Naruto vs Gaara.
"... Estar sozinho... estar incompleto... o que você deve sentir... O que a sua dor deve ser... eu entendo ela... Mas... pelas pessoas que são preciosas para mim... se você tentar machucá-las... e se você tentar matá-las... eu vou te parar... Porque eles me resgataram do inferno de ser sozinho... eles aceitaram a minha existência... é por isso que todos eles são os mais importante..."
Naruto e Kushina.
"Não se desculpe. Eu tive muitos problemas crescendo como jinchūriki, mas eu nunca culpei vocês. Talvez eu nunca entenda como é o amor dos pais, mas eu nunca tive um pai ou mãe para começar, então eu dei um jeito. Mas agora eu entendo, eu estou vivo porque meus pais deram suas vidas por mim. Vocês me encheram de amor antes de selar a Nove-Caudas! Então, aqui estou, feliz e saudável! Fico feliz de ser o seu filho!"
Madara e Obito.
"Escute... Neste mundo, sempre que houver uma luz, haverá também sombras. Enquanto o conceito de vencedores existir, também deve haver perdedores. O desejo egoísta de querer manter a paz provoca guerras e o ódio nasce para proteger o amor."
Hiruzen vs Orochimaru.
"É um lugar onde em cada ano shinobi são nascidos, criados, envelhecem, lutam e morrem para proteger a sua casa. Essas pessoas são preciosas para mim. Partilhamos uma casa, nós compartilhamos uma vida, e embora nós não podermos compartilhar laços de sangue, eles são preciosos para mim. Eles são minha família. E se eu cair, você ainda irá falhar. Eu sou apenas um de uma longa linhagem. Eu carrego esse título em confiança para aqueles que vieram antes de Hokage e aqueles que virão depois. Eu sou o Terceiro Hokage!"
Hiruzen morrendo.
"Quando as folhas das árvores de dança, um deles deve encontrar chamas. A sombra do fogo vai iluminar a aldeia, e mais uma vez, as folhas da árvore seram broto novo."
Nagato/Pain vs Tsunade.
"Vocês só dão importância a si mesmos. Acham que podem adiar a morte. Vocês se iludem com essa frívola paz. Quando se mata alguém, você assina sua própria sentença de morte. O ódio é a corrente que liga vocês. Guerra... Uma faca de dois gumes, que traz dor, feridas e mortes para ambos os lados."
Nagato e Naruto.
"Morrer como lixo... um ódio sem fim, e uma dor que nunca sara... Isso... é guerra... Naruto... é isso... que você terá que enfrentar... daqui para frente... esse livro... e agora você... eu quase sinto... como se alguém... estivesse preparando tudo para esse momento... ou... talvez... seja a vontade de Deus... e é aqui onde o meu papel nisso termina... Naruto... Eu acredito que você realmente pode..."
Jiraya e Orochimaru.
"Deixe-me te ensinar uma coisa. A verdadeira qualidade de um shinobi não está no número ou na quantidade de talento que ele possui. O importante é a determinação de nunca desistir."
Jiraya e Tsunade.
"O meu trabalho agora é ajudar a nova geração e ser um bom exemplo para eles. E por esse propósito, eu arrisco a minha vida sorrindo o tempo todo. É a única coisa legal que velhotes como eu podem fazer."
Jiraya.
" O verdadeiro modo de medir o nível de um shinobi não é vendo como ele vive, mas como ele morre. Não é o que eles fazem em vida, mas o que eles fizeram antes de morrer é que diz seu valor. Pensando nisso, a minha história é cheia de falhas. Tsunade me dava um fora todas as vezes. Não pude salvar o meu amigo. Falhei em proteger o meu aluno e o meu professor. Comparado aos grandes Hokage que vieram antes de mim, os meus feitos foram insignificantes. Gostaria de morrer como eles..."
E o Melior...
Jiraya morrendo.
"Isso. Esse final... é um pouco melhor. O sapo no fundo do poço mergulha para o grande oceano. Hehehe... Sim. Até que é honroso... Muito honroso. Eu acho que chegou a hora de largar a minha caneta. Espera, é mesmo. Eu preciso de um título para o próximo livro. Vamos ver... ah... já sei. O Conto de Naruto Uzumaki... Perfeito."