Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

description[Pesquisa] Estudos  Empty[Pesquisa] Estudos

more_horiz
Pessoal, esta é uma pesquisa simples, para saber basicamente se vocês se interessam por investimento em estudos. No ano passado havia a pretensão de investimento na área de estudos, para quem irá prestar ENEM e vestibulares. Muitos não estão fazendo cursinho e muitos também possuem dúvidas básicas relacionadas às matérias do ensino médio, e, portanto, se alguns membros se interessarem, além de disponibilizarmos fontes, materiais e etc, nos colocaríamos a tirar dúvidas que tivessem.

Alguns possuem proficiência em exatas, outros em humanas, outros em biológicas e etc. A ideia é fazer os membros se ajudarem, já que alguns de nós estudamos por mais tempo, podemos falar de métodos de estudos, indicar provas específicas passadas para estudos, explicar coisas que deixaram dúvidas e etc. É muito comum ver, seja por aqui ou entre colegas, que às vezes o pessoal acaba errando coisas simples demais por não terem tido vontade de procurar ou simplesmente uma explicação mais decente. Ninguém aqui é professor, mas tenho certeza que poderíamos ajudar quem apresentar dúvidas relacionadas a matérias do Ensino Médio.

Alguns de nós possuímos acesso a professores, amigos formandos, acesso a conteúdo pago e etc. A simples ideia de indicar para vocês os lugares corretos onde poderão obter uma explicação simples, porém densa, do que precisam, já poderia fazer a diferença.

Claro que isso depende de vocês. Se ninguém se interessar, estará tudo bem, isso é apenas para caso existam membros que não fazem cursinho e gostariam de tirar dúvidas, não sabendo onde fazê-lo. Ou até mesmo membros que o fazem, mas que ainda possuem coisas que não entenderam. Avaliar redações, tirar dúvidas de biologia, matemática, física, química, português, história e etc, são coisas que podemos oferecer. Mas, mais uma vez, apenas se vocês se interessarem. Ninguém será submetido a nenhuma prova ou coisa genérica, simplesmente tirará as dúvidas em áreas que quiser, sejam básicas ou avançadas.

Lembrando que, caso você ainda esteja cursando o Fundamental/Médio e queira simplesmente aprender o básico para ir bem na escola, vale também, o mesmo para o contrário. Tenho amigos universitários que até hoje possuem dúvidas básicas e ficam derrapando em coisas simples como trigonometria, Bhaskara, Newton, Citologia e etc. Eu, por exemplo, @Kakau, estudei em escola pública minha vida inteira, mas passei na UFRJ, Física, porém acabei mudando de ideia quanto ao curso. 

Enfim, se você se interessa pela ideia, poste aqui. Caso tenha alguma sugestão e etc também, fique à vontade.

Última edição por Kakau em Sex 10 Jun - 10:48, editado 1 vez(es)

description[Pesquisa] Estudos  EmptyRe: [Pesquisa] Estudos

more_horiz
Ótima iniciativa, Kakau-kun.

O evento no último ano acabou não dando muito certo pela falta de tempo para se dedicar ao Fórum, porém, ainda está de pé. Seria interessante quem fosse participar ou tivesse interesse postasse as dúvidas mais frequentes em relação a matéria do ENEM, assim quem fosse organizar poderia ajudar partindo desse princípio.

Anyway, estou bem ocupado com a Faculdade, porém posso tirar dúvidas relacionado ao conteúdo de humanas. Se precisarem de ajuda, podem contar comigo. x)

more_horiz
É uma bela iniciativa, pena que não rolou da outra vez.

Acho que seria interessante abordar os modelos das questões de vestibulares que o pessoal vai fazer, já que o ENEM é praticamente uma prova alienígena em relação ao resto.

Quanto aos conteúdos, sei um pouco de tudo, mas acho que poderia ajudar com biologia, matemática e física por causa do curso que faço. Também gosto bastante de humanas, mas já faz um tempo que não estudo essa parte.

more_horiz
Gostei da ideia. Vou fazer o ENEM esse ano e seria interessante ter um suporte extra aqui no fórum, além do cursinho e da própria escola.

Até pensei em tentar a prova da UFRGS, mas sou muito imaturo ainda pra tentar entrar numa faculdade tão concorrida aqui no sul. Ainda mais que as provas exigem muito mais do que o próprio ENEM. :fem:

E aproveitando o tópico (não sei se pode), queria que alguém me explicasse como resolver essa questão por alguma fórmula de juro. O professor do curso preferiu não complicar muito e deu um jeito alternativo, só que confundiu muito a minha cabeça. :aliens:

(ENEM) A taxa de inflação é um índice que aponta, em percentuais, a evolução média dos preços de mercadorias e serviços. Entretanto, cada família percebe a variação dos preços de modo particular, pois o peso de cada item no seu orçamento é diferente. Assim, se o preço dos medicamentos sobe muito, o impacto da inflação para as famílias que têm mais idosos tende a ser maior. Se o preço dos alimentos cai, o impacto da inflação para as famílias mais pobres tende a ser menor, já que boa parte de seu orçamento é gasto em alimentação.
Disponível em: http://www.dieese.org.br (adaptado).

Considere que os salários de determinado grupo de pessoas crescem 10,0% ao ano, mas a inflação, para esse grupo, cresce 6,0% ao ano. O aumento percentual do poder de compra, em dois anos, das pessoas que pertencem ao referido grupo, mais aproximado, será de:

A. 4,0%.
B. 7,7%.
C. 8,0%.
D. 8,6%.
E. 14,0%.

resolução do professor :

more_horiz
Como eu disse no grupo da STAFF, se a faculdade que estou prestes a ingressar não exigir todo o meu tempo, posso me voluntariar a ajudar em matemática, minha melhor matéria.

O seu problema não é minha praia, mas eu creio que a resolução é até simples:

Tudo o que o professor fez foi pegar o salário e separadamente aumentou pela porcentagem do aumento salarial e da inflação. Depois ele pegou o resultado e aumentou mais uma vez. Repare que ele faz isso para tornar possível comparar o impacto da inflação na renda.

Após isso, ele simplesmente pegou a diferença do aumento de salário da familia para o aumento da inflação, e com isso chegou ao resultado de 8,64 que foi convertido em 7,7% de 112,36, que seria o preço da inflação.

No fim de tudo, o numero 121 é o novo poder de compra da familia, enquanto 112,36 é a inflação. 8,64 é o crescimento do poder de compra da familia que antes era "0", pois ambos eram 100 e 100(na suposição do professor), e 8,64 é 7,7% de 112,36, sendo esta a resposta da questão.

more_horiz
Curti a ideia, já estou na faculdade, mas vou prestar o enem novamente e sou muito ruim na área de exatas :fem:

A única sugestão que eu tenho, é que criem uma área especifica para os estudos, e dentro delas subáreas especificas para cada matéria.

Área de estudos:
-Física
-Português

Bom, acho que é só isso.

more_horiz
Aprovo completamente !

Seria muito legal termos uma área destinada a assuntos de vestibulares e ao Enem.

Eu posso ajudar na área de Humanas ( no geral), Biologia ou Redação. Principalmente História. :zeus: 

Alias, acho importante antes de mais nada, se o plano realmente der certo, dividir logo as funções de cada sub-grupo , para não gerar confusões mais para frente.

more_horiz
@Nobody, como vc pediu uma resolução por fórmula de juro, seria o seguinte:

S=S0(1+0,1)^2
P=P0(1+0,06)^2

Nos juros compostos temos que S é o salário final e P é o preço final de um produto qualquer (ou seja, inflacionado).

Vc concorda que o poder de compra é quantas unidades do produto qualquer eu consigo comprar com o salário que recebo? Ou seja, se eu dividir o meu salário total pelo preço do produto, obterei o poder de compra ou o número de unidades que posso comprar com o dinheiro.

X1 = S0/P0

Nessa situação temos o poder de compra inicial, sem inflação e aumento de salário.

X2 = S/P

Acima, vc tem o poder de compra final, considerando o salário final e o preço final do produto (inflacionado).

Para achar a porcentagem...

X2/X1 = (S0(1+0,1)^2)/(P0(1+0,06)^2) x P0/S0

O resultado será algo em torno de 1,077. Como a resposta é a porcentagem de aumento do poder de compra, 0,077 ou 7,7/100.

more_horiz
Os principais conteúdos de Português devem ser abordados, pois no ENEM ele tem peso 2, se não me engano. Os alunos são fracos em Ciências da Natureza, então, é necessário um maior foco em Biologia, Química principalmente, pois não é apenas no ENEM, mas em qualquer vestibular de grande porte (FUVEST, UNICAMP, UNB, UNESP, outras) exigem conteúdo dos alunos.

Então, acho que seria bom ter módulos de cada matéria, abordando desde o inicio, para gerar o melhor aprendizado com explicações simples e com BASTANTE exercício. A chave da aprovação de qualquer vestibulando não é ficar horas e horas lendo e grifando, e sim resolver 100, 500 exercícios. O mais importante também é a redação, conheço muita gente que se deu muito mal no ENEM por não ter se esforçado nessa parte, e conseguiu míseros 700 pontos. A teoria é muito importante, mas a prática é chave do sucesso.

Taaaaaaaalvez seja contratada por um pré-vestibular aos sábados para abordar conteúdos de biologia e química, mas apenas para resolução e explicação dos exercícios. Se meu tempo não ficar muito corrido, posso colocar tudo por aqui :)

more_horiz
A melhor iniciativa que já tomaram nesse fórum. Eu já tenho minha profissão, (nutricionista esportivo e pretendo fazer curso de vigilante) mas se essa iniciativa for para frente pretendo sempre dar uma olhada nas áreas de Português e Física.

more_horiz
Obrigado pela ajuda, Hamauta e Angel.

Se encontrar mais questões desse naipe, posto na área de estudos. Rei do Camarote

more_horiz
Primeiramente, agradeço a todos os postantes. Já que a ideia parece ser bem aceita, esse mês ainda eu listarei os assuntos principais de cada matéria e, de acordo com o procurar dos membros, estarei, junto de outros, tirando todo tipo de dúvida referente às matérias, indicando fontes confiáveis de estudos, resumindo explicações e etc, além de falar de métodos de estudos.

Pesquisada findada. Tópico bloqueado.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos