Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

description[Comentários/Dúvidas] Bioquímica Empty[Comentários/Dúvidas] Bioquímica

more_horiz
Tópico feito para comentários/dúvidas a respeito do conteúdo de bioquímica já postado. Caso queira algo mais aprofundado, sinta-se a vontade para criar um tópico à parte.

description[Comentários/Dúvidas] Bioquímica EmptyRe: [Comentários/Dúvidas] Bioquímica

more_horiz
Gostei desse resumo sobre a água. Só queria sugerir uma mudança e uma adição.

"A água tem alto calor específico. Isso quer dizer que ela não sofre mudanças bruscas em sua temperatura, ou seja, é necessário bastante calor para que ela mude seu estado físico (sólido, líquido e gasoso)"

Acho que nessa parte a palavra "calor" poderia ser trocada por "energia". Sei que o calor é a energia em trânsito, mas pode confundir um pouco com um conceito do dia-a-dia e remeter a temperatura. Ainda mais porque depois dessa frase há um trecho falando sobre a própria temperatura.

E quanto a adição, gostaria que colocassem algo sobre a dilatação anômala da água. Essa anomalia contextualiza bastante com temas sobre ecossistemas aquáticos, como um rio ou um lago.

description[Comentários/Dúvidas] Bioquímica EmptyRe: [Comentários/Dúvidas] Bioquímica

more_horiz
@Nobody, ótima sugestão. De fato fica mais coerente trocando "energia" ali, já o fiz. Também expliquei o que é o fenômeno do comportamento anômalo da água entre 0° e 4° Célsius, dê uma olhada.

more_horiz
Kakau, parabéns pela iniciativa. Além de escrever muito bem, você consegue passar o seu conhecimento com muita clareza. Com certeza vai escrever muitos artigos científicos. :doge:

Bem, só tive tempo de ler sobre a água e sobre as proteínas, enquanto que os outros eu só passei o olho, mas deu para ver que está bem completo mesmo. Eu só acrescentaria alguns detalhes nas funções das proteínas, já que o foco aqui é a bioquímica e o metabolismo. Existem duas funções não citadas que são essenciais para o entendimento geral do assunto: a função de recepção (fundamental para a sinalização celular, sem a qual não existe metabolismo na célula) e a função de elo entre estruturas celulares (desmossomos fazem a junção entre células através das caderinas, hemidesmossomos fazem a junção entre a matriz e a célula através das integrinas, etc). Também seria interessante explicitar as proteínas envolvidas na difusão facilitada e no transporte ativo, já que você falou sobre os fosfolipídeos/membrana num post anterior. Mas pelo jeito você vai deixar isso para citologia mesmo.

Vou ler os outros depois e vejo se consigo acrescentar algo de interessante. Enfim, continue com o bom trabalho, com certeza vai ajudar muita gente. Rei do Camarote

more_horiz
Poxa, agradeço, Gabriel. ^^

Sim, eu deixarei ambos os assuntos abordados por ti para citologia. Eu gosto de "amarrar" os assuntos sem saturar a cabeça de quem lê. Por exemplo, separei as Enzimas, já que se eu misturasse com as demais proteínas, poderia colocar informação demais para absorver, assim como colesterol e lipídios, e o mesmo vale para os carboidratos, que também terão pontas amarradas lá nos ácidos nucleicos e etc. A ideia é amarrar tudo, mas sem fazer com que percam a questão central da vez. 

Pelo que vejo você entende muito do assunto também, contarei contigo para corrigir eventuais erros meus, e inclusive partilhar adendos. Haha'. Por favor, esteja à vontade para fazer isso, de verdade.

Obs: fiz um adendo sobre as proteínas também atuarem como sinalizadores no metabolismo celular, e aí poderei explanar especificamente mais a frente. ^^
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos