Os Primordiais
Antes do tempo dos deuses e titãs, existiram os deuses primordiais, uma raça de humanoides elementais com alturas astronômicas. Devido a seus tamanhos astronômicos, quando ocorreu a Guerra dos Primordiais, os seus restos mortais foram usados para a criação do mundo e de todo o universo. As Fúrias foram criadas com o sangue de uma primordial.
Apesar de terem aparecido poucos primordiais na série, eles se mostraram adversários bastante poderosos para Kratos e o Olimpo.
Primordiais que aparecem em God of War:
Thanatos: O Primordial da Morte e proprietário do Domínio da Morte. De acordo com Zeus, sua morte transformou Kratos em "Morte, o destruidor de mundos"
Morpheus: O Primordial do Sonho, que apesar de nunca ter aparecido em God of War, foi ele que colocou todos os deuses olimpianos e mortais em um sono profundo.
Primordial das Estrelas: Esse primordial foi visto lutando na Guerra dos Primordiais. Sua possível morte causou a criação das estrelas.
Primordial da Água: Uma primordial que foi vista durante a Guerra dos Primordiais. Sua morte causou a criação de toda a água existente no mundo.
Por ter uma aparência feminina, é possível que ela seja a Thalassa, a Deusa Primordial do Mar na mitologia grega.
Primordial das Montanhas: Um primordial que foi visto durante a Guerra dos Primordiais. Sua morte causou na criação das montanhas.
Por ser o criador das montanhas, é possível que ele seja um óreas, a personificação das montanhas.
Primordial do Sangue: Uma primordial que lutou na Guerra dos Primordiais. Sua morte causou a criação das Fúrias.
Nyx: A Primordial da Noite. Sua única aparição foi através de uma estátua em God of War: Ascension.
Uranos: O Primordial do Céu e o primeiro governante do mundo. Atena o citou em God of War II quando explicou para Kratos sobre o ciclo vicioso em que um filho está destinado a destronar o pai para se tornar o governante do mundo.
Embora Gaia (a Primordial da Terra), Tártaro (o Primordial do Submundo) e Caos (o Primordial de Tudo) sejam classificados como primordiais na mitologia grega, no mito de God of War, as coisas são completamente diferentes, pois Gaia é uma titã, Tártaro é apenas um lugar que nunca foi confirmado como sendo um ser vivo e o Caos são os males criados durante a Primeira Titanomaquia.
As Irmãs do Destino
As Irmãs do Destino, Parcas ou Moiras são 3 deusas e irmãs com a capacidade de moldar o destino de qualquer mortal e imortal. São elas quem escolhem as vitórias, as derrotas, o nascimento e a morte de um individuo. Kratos foi o único que conseguiu vencer o seu próprio destino pré-programado e derrotar as irmãs.
Atropos: A mais velha das irmãs e a responsável por cortar os fios do destino, determinando quem irá morrer.
Lahkesis: A irmã do meio e a responsável por "embelezar" os fios do destino, determinando como uma pessoa irá viver a sua vida.
Clotho: A irmã mais nova e a responsável por dar a vida a um individuo.
Deuses do Olimpo
Os deuses do Olimpo são os principais governantes do universo grego e de God of War, sendo que três deles tem o controle absoluto sobre determinada parte do mundo (Zeus governa o céu e a Terra, Poseidon os mares e Hades o Submundo). Devido as "discussões mesquinhas" e os males da Caixa de Pandora que se apossaram nos deuses, é possível que esse tenha sido o principal motivo de muitos olimpianos não terem ajudado Zeus durante a Segunda Titanomaquia. Um bom exemplo é a Afrodite, que apesar de ser uma olimpiana, ela não quis se aliar a nenhum lado durante a guerra, preferindo fazer sexo com Kratos e com as suas escravas sexuais.
Os deuses olimpianos que aparecem em God of War:
Zeus: Deus do trovão, do raio, do céu, rei dos deuses, governante do mundo e pai de Kratos.
Poseidon: Deus e governante dos mares, dos cavalos e dos terremotos.
Hades: Deus e governante do Submundo.
Ares: O primeiro Deus da Guerra e antigo mentor de Kratos.
Kratos: Depois de matar Ares, os deuses olimpianos transformaram Kratos no segundo Deus da Guerra.
Athena: Deusa da sabedoria, da guerra estratégica, da civilização, das artes, da justiça, do artesanato e antiga mentora de Kratos.
Hermes: Deus dos viajantes, dos ladrões, dos comerciantes, dos atletas, da velocidade e mensageiro dos deuses.
Afrodite: A deusa do amor, da beleza, do sexo e esposa de Hefesto.
Ártemis: Deusa da caça, da vida selvagem e irmã gêmea de Apolo.
Hefesto: Deus dos ferreiros, da forja, dos vulcões, do fogo, da tecnologia, ferreiro dos deuses e marido corno de Afrodite.
Hera: Deusa da maternidade, do casamento, das esposas, do céu, rainha dos deuses e esposa de Zeus.
Os citados:
Apolo: Deus da luz, da música, da profecia, cura, artes, peste, poesia, medicina, tiro com arco e irmão gêmeos de Ártemis. Apesar de nunca ter aparecido na série, ele é bastante citado durante a saga de God of War. Essas citações envolvendo o seu nome deve ser pelo fato de que Apolo é um dos deuses mais importantes e respeitados da mitologia greco-romana.
Deméter: Deusa da colheita e das plantas. Ela foi citada em Chain of Olympus.
Interessante notar que o papel de deusa das plantas foi dado a Hera em God of War 3. É possível que Hera estava possuindo os seus poderes ou então ela estava apenas mantendo as plantas do Olimpo vivas.
Olimpianos que nunca foram citados em God of War:
Héstia: Deusa da lareira, do lar, da arquitetura e da família.
Dionísio: Deus dos vinhos, das festas, do teatro, do êxtase e dos ritos religiosos. Algumas versões afirmam que Héstia cedeu o seu trono no Olimpo e o entregou para Dionísio.
Devido a vários quadros e estátuas ao lado dos deuses olimpianos e a sua participação na reunião de Zeus, é possível que Hélios seja um titã/deus olimpiano ou um dos aliados mais importantes do Olimpo.
Depois eu continuo