Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

description[Biologia] Bioquímica  Empty[Biologia] Bioquímica

more_horiz
Nota: O que vou lhes passar aqui é uma explicação sintetizada. Eu aprofundarei para quem necessitar, ainda que tenha de explicar parte por parte, mas se dúvidas não surgirem, o conteúdo aqui serve para lhes passar uma ideia geral do assunto. Espero que não se acanhem em perguntar o que não entenderam, e pedir aprofundamento no que bem quiserem. Podem fazer isso tanto criando um tópico especificamente para a(s) dúvida(s), quanto comentando aqui.

Bioquímica
A bioquímica estuda as funções químicas a nível celular. Como é de se esperar, nós temos uma série de reações químicas em nosso corpo, constantemente, e é exatamente isso que este ramo estuda. Este conjunto dessas reações tem um nome, e é importante que você, user que lê, memorize-o: Metabolismo. Metabolismo é o nome que se dá à série de reações químicas que garantem o funcionamento celular, e em maior escala, a do individuo. Todos os organizamos vivos, sem exceção, possuem metabolismo. 

Abordaremos neste tópico funções intracelulares, carboidratos, lipídeos, DNA, RNA, Sais Minerais, Colesterol (HDL e LDL), Proteínas, Fotossíntese e etc.

description[Biologia] Bioquímica  EmptyComposto Inorgânico: Água

more_horiz
[Biologia] Bioquímica  Images?q=tbn:ANd9GcQ0xY0CWx6LOYks02ax2-Ckxuz8TjVeV8NieM4K0MPdbvhWrg9u

Água 
As características da água já demonstram o porquê de sua importância na bioquímica. Todos conhecem a água, mas se te perguntassem o porquê ela é tão importante, você saberia explicar? Pois bem, eu te ajudarei a entender e explicar de maneira ligeira caso alguém te pergunte: "Qual a função da água?", "quais suas características" e etc, podendo fazer um brilhante resumo.

→ Primeiramente, você tem que saber que a água é um composto inorgânico. Em segundo, tem de saber que ela é uma substância polar, ou seja, possui polo positivo e negativo. É formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, que se ligam através de ligações covalentes (compartilhamento de elétrons, que ocorre geralmente entre ametais). Uma vez formada a molécula de água, esta possuirá uma conformação angular de 104,5° entre os dois hidrogênios, uma importante característica dela. 
[Biologia] Bioquímica  Mol%25C3%25A9cula%2B%25C3%2581gua
104,5°

→ Por ser polar e ter a conformação angular, ela é considerada o solvente universal. Significa que todas as substâncias que também são polares, ou seja, possuem carga positiva e negativa, irão se dissolver na água. Guarde esta característica, é importante, hem?

→ As substâncias que permitem adesão à água, ou seja, se dissolvem nela (por serem moléculas polares também), são chamadas de substâncias hidrofílicas. Já as substâncias que não permitem adesão, ou seja, não são dissolvidas na água (por serem apolares, não tendo carga positiva e negativa), são chamadas de substâncias hidrofóbicas;

→ Vocês já sabem que os átomos que formam as moléculas da água se ligam por ligação covalente. Mas e as moléculas de água que se ligam, utilizam qual ligação? Se você pensou em ponte de hidrogênio, acertou. Essa ligação se caracteriza em uma situação específica, onde apenas dois elétrons são compartilhados por três átomos, o que traz uma ligação deficiente, ou seja, mais fraca que as outras. Entretanto, a água consegue fazer até 3,6 pontes de hidrogênio por molécula, aumentando a força de suas ligações pelo fator quantitativo (relativo à quantidade). Sabe a tensão superficial da água, aquela que permite que insetos andem sobre ela? É por isso, eles se organizam de modo que as pontes de hidrogênio não se desfaçam, andando sobre uma espécie de "lençol" na água. Já, quando você, user do Fórum NS, pula na piscina e afunda na água, quer dizer que você rompeu as ligações de hidrogênio, rompendo a tensão superficial e afundando.
[Biologia] Bioquímica  399187963_c08bd3c9a4
(perceba que o inseto não tem força suficiente pra romper as pontes de hidrogênio entre as moléculas de água)

→ A água tem alto calor específico. Isso quer dizer que ela não sofre mudanças bruscas em sua temperatura, ou seja, é necessário bastante energia para que ela mude seu estado físico (sólido, líquido e gasoso), e também não perde temperatura com facilidade. Tal característica é o que faz ela ter uma das muitas funções importantes no nosso corpo: ela atua como responsável pela manutenção de nossa temperatura corporal, não deixando que soframos choques térmicos (mudanças repentinas na temperatura);

→ Até agora você já deve ter percebido que havia muita coisa que você não sabia, não é mesmo? Pois vamos falar de algumas coisas que talvez você saiba: a água é insípida (não tem gosto, sabor), é inodora (não tem cheiro, odor) e incolor (não possui cor). Mas quais funções ela possui no corpo, além de regular nossa temperatura e de ser meio para as reações químicas acontecerem?

→ A água atua como lubrificante. Pegando o velho exemplo do bebê, se você pegar um recém-nascido, ele conseguirá encostar o pé no nariz com facilidade. Isso porque quanto mais novo é o organismo, mais água ele tem, e mais lubrificado é o seu corpo. Quanto mais velho, menos água tende a ter. Por quê? Porque todo ser vivo tende ao crescimento, e até atingirmos a fase adulta, onde não se cresce mais, precisamos de muito mais reações químicas, e portanto, de muito mais água para que essas reações (que tem como nome metabolismo, como já vimos) aconteçam;

→ A água atua também no transporte de substâncias, na corrente sanguínea, no citoplasma (dentro das células), compõem o hialoplasma (líquido do interior das células), atua na fotossíntese e etc. São funções principais da água, substância que compõem cerca de 70% do nosso corpo;

→ É muito comum que em algumas reações químicas liguem uma hidroxila (-OH) com um Hidrogênio (H), formando uma molécula de água. Toda vez que uma reação libera água (H2O ou H+OH-, fórmula molecular), é chamada de reação de desidratação. Já quando uma molécula de água é que é inserida, separando outras, nós chamamos de hidrólise.

Dilatação Anômala da Água

Você que está me lendo e é um cara ou uma guria que gosta de saber mais, gostará da informação adicional aqui: a dilatação anômala da água. Anômala vem de anomalia, quer dizer estranho, esquisito, anormal, incomum. Por que incomum? Porque simplesmente só acontece com a água

Como se dá? É muito simples: nós sabemos que quando um líquido ganha energia, isto é, ganha calor, ele tende a aumentar seu volume, certo? Portanto, se ele perde energia, ele tende diminuir seu volume. Mas a água possui uma condição especial. Especificamente entre 0 e 4° Célsius apenas, ela passa a ter o fenômeno inverso acontecendo. Ou seja, se ela está em 0° e ganha energia, chegando a 1, 2, 3 e 4°, ela diminui seu volume. Já se ela está a 4° e perde energia, indo pra 3, 2, 1 e 0°, ela aumenta o volume. Bizarro, certo? Os cientistas não sabem o porquê de isso acontecer, mas fica aí uma curiosidade sobre a água para você. 

Se você alguma vez colocou uma garrafa muito cheia de água em um congelador, e a garrafa estourou, foi por isso! Imagina que a garrafa, feita de plástico ou outro material, também aumenta e diminui de volume conforme a temperatura. Então quando ela está diminuindo seu volume, ao ser esfriada junto da água, ao chegar em 4° Célsius, enquanto a garrafa continua a diminuir seu volume, a água começa a aumentar de volume, já que entre 0 e 4° Graus ela possui o efeito inverso. Então a garrafa tenta diminuir o volume e a água aumentar, causando uma enorme pressão no interior o recipiente, que acaba estourando. Interessante, não?

[Biologia] Bioquímica  A10_f1_dilatacao_anormal_agua
Neste gráfico você pode observar a tendência de que falo. De 0 a 4°, ela perde volume, de 4 a 0 graus, ela ganha. Já, fora do intervalo 0°-4° Célsius, ela se comporta normalmente. 

Qual a importância de saber disso? 

Você já pensou no porquê de peixes conseguirem viver embaixo de lagos congelados? Pois se deve a este fenômeno. Te explicarei: imagine que a temperatura do ambiente comece a cair, e as águas de um lago comecem a se esfriar. Conforme a parte de cima vai ficando mais fria, ela perde volume, logo, ganha densidade, e portanto, tende a descer. Se ela desce, ela troca de lugar com a água menos fria, aquela que está lá embaixo do lago, e aquela que menos fria sobe, ficando lá em cima. A tal processo nós damos o nome de convecção, que você deve ter estudado lá em física (se não estudou e tem dúvidas, me fale para que eu te explique). 

O processo de convecção vai se repetindo, até que a água chega a 4° Célsius. Agora, quando ela esfria, por causa do comportamento anômalo, ela ganha volume, ficando mais densa. Se ela está mais densa, ela não vai descer, vai permanecer em cima, certo? Com isso, aquela água que está lá em cima no lago vai esfriando, para 3°, 2°, 1° e finalmente 0° Célsius, temperatura onde congela. Como apenas a água lá de cima é que chegou a 0° Célsius, apenas ela se congela, e é por isso que forma-se uma "crosta" de água congelada no rio, enquanto a de baixo continua com temperaturas acima de 0°, não se congelando. A própria camada de gelo lá em cima, impede que o frio congele o resto da água. Se não congela, os peixes conseguem sobreviver, e esta é a história feliz de uma anomalia que contribui para o meio aquático! Impressionante também, não?

[Biologia] Bioquímica  2000px-Anomalous_expansion_of_water_Summer_Winter.svg
Esta imagem deve ter-lhes ajudado a entender como se dá o processo, tudo graças a uma inexplicável anomalia no comportamento da água, entre 0° e 4° Célsius. Gostou? Não entendeu? Basta procurar-me no tópico de comentários.

Pois bem, as informações satisfizeram você? Você tem alguma outra dúvida? Ou talvez alguma informação que eu tenha esquecido? Também poderá adicionar curiosidades, bem como corrigir alguma informação errada. É importante que, se ver alguma informação errada, corrija. O conhecimento correto vale muito mais que o ego de qualquer um. 
No mais, bons estudos.  :sir:

Última edição por Kakau em Qui 16 Jun 2016, 23:52, editado 6 vez(es)

description[Biologia] Bioquímica  EmptyCompostos inorgânicos: Sais Minerais

more_horiz
[Biologia] Bioquímica  Sais-minerais-alimentos

Sais Minerais
Nós ouvimos falar de Sais Minerais o tempo todo, mas você saberia dizer o que é se te pedissem para explicar? Não saberia? Não se preocupe, irei te explicar exatamente o que são, e você poderá impressionar qualquer um que te perguntar. 

O que são?

Os Sais Minerais são elementos químicos eletricamente carregados, ou seja, Íons. Eles também são chamados de Oligoelementos (que significa "Elementos pequenos") ou "Elementos Traço". Eles desempenham funções importantes no nosso metabolismo, como compor proteínas, os próprios Ácidos Nucleicos (DNA e RNA) etc. Nós os encontramos nos alimentos, e precisamos de pequeninas quantidades deles. Abaixo eu colocarei uma tabela simples, na qual poderão confiar, eu mesmo conferi cada dado.

Quais são eles e quais suas funções? 

[Biologia] Bioquímica  Tabela2
Só isso? Só isso! Moleza, não é? Se você está achando que vai ser difícil memorizar as funções principais, não desanime. Faça assim, todos os dias, ou os dias que puder, venha e dê uma olhada na tabela. Não estou falando por falar, se você quer memorizar, faça isso. Em uma semana você já se lembrará da maioria. Isso porque nós precisamos trabalhar o processo de memorização. Basta vir todos os dias e dar uma olha na tabela, e assim como tudo na vida, você logo começará a saber o que vem após, sem precisar olhar na tabela novamente. 

Informação adicional 

Como eu sei que você que vai levar os estudos a sério é um cara ou uma guria diferenciada e quer uma informação a mais, pois quer saber mais que os outros (e está certo(a)), eu vou adicionar informações a mais sobre os sais minerais.

→ Além do que está na tabela, o Cálcio ainda atua no processo de transmissões nervosas. Sabe o que significa? Que ele está diretamente ligado à memorização! Então se alguém te disse que ele é importante algum dia, acredite, é muito!

→ Sabe o Cálcio de que falamos acima? Ele é encontrado no corpo no formato de Fosfato de Cálcio, e é por isso que o Fósforo também atua no sistema nervoso, além das outras funções parecidas com a do Cálcio, como formação dos Ossos e Dentes;

→ Nós falamos acima de dois Sais Minerais que atuam no sistema nervoso, pois aqui vai mais um: o Potássio também atua nos impulsos nervos. Se sua vó te dizia para comer banana porque fazia bem, ela estava corretíssima;

→ Há uma doença chamada Bócio, que é causada pela falta de Iodo. Quando a nossa glândula Tireoide percebe que falta pouco Iodo, ela começa a reduzir a produção do hormônio T4, o que basicamente causa o Bócio, o inchaço na glândula da Tireoide. É por isso que o Iodo está ali como regulador da Glândula da Tireoide, e é por este motivo que o Sal de cozinha já vem com Iodo, o famoso Sal Iodado, justamente para não termos esse problema;

→ Aqueles Sais Minerais da Tabela são os principais, mas acho importante guardarem mais dois: O Manganês, que atua na absorção de nutrientes e no metabolismo energético, e o Selênio, que atua no funcionamento da vitamina E. Se você for um cara mais nerd ainda, poderá procurar a lista completa de Sais e decorá-los todos, mas saliento que não é necessário. Esses são os principais, e você não possui a menor necessidade de estudá-los além disso (a menos que realmente queira). Sabendo a função destes da tabela, mais o Manganês e o Selênio, já estará mais que preparado para qualquer prova, eu garanto-te.

É isso, meu querido, minha querida. Fácil, não é mesmo? Basilar! Se você quer citar algum outro Sal mineral que ache importante, quer corrigir algo que eu possa ter dito erroneamente? Quer acrescentar? Bem, fique à vontade, todos estamos aqui para aprender.
No mais, bons estudos. :sir: 

description[Biologia] Bioquímica  EmptyCompostos Orgânicos: Carboidratos

more_horiz
[Biologia] Bioquímica  Carboidratos

Carboidratos

Este é outro nome que você deve ter ouvido muito por aí, principalmente se já esteve na presença de um nutricionista esportivo ou de alguém que faz exercícios físicos. Já, se é você mesmo quem pratica exercícios físicos, irá gostar muito de finalmente entender o que de fato são Carboidratos, também chamados Hidratos de Carbono, Glicídios ou ainda Sacarídeos (que significa açúcar), e como eles atuam no corpo.

Definição básica: São moléculas orgânicas formadas por carbono (C), hidrogênio (H) e oxigênio (O). Desempenham diversas funções em nosso corpo, a mais importante é a função energética, como o próprio nome da função indica, fornece energia para o corpo como um todo. Além disso, possui função estrutural e também atua na comunicação celular (significa que as células usam açúcares para se comunicarem). Nós precisamos comer para tê-los, já que eles só são feitos pela fotossíntese. Quem não faz fotossíntese, ou seja, é heterótrofo (não produz a própria comida), como os seres humanos, precisa comer as plantas, ou comer os animais que comeram as plantas. Entende?

Classificação: Os carboidratos são classificados em monossacarídeos, oligossacarídeos ou polissacarídeos. Não se assuste com os nomes, é bem simples de entender, está bem? Irei facilitar para que entenda.

Monossacarídeos (quer dizer "um açúcar") são formações simples de Carbono, Hidrogênio e Oxigênio, como você já sabe, e funcionam na proporção de 1:2:1, respectivamente. O que isto quer dizer? Que eu tenho de ter sempre a mesma quantidade de Carbono e Oxigênio, enquanto o Hidrogênio será o dobro disso. Fácil, não é? Claro que é, basta prestar atenção que você tira de letra. Eu ainda tenho uma fórmula química geral para os Monossacarídeos, para facilitar ainda mais sua vida: (CH2O)n, em que n pode variar de 2 a 7. O que é n? A quantidade de Carbono/Oxigênio, afinal, ambos terão sempre a mesma quantidade, e daí, basta eu saber que o Hidrogênio tem o dobro de átomos que os os outros dois. Facílimo! 

Bem, sabe o n dali de cima? O nome genérico está relacionado a ele, mas é bem simples de se entender também:

n = 2 = Dioses. Ou seja, se a fórmula seria C2H4O2;
n = 3 = Trioses. Se n é 3, quer dizer que o Carbono (C) e o Oxigênio (O) é 3, e o Hidrogênio (H) sempre será o dobro, ou seja, C3H6O3;
n = 4 = Tetroses, como você já deve saber, C4H8O4;
n = 5 = Pentoses, C5H10O5;
n = 6 = Hexoses, C6H12O6;
n= 7 = Heptoses, e complete você se for capaz.

Entendeu a proporção de 1:2:1? Oras, n é o mesmo para o Carbono e para o Oxigênio, e Hidrogênio é o dobro. Básico, correto? Pois saiba também que é nas Pentoses (C5H10O5) que encontramos a Desoxirribose, que é um dos compostos do DNA, e a Ribose, que é um dos compostos do RNA. Está vendo como os Carboidratos são importantes? Apesar disso, as Hexoses (C6H12O6) são os monossacarídeos mais abundantes no corpo, e é aqui que encontramos a Glicose, o mais importante "combustível" para a maioria de nós, seres vivos, principalmente os humanos. Aqui também encontramos a Frutose e a Galactose.

Agora, você é bom em química? Se não é, ou simplesmente faz tempo que não vê, não tem problema, eu te ajudarei. Sabe nas ligações químicas, quando um Carbono (C) faz ligação dupla com Oxigênio (O)? Nós chamamos essa ligação de Carbonila. Pois bem, se você olhar a fórmula estrutural do Monossacarídeo e a Carbonila estiver nas extremidades, é um Aldeído. Se não estiver nas extremidades, será uma Cetona. Veja bem:
[Biologia] Bioquímica  Acucar01
Veja bem, onde está a ligação dupla (Carbonila) da Glicose? Lá em cima, não está? Ou seja, está na ponta, na extremidade, quer dizer que tem função orgânica aldeído. Agora basta juntar os dois nomes, e é por isto que a Glicose é uma Aldeose. Já a Carbonila (ligação dupla) da Frutose está onde? Na lateral direita, ou seja, não está em nenhuma das extremidades. Se não está nas extremidades, tem função orgânica Cetona, junte os dois nomes, e temos que a Frutose é uma Cetose. Estou explicando isso apenas para você relembrar o básico de química e entender como se dás as nomenclaturas, assim, caso (dificilmente) uma delas caia em alguma prova futura, você saberá o que significa.

→ Os Oligossacarídeos são a união de 2 até 20 Monossacarídeos. Ou seja, se você unir 2, 3, 10, 15 Monossacarídeos, tem um Oligossacarídeo, podendo este número chegar até 20. Os mais abundantes são os Dissacarídeos, ou seja, Oligossacarídeos que só possuem dois Monossacarídeos unidos. Entre os Dissacarídeos nós temos a Sacarose (açúcar de cozinha), que é a união de uma glicose com uma frutose; temos a Lactose (açúcar do leite, ao qual alguns possuem intolerância), que é a união de uma glicose com um dissacarídeo chamado galactose; temos ainda ainda a Maltose (açúcar dos cereais), que é a união de duas glicoses.

→ Os Polissacarídeos são super polímeros de carboidratos, e são classificados assim todos os que são formados pela união de mais de 20 monossacarídeos. Se você é um aluno atento, já deve ter se perguntado como os monossacarídeos se unem, pois bem: eles se unem através de uma ligação chamada Ligação Glicosídica, que nada mais é que uma ligação covalente (compartilhamento de elétrons). Alguns exemplos de polissacarídeos são: Ácido Hialurônico, polissacarídeo encontrado entre as célula, atuando na adesão entre elas; Heparina, um anticoagulante que encontramos em células chamadas mastócitos, evitando que coágulos surjam nos pulmões e no coração; Quitina, polissacarídeo encontrado na parede celular de fungos, algumas algas e também no exoesqueleto de artrópodes.

Nós temos dois polissacarídeos que servem como reserva de energia: o amido, que é a reserva de carboidratos nos vegetais, e o glicogênio, que é a reserva de carboidratos nos animais. Quando nós, animais, ingerimos amido, que normalmente é encontrado nos plastídeos (especialmente nos cloroplastos), estes são quebrados por uma enzima (veremos as enzimas mais a frente) chamada Amilase, o que faz liberar maltoses, que por sua vez será quebrada por outra enzima, até que a glicose seja liberada para uso de nossas células. Nada complexo, certo? 

Nós, animais, não conseguimos utilizar toda a glicose de uma vez, e é por isso que sempre sobra, o que a faz ser enviada para dentro das células para fazerem ligações glicosídicas, se transformando no que chamamos de glicogênio. Nos animais, o glicogênio é armazenado principalmente nos músculos e no fígado, e fica guardado até que o corpo necessite dessa energia extra. Quando isso acontece, um hormônio chamado Glucagon envia um sinal e começa a quebrar as ligações glicosídicas entre as glicoses do glicogênio, para que estas fiquem livres a serem usadas pelo nosso organismo. Também não conseguimos armazenar muito glicogênio, temos normalmente uma reserva que duraria um dia, em média.

Onde encontrá-los: massas (pães, bolos, macarrão e etc), frutas, arroz, cereais e etc.

Pois bem, muito fácil, não é mesmo? Pois isso é tudo que você precisa saber sobre os carboidratos. Mesmo se você tiver ido estudá-los para uso esportivo, já deu para entender a importância deles, correto? Sem carboidratos, sem energia para seus músculos agirem, sem ácidos nucleicos, sem células fortemente aderidas, sem artrópodes e seus duros exoesqueletos e etc. Eu colocarei informações adicionais abaixo, mas é importante salientar que tudo que precisa saber é o que expliquei até agora.

Informações extras: você que gosta de informações extras, e saber de tudo quanto possível, essas informações extras são para você.

→ A celulose, polissacarídeo que forma a parede celular das plantas, não consegue ser diferido pelo corpo humano, e simplesmente atua na excreção. Ela (Celulose), Amido e Glicogênio são polissacarídeos formados unicamente por glicoses;

→ A celulose possui conformação linear, o Amido possui conformação helicoidal, e o glicogênio possui estrutura ramificada. O que altera a diferença entre esses formatos é a quantidade de Alfas e Betas Glicoses na Glicose Cíclica;

→ Lembra-se de eu dizer que quando necessitamos da energia dos glicogênios, é o hormônio Glucagon que atua na quebra das ligações glicosídicas entre as glicoses, para liberá-las para as células? Pois bem, saiba que a Adrenalina também consegue fazer isso, ou seja, quebrar o glicogênio e fazer as células utilizarem as glicoses dele; 

→ Se você se lembra do que eu expliquei sobre os monossacarídeos poderem ter função orgânica aldeído ou cetona? Pois saiba que além disso, todos os monossacarídeos, sem exceção, também tem a função alcool. Afinal, a função alcool é caracterizada por um ou mais hidroxilas (-OH), e todos os monossacarídeos são. Ou seja, todo carboidrato é um aldeído polihidroxilado ou uma cetona polihidroxilada (polihidroxilada = polialcool, que contém radicais -OH);

→ Lembra-se também que eu falei das pentoses, e expliquei que a proporção para os monossacarídeos é sempre de 1:2:1, como demonstrei lá em cima? Pois bem, há uma única exceção: a desoxirribose. A desoxirribose possui 4 oxigênios, ou seja, a fórmula química dela é C5H10O4. Se ela não fosse uma exceção, ali no lugar do O4 teríamos O5, mas como ela é, fique atento caso alguém queira fazer uma pegadinha contigo, está bem?

→ Há ainda uma outra exceção, lembra-se que eu disse que os carboidratos são formados por Carbono, Hidrogênio e Oxigênio? Pois bem, temos um elemento que quis fugir da regra: a Quitina. A quitina, polissacarídeo que forma o exoesqueleto dos artrópodes, tem nitrogênio (N) em sua composição. Sua fórmula química é (C8H13O5N)n. Portanto, você sabe que em geral os carboidratos são formados por Carbono, Hidrogênio e Oxigênio, mas se em alguma prova perguntarem se algum deles pode ter Nitrogênio, você já sabe que é a Quitina;

→ Em muitos lugares os oligossacarídeos ainda são colocados como podendo abranger os carboidratos que fazem no máximo 10 ligações glicosídicas, e tomando os polissacarídeos como acima de 10, diferente do que eu coloquei ali, que é 20. A verdade é que há sim oligossacarídeos formados por mais de dez monossacarídeos, entretanto, é possível que em alguma prova considerem (não irão pedir o número para você) 10, neste caso não se perturbe, considere 10;

→ As plantas conseguem armazenar muito mais amido do que os animais armazenam glicogênio;

→ Se nós chamamos os oligossacarídeos ou polissacarídeos de polímeros de monossacarídeos, quer dizer também que os monossacarídeos são monômeros de oligossacarídeos ou polissacarídeos. Monômeros são as partes que constituem polímeros, como por exemplo os aminoácidos, que são monômeros de proteínas, já que estas são formadas por aminoácidos. Este é assunto para outra explicação, mas é importante ter em mente, os vestibulares gostam de usar sinônimos.

Este é o básico que você deve saber sobre os carboidratos, meu caro, minha cara. Se eu errei em algo, se você ficou em dúvida sobre qualquer, absolutamente qualquer coisa, se precisa de ajuda na parte química ou ainda quer acrescentar algo, fique à vontade para comentar lá no tópico específico para comentários. Espero ter ajudado.

Última edição por Kakau em Qui 16 Jun 2016, 04:42, editado 1 vez(es)

description[Biologia] Bioquímica  EmptyCompostos Orgânicos: Lipídios

more_horiz
[Biologia] Bioquímica  C3b3leos
Lipídeos

É um outro nome qye muito ouvimos falar, mas a verdade é que a maioria confunde-os com carboidratos, e não sabem explicar exatamente o que são os lipídios. Se você leu o tópico anterior, já aprendeu que os carboidratos são açúcares, são armazenados em forma de glicogênio, desempenham funções importantes, e como reserva de energia já não duram tanto. Agora você aprenderá o que são os lipídeos, podendo finalmente saber a diferença entre ele e os Carboidratos.

O que são lipídios? 

Lipídios, meu caro, minha cara, são gorduras! Simples assim! Tudo aquilo quanto for gordura, são lipídios! Se você pensou em óleos, manteiga e etc, está corretíssimo. Se você se lembra que os carboidratos tem função energética, saiba que os lipídios também, afinal, armazenamos energia principalmente na forma de gordura. Lembra-se que o glicogênio dura pouco? Pois é, é por isso que a gordura é muito mais eficiente como forma energética, simplesmente por durar mais. Ou seja, nós temos mais de uma reserva energética no corpo, dessa vez, estamos falando dos lipídios!

Como são constituídos? 

São grupos de moléculas orgânicas apolares (que não possui polo negativo e positivo), são hidrocarbonetos. Por que hidrocarbonetos? Porque apresentam átomos de carbono (C) e hidrogênio (H) em sua composição. Eles também apresentam oxigênio (O), mas em uma quantidade bem menor que os carboidratos. Por serem apolares, não interagem com a água, ou seja, são substâncias hidrofóbicas. Os solventes para os lipídios precisam ser apolares também, como Éter, Clorofórmio e etc, já que a água não funciona somo solvente das gorduras (por isso óleo e água não se misturam, entende?).
Sua constituição se dá pela união de ácidos graxos e um tipo de álcool, que normalmente é o glicerol.

Quais são suas funções? 

Armazenamento de energia, como já falamos, formação das membranas celulares (principalmente a membrana plasmática), suporte às plantas na fotossíntese, possuem função regulatória (vitaminas, colesterol, hormônios sexuais e etc), isolante térmico (dificulta a perda de calor), impermeabilização, dentre outras. Já pode ter notado que são extremamente importantes também, tal como os carboidratos.

Como são classificados?

Ácido Graxo + Glicerol → Lipídio

Quando eu tenho um ácido graxo unido a um álcool chamado glicerol, eu tenho um lipídio, ou seja, tenho um glicerídeo. São estes as gorduras animais e os óleos vegetais. O mais famoso e mais abundante em nosso corpo é o triglicerídeo, que como o nome indica, é formado pela união de três ácidos graxos com um glicerol. Vale lembrar de química básica: quando um álcool se liga com um ácido, temos uma ligação éster

Você já deve ter se perguntado várias vezes o que são gorduras saturadas, insaturadas, gorduras trans e etc, não deve? Afinal, sempre aparecem nos rótulos dos alimentos, e nunca sabemos o que é. Pois bem, irei te ensinar!

Gorduras saturadas → São aquelas que são sólidas em temperatura ambiente, como aquela gordurinha na carne de porco, que você deve adorar. Elas são sólidas porque apresentam ligação simples entre os carbonos que formam os ácidos graxos. Essas gorduras em excesso podem fazer mal. Se o médico falou para o teu pai ou teu avô que ele deve evitar gorduras, são essas aqui! Elas podem facilmente se acumular nos vasos sanguíneos e entupi-los!

Gorduras insaturadas → Essas são aquelas que em temperatura ambiente são líquidas (óleos)! Isso porque os carbonos que formam os ácidos graxos apresentam algumas ligações duplas. Este tipo de gordura é muito mais saudável, dificilmente se acumulam nas paredes dos vasos sanguíneos. São essas os óleos vegetais e alguns animais, como o óleo de peixe.

Essas são as gorduras que encontramos "naturalmente". Mas você sabe que há outras, não sabe? Pois bem, elas são frutos de ações humanas, ou seja, não são encontradas naturalmente. Logo você verá.

Gorduras hidrogenadas → A gordura hidrogenada é produzida pela indústria alimentícia, nada mais é do que o processo de transformar uma gordura insaturada, ou seja, um óleo, em uma gordura sólida. Entende? Daí o nome "Hidrogenada", porque o processo se chama Hidrogenação Catalítica, onde nós desfazemos as ligações duplas entre os carbonos desse óleo, usando adições de hidrogênio. Simples, não? Essas gorduras são os sorvetes, os biscoitos e etc, e são mais nocivas para a saúde do que as Saturadas ainda. 

Gorduras Trans → Você aprendeu que a humanidade adiciona hidrogênio em óleos e os transformam em gorduras sólidas, formando as gorduras hidrogenadas, certo? Pois às vezes acontece algo neste processo, algumas ligações duplas entre os carbonos não são quebradas, e acabam deixando de serem ligações cis e se tornam ligações trans. Abaixo eu explicarei o que significa, caso você não se lembre, mas é basicamente assim que se faz as gorduras trans, que são ainda mais nocivas que as hidrogenadas, sendo a pior de todas para a saúde, pois se acumulam com extrema facilidade nos vasos sanguíneos.

[Biologia] Bioquímica  Cis_trans
Basicamente, essa é a diferença, a ligação trans é uma ligação cis, só que com um dos "lados" invertidos. É uma explicação sucinta, mas, basicamente, quando isto acontece, e cis se torna trans, deixamos de ter a gordura hidrogenada e temos a famosa gordura trans. Nada complicado, não é mesmo?

Nós ainda temos outros lipídeos. Veja abaixo.

Fosfolipídeos → São formados por um glicerol e dois ácidos graxos, além de ter um grupo fosfato. O grupo fosfato dá uma característica polar à molécula, ou seja, a parte do fosfato consegue interagir com a água. Se você é um cara ou uma guria que estuda bastante, já deve ter associado o nome fosfolipídeo com a membrana plasmática, já que sempre ouvimos dizer que a membrana é fosfolipídica, ou seja, formada por fósforo (fosfato), lipídio, além das proteínas aderidas a ela, é claro. Sim, a principal função é compor as membranas celulares. 
[Biologia] Bioquímica  Images?q=tbn:ANd9GcRcAFA6wwfeGIo8IfpqtcTjCprfmwxD27bF6X9TTSE-bjMMOeSH
Se o fósforo é a "cabeça" da molécula fosfolipídio, a cabeça dele é que interage com água, logo, ela é hidrofílica, enquanto o restante continua sendo hidrofóbico. É por este motivo que a membrana celular é dupla, pois os fósforos interagem com a água dentro da célula e fora dela, enquanto os ácidos graxos e o glicerol fica sendo na parte interna da membrana. 

[Biologia] Bioquímica  Mosaico+fluido
Apenas para terem uma ideia de como atuam aí os fosfolipídeos.

Esteróides → Os esteróides são formados por uma cadeia carbônica com 4 anéis fusionados. Essa molécula orgânica é derivada da junção de vários isopropenos. Você não precisa decorar isto, mas é importante saber que são formados por 4 anéis fusionados, certo? Também, o principal esteróide é o colesterol, que irei abordar separadamente mais a frente; os esteróides possuem função regulatória, compõem as membranas celulares (principalmente a plasmática), forma os sais biliares (estes sais facilitam a digestão de gordura), é precursor dos hormônios sexuais (testosterona, progesterona, os estrógenos e etc), dentre outras funções ainda. Ele é metabolizado no fígado. 

Carotenóides → São quimicamente muito parecidos com os esteroides, é grupo formado por pigmentos que auxiliam as plantas na absorção de luz solar para o processo de fotossíntese. Um exemplo clássico é o betacaroteno, responsável pela cor laranja na cenoura, abóbora, ovos e etc. Quando consumimos betacaroteno, este é quebrado na vitamina A, que é extremamente importante na formação da visão. 

Cerídeos → São formados por ácidos graxos e álcool, mas em cadeia longa (vários carbonos). São impermeabilizantes, servem como reserva de energia para os fitoplânctons, protegem nossa pele contra o ressecamento e etc. É usado pelas abelhas para a construção dos favos de mel, além de alto uso comercial (cera de carnaúba, lanolina e etc).

Informações adicionais

Como sempre, eu trago algumas informações adicionais para vocês, que você vai guardar ou não dependendo do seu interesse em material extra. Tudo que precisa saber dos lipídios está acima, mas se quiser se aprofundar, aqui estarão algumas coisas extras.

→ Existe um lipídio chamado prostaglandina, estes lipídios estão envolvidos no processo inflamatório do corpo, além de regular certas vias metabólicas;

→  Envolvido na coagulação sanguínea há um lipídio chamado tromboxana. É importante porque certos agentes, como alguns presentes na aspirina, podem interferir na produção deste lipídio, o que pode ocasionar em hemorragias;

→ Há lipídios que até mesmo possuem função na respiração celular, como o caso dos leucotrienos;

→ Como verão mais a frente, o colesterol é precursor de algumas vitaminas, e sabemos que o colesterol é um lipídio. Ou seja, várias vitaminas também dependem dos lipídios em nosso corpo.

Enfim, chegamos ao fim da explicação sobre os lipídios. Muito fácil, não é, pessoal? Como sempre, em caso de dúvidas basta dizer, o mesmo vale para adições e correções. 

description[Biologia] Bioquímica  EmptyColesterol: LDL e HDL

more_horiz
[Biologia] Bioquímica  Revista-saude-colesterol-vldl5
Colesterol 

Às vezes ouve-se falar que "fulano está com colesterol alto", ou que precisa-se tomar cuidado com o nível de colesterol no sangue. Mas você sabe o que é de verdade? Se não, te explicarei o que é e qual a importância do colesterol em nosso corpo. Normalmente associamos ele a algo "ruim", mas não é bem assim, ele possui importantíssimas funções.

O que são? 

São moléculas de cadeias longas, como já vimos, um lipídio pertencente ao grupo dos esteroides. É metabolizado principalmente no fígado, pelas células chamadas hepatócitos (já citadas aqui em bioquímica), dentro da organela celular chamada retículo endoplasmático não granuloso, (também conhecido como retículo endoplasmático liso).

Quais suas funções?

Sua principal função é a formação da membrana plasmática. Além disso, é precursor dos hormônios sexuais (testosterona, progesterona e etc), sendo precursor também das vitaminas lipossolúveis (lipossolúveis = são solúveis em lipídios), que são as vitaminas A, D, E e K; o colesterol ainda está presente na formação da bile (fluído produzido pelo fígado, que se armazena na vesícula biliar e atua na digestão de gorduras e absorção de nutrientes que passem pelo intestino), dentre algumas outras funções, essas citadas por mim são as principais. Eu não disse que ele era importante?

Como são classificados?

Existe o colesterol bom e o colesterol ruim, você já deve ter ouvido falar. O HDL é o colesterol bom, por quê? Ele tem pouca gordura dentro dele, e por isso atua muito em uma função secundária, que é retirar os excessos de LDL, o mau colesterol. Ou seja, quando o indivíduo ingere muita gordura na alimentação, o corpo fica com excesso de LDL. Se o colesterol já possui tendência natural de se fixar nas paredes dos vasos sanguíneos, imagina em excesso? Perigoso, certo? Por isso que o LDL é chamado de mau colesterol, porque em excesso ele faz mal. Quando o LDL está em quantidade excessiva, o HDL atua em sua função secundária, que é fazer uma "limpeza", retirando os excessos de LDL. Vale lembrar que o entupimento de vasos sanguíneos por meio do colesterol se chama aterosclerose.

Também é importante você saber de algo: se o colesterol é um lipídio, ou seja, uma gordura, como ele é transportado pelo sangue, que é formado por praticamente água? É simples, um tipo de proteína, chamada de apoproteína, "embrulha" a molécula de colesterol, a este conjunto damos o nome de lipoproteína! Se a proteína tem caráter polar, agora ela consegue ser transportada pelo plasma sanguíneo (constituído principalmente por água). Por que isso é importante? Porque isto é que é o HDL ou LDL, entende? Quando falamos de colesterol, citamos moléculas de colesterol sozinhas, quando falamos HDL ou LDL, já estamos falando da lipoproteína (proteína+molécula de colesterol), já que se o colesterol não se juntar a uma proteína, ele de nada servirá, pois não poderá ser transportado para onde necessita.

Adicionais

Curiosidades para você que gosta de detalhes.

→ HDL vem do inglês, High Density Lipoproteins, que significa "Lipoproteínas de alta densidade". Que pegadinha, hem? Sim, o HDL, que possui menos do colesterol em si, é mais denso. Já o LDL quer dizer Low Density Lipoproteins, "Lipoproteínas de baixa densidade", e possui a alta taxa de colesterol;

→ Estudos cada vez comprovam que o nível de colesterol no sangue não é tão eficiente para medir a saúde, e sim a relação entre a quantidade de HDL e LDL. Afinal, eu te expliquei, não expliquei? Se há muito LDL, o mau colesterol, é nocivo. Mas se também tem muito HDL, o colesterol bom, este faz a limpeza do excesso de LDL. Entende? Então eu posso ter menos colesterol que você num todo, e ter problemas de saúde, caso apresente menos HDL. Enfim, é uma relação entre o colesterol bom e o mau que define de fato a sua saúde em relação a isso;

→ A gordura que se relacionada diretamente com o colesterol é a saturada.

Curtinha a explicação, certo? Creio que não tenha deixado dúvidas, bioquímica só parece complicado, mas em realidade é basilar. Você já sabe, qualquer dúvida/correção/sugestão, basta dizer no tópico de comentários.

Última edição por Kakau em Qui 16 Jun 2016, 22:51, editado 2 vez(es)

description[Biologia] Bioquímica  EmptyCompostos Orgânicos: Aminoácidos

more_horiz
[Biologia] Bioquímica  120px-L-histidine-3D-sticks
Aminoácidos

BCAA é um famoso suplemento alimentar, famoso principalmente entre os praticantes de musculação. BCAA vem de branched chain amino acids, que quer dizer "aminoácidos de cadeia ramificada", ou seja, no suplemento BCAA vem alguns tipos específicos de aminoácidos. Apesar de todos saberem que ajuda no crescimento muscular, você possui ciência do que são os aminoácidos? Explicarei neste post de maneira sucinta e de fácil entendimento!

O que são? 

São monômeros de proteínas, ou seja, são eles quem formam as proteínas! Há basicamente 20 aminoácidos, e se organizando em quantidade e ordem, formam todas as proteínas existentes no planeta! É por isso que você ingeri-los otimiza o anabolismo, afinal, quem constrói seus músculos são as proteínas, que por sua vez são formadas pelos carboidratos!

Como são constituídos? 

Todos os aminoácidos possuem um grupo carboxila (COO-), que confere o caráter ácido, e um grupo Amina (NH2), que possui caráter básico. Daí o nome "aminoácido", junção de ácido com amina. Quando os aminoácidos se ligam para formar proteínas, o fazem através de uma ligação chamada ligação peptídica. Entretanto, há uma e somente uma exceção, que é o aminoácido Cisteína. Esse aminoácido, Cisteína, possui enxofre (S) em sua composição, e quando dois desses aminoácidos se ligam, o fazem por uma ligação chamada ponte dissulfeto, que é importante para facilitar o dobramento da proteína!

[Biologia] Bioquímica  Amino%C3%A1cido
Esta é uma molécula de aminoácido. Eu preciso te alertar para uma velha questão de vestibular: está vendo este carbono do centro (primeiro carbono, da esquerda para a direita)? Ele liga um hidrogênio (H) em cima e embaixo a cadeia lateral (R). Todo aminoácido possui a estrutura desta molécula que você vê, e o que os difere são suas cadeias laterais, daí termos 20 tipos de aminoácidos. Agora, voltando para o carbono central de que te falei, ele é chamado de carbono assimétrico ou centro quiral, e todos os aminoácidos possuem um carbono assimétrico, todos menos um (sempre tem de haver a exceção): a glicina. A glicina não tem uma cadeia lateral, no lugar desta ela liga outro hidrogênio:

[Biologia] Bioquímica  Estrutura-quimica-glicina
Está vendo? Embaixo, ao invés de ser um R (cadeia lateral), ela tem outro hidrogênio. Por ser uma exceção, cai muito em vestibulares. Uma forma famosa de cair é perguntar qual aminoácido não apresenta enantiômeros. O que são enantiômeros? É quando você tem uma molécula orgânica idêntica à outra, só que invertida, como um espelho. Mas como a glicina vai ser igual à outra se ela é a única que não possui cadeia lateral? Se ela é a única diferente, é a única que não possui uma cara metade (forever alone), e por isso não possui enantiômeros. Fácil, não é?

Como são classificados?

Tudo que precisa saber sobre suas classificações, meus queridos que irão prestar vestibular ou Enem, é que há aminoácidos naturais e os essenciais. Os naturais, como o nome indica, são aqueles que o nosso corpo consegue produzir. Os essenciais são os que o corpo não produz por si só, ou seja, nós precisamos consumir através da alimentação. Você não precisa memorizar quais são essenciais e quais são naturais, mas deixarei a classificação aqui, caso você queira saber quais o seu corpo produz, e quais seu corpo não produz:
[Biologia] Bioquímica  Carne
Observação: "não essencial" é o mesmo que "natural", ok? Ou seja, aqueles que o nosso corpo já produz.

É esta a explicação dos aminoácidos. Não colocarei "extras" aqui porque bioquímica, apesar de ser legal, não é para ser "decoreba". Vocês devem entender o conceito de aminoácido, o que é (monômeros de proteínas), como se ligam (ligações peptídicas), e que há aminoácidos que o corpo produz, e outros que precisamos comer, e que estudamos os 20 aminoácidos principais (há alguns "extras", como o hidroxipolina, Hidroxilisina e etc). Qualquer coisa além disso seria "decoreba", o que não é o objetivo da explicação. Tudo que eu coloquei aqui, é o que você precisa saber para enfrentar provas. Mais a frente falarei sobre os polímeros de aminoácidos, as proteínas.

description[Biologia] Bioquímica  EmptyCompostos Orgânicos: Proteínas

more_horiz
[Biologia] Bioquímica  Dieta-da-proteina
Proteínas

Mais uma vez, junto dos carboidratos, lipídios e aminoácidos, proteínas são famosas entre praticantes de atividades físicas. Você já viu no post anterior que são polímeros de aminoácidos, e agora verá ela de maneira mais abrangente.

O que são?

Quando nós temos uma ligação peptídica entre dois aminoácidos, temos um dipeptídeo, quando são três, tripetídeo, quando temos centenas de aminoácidos ligados, polipeptídeos, e quando temos milhares de aminoácidos ligados, temos finalmente a proteína. Afinal, como você já sabe, as proteínas são polímeros de aminoácidos. Se você leu o post anterior, já sabe exatamente o que são então. Vale lembrar que é o composto orgânico mais abundante do corpo!

Quais são suas funções? 

As proteínas possuem várias funções, abaixo você verá as mais importantes.

→ Uma das funções principais das proteínas é a estrutural (pele, os ossos, os tendões e etc), como o colágeno, que sozinho constitui 40% das proteínas do nosso organismo;

→ As proteínas também atuam no sistema imunológico, como por exemplo na formação dos anticorpos;

→ Além de funções mais "comuns", as proteínas ainda possuem função hormonal, como proteínas que regulam o índice glicêmico (como a insulina e o glucagon, lembra dele, responsável por quebrar as ligações glicosídicas do glicogênio? Sim, ele é um hormônio proteico);

→ As proteínas também possuem um grupo chamado Enzimas, no qual me aprofundarei mais a frente, basicamente elas aceleram a velocidade das reações químicas em nosso metabolismo;

→ Além de função contrátil (muscular), as proteínas também atuam no transporte, como a hemoglobina, que é uma proteína encontrada dentro das hemácias (glóbulos vermelhos), onde estas se ligam ao oxigênio para permitir seu transporte até a célula;

→ Há ainda proteínas que interagem como sinalizadoras para funções celulares, ou seja, são fundamentais para que o metabolismo celular ocorra (será aprofundado mais a fente).

Essas são as funções principais das proteínas.

Como são classificadas? 

O formato da proteína é que vai definir sua função biológica, por isso elas são divididas em quatro partes, estrutura primária, secundária, terciária e quaternária.

Estrutura primária → É a estrutura mais simples da proteína, simplesmente um monte (milhares) de aminoácidos ligados;
[Biologia] Bioquímica  ABAAABRk0AC-2

Estrutura secundária → Essa estrutura é caracterizada por pontes de hidrogênio que começam a se formar a cada quatro aminoácidos do seguimento dela mesma. Ou seja, isso traz uma mudança em sua estrutura, podendo ela tomar o formato dobrado (Folha-Beta), como as proteínas que forma as teias das aranhas, ou o formato enrolado (alfa hélice), a exemplo da proteína queratina (formadora de nossos cabelos e unhas). 

[Biologia] Bioquímica  Helicefolha
A primeira é enrolada, chamada de Folha-Beta, e a segunda é dobrada, chamada de Alfa-Hélice. 

Estrutura terciária → A estrutura terciária é como a segunda, só que mais bagunçada. Imagine que dessa vez, os aminoácidos que constituem a proteína começam a fazer novas ligações entre si, não só pontes de hidrogênio, mas ligações iônicas também, pontes dissulfeto e etc, formando um "emaranhado". É por isto que esta estrutura possui formato tridimensional.

[Biologia] Bioquímica  250px-Leptin2
Estrutura quaternária → Já a estrutura quaternária é quando pegamos esse emaranhado acima, ou seja, proteínas em suas estruturas terciárias, e as ajuntamos todas. É por isso que as quaternárias são classificadas pela união de cadeias polipeptídicas, ou seja, união de várias cadeias de milhares de aminoácidos.

[Biologia] Bioquímica  Hemoglobina
Eu expliquei passo a passo, mas em resumo é isso:

[Biologia] Bioquímica  220px-225_Peptide_Bond-01
Ou seja, começa com seguimentos simples de vários aminoácidos (primária), depois podem tomar estrutura dobrada ou enrolada (secundária), depois formato tridimensional (terciaria), e depois várias terciárias unidas (quaternária).

Há algumas coisas que podem mudar a conformação espacial de uma proteína, ou seja, o formato de sua estrutura, e torná-la biologicamente inativa. Que coisas são essas? Fatores ambientais como o PH, temperatura e etc, ou seja, se você mexer no fator ambiental natural de uma proteína que seja temperatura ou PH por exemplo, pode torná-la inativa. A tal damos o nome de desnaturação (que é aquilo que deixa de ser natural, ou seja, foi modificado). Vale lembrar que conseguimos regredir o formato de uma proteína no máximo até a estrutura primária, ou seja, independentemente do que ocorrer, a estrutura primária sempre se manterá. 

Por que é importante você saber disso? Porque a "memória" de uma proteína é a sua sequência de aminoácidos, ou seja, a conformação espacial da proteína, o que designa sua função, depende sempre da estrutura primária. 

Adicionais

→ As chaperoninas são proteínas especiais que auxiliam no dobramento de certas proteínas. Quando as proteínas são "mal dobradas" ocasionam em algumas doenças, a exemplo de mal de Parkison e Alzheimer;

→ As principais fontes de proteínas são as carnes, os ovos, leite e derivados dele;

→ Não podem confundir a Queratina, proteína que forma nossos cabelos e unhas, com Quitina, o carboidrato que forma o exoesqueleto dos artrópodes. 

É isso, pessoal, basicamente o que precisam saber das proteínas. Qualquer adendo, basta comentar lá no tópico. Em breve falarei de um tipo especial de proteínas, as enzimas. 

description[Biologia] Bioquímica  EmptyCompostos Orgânicos: Enzimas

more_horiz
[Biologia] Bioquímica  1024px-TPI1_structure
Enzimas

Você já ouviu falar das enzimas? Se leu o post anterior, já sabe que ela é uma proteína, por isso que a imagem do post parece com as proteínas que coloquei no post anterior. Entretanto, ela é uma proteína deveras especial. Logo você entenderá exatamente o que são e qual sua função, garanto que é bem simples!

O que são?

Como você já sabe, são proteínas. Todas as enzimas são, portanto, formadas por aminoácidos, tal como toda proteína.

Quais são suas funções?

A função das enzimas é importantíssima: elas são responsáveis por catalisarem milhares de reações químicas em nosso corpo! Como assim, catalisar? Catalisar é o mesmo que acelerar! Significa que elas aceleram as reações químicas que compõem nosso metabolismo. Não preciso dizer que, já que são proteínas, é o DNA quem controla a produção delas, certo?

Como agem?

Meu querido, minha querida, é muito simples. Você sabe que para que uma reação química aconteça, é necessário energia, correto? Nós chamamos de energia de ativação a energia que uma reação precisará para acontecer. Pois bem, as enzimas chegam ligeiras até os reagentes e baixam a energia de ativação da reação, ou seja, acaba fazendo com que a reação aconteça muito mais rapidamente! Como elas fazem isso?

A primeira coisa que fazem é posicionar os reagentes (que nós chamamos de substrato), que normalmente ficariam "zanzando" até se encontrarem, mas as Enzimas poupam esse esforço. Só isso já poupa energia; 

Uma vez que as enzimas posicionaram os substratos corretamente, em um lugar da enzima que chamamos de centro ativo (é onde ocorrerá a reação), ela pode "torcer" eles. E por que ela faz isso? Oras, toda reação química precisa de energia para primeiro quebrar as moléculas dos reagentes, e só depois recombiná-los, certo? Pois quando a enzima "torce" os reagentes, ela está forçando ele a se quebrar mais rápido, assim como acontece quando torcemos qualquer coisa;

→ As enzimas ainda podem fornecer um micro ambiente favorável à reação dos substratos, como promover um ambiente ácido caso seja necessário;

→ Por último, as enzimas podem ainda participar da reação. Dependendo de qual forem os substratos, elas podem fazer seu aminoácidos participarem do processo, beneficiando a reação e mais uma vez poupando energia.

São por estes motivos que as enzimas diminuem tanto a energia de ativação necessária para as reações acontecerem, e por isso são chamadas de catalisadores. 

[Biologia] Bioquímica  2000px-Induced_fit_diagram_pt.svg
A imagem ajuda bastante a entender. O lugar onde os substratos são encaixados, como já dito, se chama centro ativo. A combinação entre a enzima e os substratos se chama complexo enzima/substrato (segunda imagem), e depois que os substratos já reagiram, o nome dos produtos com a enzima se chama complexo enzima/produto (terceira imagem).

Uma enzima é basicamente isso, uma proteína que catalisa (acelera) as reações químicas do nosso corpo, e é através dessas que o DNA controla todo o metabolismo do corpo. Você precisa saber que os reagentes que as enzimas ajudam são chamados de substratos, que os substratos reagem num lugar específico da enzima chamado centro ativo, que a combinação da enzima com os substratos se chama complexo enzima/substrato, e que quando os produtos já surgiram, a combinação se chama complexo enzima/produto. Este é o funcionamento da enzima, e logo depois ela está pronta para agir em outros substratos.

Informações importantes a respeito as Enzimas

Há algumas coisas que você deve ter ciência a respeito das enzimas, além do que já falei até agora. É importante guardar esses itens, podem ser citados em vestibulares.

→ Apesar de você ter visto na imagem que as enzimas se adéquam moderadamente aos substratos, isso ocorre em pequena escala. As enzimas tem, na verdade, alta especificidade, ou seja, o encaixe do substrato no centro ativo tem de ser preciso. Como você sabe, quando proteínas sofrem alterações em sua estrutura, elas mudam, e as enzimas não escapam disso. Portanto, mudanças ambientais que alterem sua conformação tridimensional podem impedir o encaixe do substrato, tornando a enzima inativa;

→ Os fatores ambientais que podem interferir nas proteínas você já sabe, é principalmente o PH e a temperatura. No caso das Enzimas, o chamado PH ótimo, que é o mais perfeito para elas, as fazendo trabalhar em desempenho total, é entre 6 e 8 (caráter básico/alcalino), com exceção da Pepsina, que trabalha com PH ácido de 2,0; já a temperatura ótima das Enzimas, em animais homeotérmicos (como o ser humano), que são aqueles de temperatura constante, é entre 35 e 40°C. Já nos pecilotérmicos é de 25°C em média;

→ Se você aquecer demais uma enzima, por ser uma proteína, ela provavelmente perderá sua estrutura (desnaturação) e regredirá até a estrutura primária. Entretanto, as enzimas não são perdidas com o congelamento, apenas cessam o trabalho até que ganhem temperatura novamente e recomecem a catalisar;

→ Naturalmente, há substâncias que impedem o trabalho das enzimas, a estas damos o nome de inibidores enzimáticos. Eles podem ser competitivos, porque se fixam no centro ativo da enzima e impedem que os substratos as usem, ou não competitivos, se ligando a uma parte diferente da enzima, fazendo ela mudar  o formato de seu centro ativo e consequentemente impedir a adesão de substratos ali;

→ Há um tipo de enzimas chamado de Enzimas Alostéricas, que são enzimas que possuem um outro "encaixe" além do centro ativo, permitindo que moléculas regulatórias se fixem ali no segundo "encaixe" e controlem a atividade catalítica da enzima;

→ Quando o centro ativo da enzima está "cheio", por assim dizer, quer dizer que ela está saturada, e portanto atingiu a velocidade máxima de catalização (aceleração) das reações. Com isso há um fator inibidor causado por esse excesso de substratos na enzima, chamado de retroinibição ou feedback negativo, justamente porque a enzima está saturada. Isto acaba quando ela voltar a estar disponível;

→ Várias enzimas só trabalham ligadas a outro composto, que chamamos de cofator no caso de ser um metal, ou de coenzima no caso de serem moléculas orgânicas. As vitaminas, por exemplo, quase sempre atuam como coenzimas.

Essas são as enzimas, pessoal, essas proteínas tão importantes para nosso corpo. Eu expliquei o que são e como funcionam, com o decorrer dos posts irão vendo onde especificamente atuam, como por exemplo no DNA e RNA. Qualquer dúvida, adendo ou correção, basta dizerem.
Ademais, bons estudos. :sir:

description[Biologia] Bioquímica  EmptyCompostos Orgânicos: Ácidos Nucleicos

more_horiz
[Biologia] Bioquímica  DNA
Ácidos Nucleicos (DNA e RNA)

Neste post veremos o que é o DNA e o RNA, importantíssima matéria para você que quer saber biologia de verdade. Não se preocupe, colocarei de maneira que facilitará muito o seu entendimento.

Ácidos nucleicos

Ácidos nucleicos são compostos orgânicos formados por átomos de Carbono (C), Hidrogênio (H), Oxigênio (O), Nitrogênio (N) e Fósforo (P). Eles são polímeros de nucleotídeos. Os ácidos nucleicos que temos são o Ácido Desoxirribonucleico (DNA), e o Ácido Ribonucleico (RNA).

Nucleotídeos

Como dito acima, os nucleotídeos são formadores dos ácidos nucleicos, ou seja, nós dizemos que eles são monômeros. Significa que tanto o DNA quanto o RNA é formado por nucleotídeos. Os nucleotídeos são formados por três partes: um grupo fosfato, uma pentose (C5H10O5, lembra-se do post dos carboidratos?) e uma base nitrogenada. Importante lembrar: os nucleotídeos se ligam entre si por ligação fosfodiester.

O que vai mudar dos nucleotídeos formadores do RNA para os nucleotídeos formadores do DNA é a pentose, ou seja, a sua açúcar. Lembra-se que no post de carboidratos eu disse que a Ribose e a Desoxirribose faziam parte do grupo Pentose? Pois é. Se você é esperto, já sabe que o açúcar do DNA é a Desoxirribose, e que o açúcar do RNA é a Ribose. Afinal, um é chamado de Ácido Desoxirribonucleico (DNA), e o outro de Ácido Ribonucleico (RNA). A diferença das duas pentoses é bem simples, como você verá, é uma hidroxila (-OH) no lugar de um hidrogênio (H):
[Biologia] Bioquímica  Dna6

O grupo fosfato dos nucleotídeos é o mesmo, tanto para o DNA quanto para o RNA. Já a base nitrogenada muda em algo: O RNA não tem Timina, no lugar dela ele tem Uracila, de resto, ambos possuem AdeninaGuanina e Citosina. Terão uma melhor visualização abaixo:
[Biologia] Bioquímica  Nucleot%C3%ADdeos-RNA-e-DNA1
Ou seja, todo nucleotídeo de DNA será formado por um grupo fosfato, uma pentose (açúcar, carboidrato) chamada desoxirribose e uma base nitrogenada, que pode ser adenina, timina, citosina ou guanina. O RNA também será formado por um grupo fosfato, mas sua pentose será a ribose, e sua base nitrogenada poderá ser adenina, uracila, citosina ou guanina. 

É importante você saber que as bases nitrogenadas são classificadas em dois grupos: as bases Purinas (adenina e guanina) e as bases Pirimidinas (citosina, guanina e uracila). Abaixo você pode conferir a forma estrutural das bases nitrogenadas:

[Biologia] Bioquímica  F1-1-1-d
O que diferencia a base Purina da Pirimidina é o seu tamanho. Nas duas bases de cima (Purinas), Adenina e Guanina, você vê que são formadas por dois anéis cada, enquanto nas debaixo (Pirimidinas) você vê que são formadas por um único anel. Ou seja, as purinas são maiores que as pirimidinas.

Por fim, para ficar ainda mais fácil de você entender, mostrarei uma imagem que reúne tudo que eu disse até agora:
[Biologia] Bioquímica  Dna7
Como pode ver, apenas o DNA tem duas fitas, já o RNA tem uma só. Você entenderá o porquê disso logo mais.

Ácido desoxirribonucleico (DNA)

DNA vem de deoxyribonucleic acid, que quer dizer ácido desoxirribonucleico, por isso ele também é chamado de ADN. Ele é o material genético da célula, ou seja, é nele que estão contidas as informações hereditárias (informações passadas para o próximo indivíduo). Ele é encontrado no núcleo da célula, na organela chamada mitocôndria, e nos cloroplastos. Já que é o DNA que contém as informações, é ele quem controla todo o nosso metabolismo, síntese de proteínas e etc, ou seja, ele é centro de comando da célula.

O que liga uma fita de DNA à outra são pontes de hidrogênio, feitas obviamente entre as bases nitrogenadas. Depois de ligadas, elas se torcem um pouquinho, dando aquele formato de dupla hélice. 
[Biologia] Bioquímica  Slide_5
Se observássemos bem, de perto, o que estaria a acontecer é isso:
[Biologia] Bioquímica  Image007
Se você é um cara ou uma guria que tem atenção, já viu que as bases nitrogenadas possuem um padrão para se ligarem. Citosina só se liga com Guanina, e Timina só se liga com Adenina, e vice-versa. Ou seja, as pontes de Hidrogênio entre as duas fitas de DNA sempre seguirão este padrão, C=G (ou o contrário), e T=A (ou o contrário). Isso gerou a relação de Chargaff, que diz que a quantidade de Adenina sempre será a mesma de Timina, e a quantidade de Citosina sempre será a mesma de Guanina, o que é um tanto quanto óbvio, já que uma só se liga com a outra. 

Quando uma célula se divide, ela precisa duplicar o DNA para que este seja passado para as "células filha", é assim que passamos informações geração pós geração. Este processo é chamado de replicação (ou duplicação) semi-conservativa, e isto porque as duas fitas de DNA se separam, e cada uma é ligada a uma nova, ficando assim uma "antiga" e uma recém feita. Por isso o nome "semi-conservativa". Veja abaixo:
[Biologia] Bioquímica  Duplicacaodna
O processo é simples, mas você tem de prestar atenção e anotar os nomes aqui, para poder se lembrar: inicialmente, uma enzima chamada DNA Helicase separa as fitas de DNA (desfazendo as pontes de hidrogênio entre elas), depois disso um RNA chamado Primer, que foi acionado pela enzima Primase, sinaliza onde começa a duplicação, e então vem a enzima DNA polimerase 3, que dá início à nova fita. Já, por último, quem vai liga as novas fitas na antigas é a enzima chamada DNA ligase

A primeira fita que está sendo construída é chamada de fita mestre, e é construída sequencialmente, enquanto a outra, chamada de fita retardada, é construída por fragmentos, que nós chamamos de fragmentos de Okasaki. Se a enzima DNA Polimerase 3 constrói as fitas novas, a DNA Polimerase 1 retira as unidades Primer da fita retardada. Sim, esse Primer é fragmento de RNA, e alguns deles ficam juntos dos fragmentos que constroem a fita retardada. Para findar o processo, é preciso que as unidades Primer sejam retiradas (pela DNA Polimerase 1) e substituídas por moléculas de DNA. Quando isso acontece, e a DNA ligase acaba de ligar ambas as fitas, está findado o processo de duplicação (ou replicação) das fitas de DNA. Muito simples, certo? Basta dar uma lida nesse post de vez em quando ou anotar o nome das enzimas, e logo você as memorizará!
Agora que você já sabe o que é o DNA, como ele é feito, como é constituído, e como ele se duplica (ou replica) em nossas células, só falta você saber o que é o RNA. 

Ácido ribonucleico (RNA)

O RNA vem de ribonucleic acid, que significa Ácido Ribonucleico, e é por isso que também é chamado de ARN. Você já sabe que ele é um polímero de nucleotídeos, e que, apesar de poder dobrar-se sobre si mesmo, é formado por apenas uma fita de nucleotídeos. A função do RNA é executar os "comandos" do DNA, ele é como a mão de obra. Há três tipos de DNA, o mensageiro, o transportador e o ribossômico. 

RNA mensageiro (RNAm) → ele é responsável pelo processo de transcrição. Isso porque o DNA contém informações que precisam ser decodificadas e transformadas em proteínas (para o controle metabólico da célula), portanto, uma molécula de RNA vai até o DNA, este separa as duas fitas, e uma das fitas do DNA serve de molde para a molécula de RNA. É assim que a molécula de RNA transporta as informações do DNA.
[Biologia] Bioquímica  51
No caso, a fita rosa é a molécula de RNA que se molda conforme à fita do DNA, é assim que ela transcreve a informação. Você também já viu que as bases nitrogenadas do DNA se ligam de maneira regrada (Adenina com Timina e Citosina com Guanina), acontece que, como você também já viu, no lugar da Timina o RNA tem Uracila. Portanto, Citosina continua se ligando com Guanina quando o RNA trabalha, mas quando for a Adenina, ela se ligará com a Uracila, basta seguir a imagem acima, está bem descrito (Adenina com Uracila e Citosina com Guanina).

Portanto, se a informação do DNA, como na imagem, é TAGGTTAA, a transcrição irá seguir a regra, e a mensagem será AUCCAAUU (como na imagem). Fácil, certo? Basta seguir a regra, Citosina sempre se liga com Guanina, e no caso do RNA, a Adenina se liga sempre com Uracila (já que o RNA não tem Timina). 

RNA transportador (RNAt) → Imagine que o RNA mensageiro levou informações para construções de certas proteínas. Para construir algo, precisamos de material, certo? No caso de proteínas, precisamos de aminoácidos para construí-las, e é aí que entra o transporte. RNA transportador então levará os "materiais". Mas levará para onde?

RNA ribossômico (RNAr) → Você sabe o que são ribossomos, certo? Aquelas organelas celulares que produzem proteínas. Quando o RNA ribossômico se junta a proteínas específicas, o conjunto se torna a organela ribossomo. É lá que será levada e decodificada e interpretada, e quando o RNA transportador trazer os aminoácidos, então ali mesmo, ainda nos ribossomos, as proteínas devidamente ordenadas pelo DNA serão produzidas pela organela.

Simples ou não é? Vai lá o DNA mensageiro, molda em seu corpo a mensagem, leva até os ribossomos (onde está o RNA ribossômico), a mensagem é interpretada, e na hora de produzir, vem o RNA mensageiro e traz os materiais (aminoácidos) para a construção das proteínas. Já que o RNA precisa pegar informações do DNA primeiro, é fácil saber que ele não só é encontrado no núcleo, como também solto no citoplasma e aderido aos ribossomos.

Informações adicionais

→ Nós temos um tipo especial de RNA chamado RNA de Interferência, que são RNAs de silenciamento gênico, podendo fazer o DNA cessar a produção de proteínas específicas, e curiosamente este RNA possui fita dupla, como o DNA;

→ Se você já ouviu a piada: "O sentido da vida é 3' 5' ", ela fala da ligação fosfodiéster (entre os nucleotídeos), onde o terceiro carbono da pentose e um nucleotídeo se liga ao quinto carbono da pentose de outro nucleotídeo, através do grupo fosfato. Por isso que o sentido de uma fita de DNA é o inverso da outra, a original é 3' 5' e a outra 5' 3'.  
[Biologia] Bioquímica  ABAAABNw4AI-0
→ Rosalind Franklin foi a chave para o descobrimento da estrutura do DNA. O que antes era mérito apenas de James Watson, Francis Crick e Maurice Wilkns, tendo eles ganhado o prêmio nobel, foi descoberto mais tarde que foi baseado nas pesquisas de Rosalind. Ela teria tirado o melhor registro fotográfico do DNA usando técnicas Raio-X, o que possibilitou todo o restante. Ela morreu sem o devido crédito (que provavelmente teria valido o Nobel também).

Explicação um pouco extensa, eu sei, mas tentei deixar o mais sucintamente possível, e creio que coloquei tudo quanto precisam saber em bioquímica sobre ácidos nucleicos. Qualquer adendo ou correção, bastará comentar no tópico.

description[Biologia] Bioquímica  EmptyCompostos Orgânicos: Vitaminas

more_horiz
[Biologia] Bioquímica  Dieta-liquida-300x232
Vitaminas

Meus queridos, falar das vitaminas é bem fácil, e agora você verá o que são e onde encontrá-las. 

O que são: são moléculas orgânicas que são essenciais para o bom funcionamento do nosso metabolismo, atuando principalmente em junção com as enzimas, sendo em sua maioria co-enzimas. Elas são produzidas na estrutura de vegetais e de alguns seres unicelulares. Os animais no geral, obviamente precisam comer para tê-las.

Como são classificadas: as vitaminas são divididas em lipossolúveis (solúveis apenas em lipídios) e hidrossolúveis (solúveis em água). 

Lipossolúveis → A, D, E e K.
Hidrossolúveis → B e C

As vitaminas possuem papeis diversos, como combate a radicais livres (que são moléculas danosas à célula), regulação e etc. Abaixo você verá a classificação das principais vitaminas, mas nada te impede de memorizar todas, só não é necessário, caso esteja a estudar para vestibulares ou ENEM.

[Biologia] Bioquímica  Vitaminas-tabela
Informações adicionais

→ Apesar de ser difícil de ocorrer, as vitaminas podem ser consumidas em excesso e fazer mal. Isso porque as lipossolúveis podem ficar aderidas ao tecido adiposo e se acumular. Então há sim casos de excesso, que fazem mal e precisam de atendimento médico;

→ Apenas tomando sol você já consegue o que precisa de vitamina D;

Beribéri é uma doença que causa fraqueza muscular e inchaço nas pernas, causa pela falta a vitamina Tiamina (b1). Esta doença pode ser citada em vestibulares;

Anemia Megaloblástica é uma doença causada pela ausência de Ácido Fólico (B9), já que está presente na formação dos glóbulos vermelhos, e mães com mau suprimento de B9 ainda podem gerar filhos com anencefalia

→ A Anemia Perniciosa é causada pela ausência de Cobalamina (B12), já que esta atua na formação dos ácidos nucleicos;

→ Há diferença entre sub nutrição e desnutrição. A sub nutrição é a deficiência calórica (como a anorexia, por exemplo), e a desnutrição é a deficiência de sais minerais e vitaminas.

Essas são as vitaminas, bem tranquilo, certo? Qualquer adendo, basta comentarem.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos