico vários e vários ninjas foram explorados, por isso o pessoal sempre prefere o clássico, por ter uma diversidade maior em relação aos plots.
Sinceramente, mais Dojutsus seria um saco, isso pq se tivesse mais dojutsus, isso remeteria a clãs, e teriam que ser contadas as histórias desses clãs, obviamente demoraria tempo demais pra fazer isso, isso geraria uma lentidão no enredo principal que era do Naruto virar Hokage e salvar o abiguinho.
E contestando o que foi dito pelo
@Kenichi kun.
O fato de existirem poucos dojutsus é facilmente explicado pela origem do chakra, o chakra veio do Juubi, que tinha o Sharinnegan, que deu origem a dois dojutsus, o Sharigan e o Rinnegan, e o Byakugan veio dos Ootsutsukis que não eram da terra, ou seja, qualquer dojutsu que não tivesse ligação com esses não teria como ser explicado.
Se o Kishi introduzisse vários dojutsus no clássico, haveria um conflito entre as histórias, o que eu penso que poderia ser feito é, caso ele introduzisse outros dojutsus, esses teriam de ter relação com os 2 mostrados no clássico (como o rinnegan e o tenseigan tem), poderia ser facilmente explicado como uma evolução, ou nerfamento dos originais por causa de uma mistura de DNAS e tal, mas no clássico acho que ficaria ruim fazer isso, teriam que explorar os clãs de qualquer maneira, se com poucos dojutsus e poucos clãs houve tanto desequilibrio na história, imagina se tivesse mais clã e mais dojutsus, a história definitivamente não iria pra frente.
enfim, é isso.