Carboidratos
Este é outro nome que você deve ter ouvido muito por aí, principalmente se já esteve na presença de um nutricionista esportivo ou de alguém que faz exercícios físicos. Já, se é você mesmo quem pratica exercícios físicos, irá gostar muito de finalmente entender o que de fato são
Carboidratos, também chamados
Hidratos de Carbono,
Glicídios ou ainda
Sacarídeos (que significa açúcar), e como eles atuam no corpo.
Definição básica: São moléculas orgânicas formadas por carbono (C), hidrogênio (H) e oxigênio (O). Desempenham diversas funções em nosso corpo, a mais importante é a função energética, como o próprio nome da função indica, fornece energia para o corpo como um todo. Além disso, possui
função estrutural e também atua na
comunicação celular (significa que as células usam açúcares para se comunicarem). Nós precisamos comer para tê-los, já que eles só são feitos pela fotossíntese. Quem não faz fotossíntese, ou seja, é heterótrofo (não produz a própria comida), como os seres humanos, precisa comer as plantas, ou comer os animais que comeram as plantas. Entende?
Classificação: Os carboidratos são classificados em monossacarídeos, oligossacarídeos ou polissacarídeos. Não se assuste com os nomes, é bem simples de entender, está bem? Irei facilitar para que entenda.
→
Monossacarídeos (quer dizer "um açúcar") são formações simples de Carbono, Hidrogênio e Oxigênio, como você já sabe, e funcionam na proporção de 1:2:1, respectivamente. O que isto quer dizer? Que eu tenho de ter sempre a mesma quantidade de Carbono e Oxigênio, enquanto o Hidrogênio será o dobro disso. Fácil, não é? Claro que é, basta prestar atenção que você tira de letra. Eu ainda tenho uma fórmula química geral para os Monossacarídeos, para facilitar ainda mais sua vida: (CH2O)n, em que n pode variar de 2 a 7. O que é n? A quantidade de Carbono/Oxigênio, afinal, ambos terão sempre a mesma quantidade, e daí, basta eu saber que o Hidrogênio tem o dobro de átomos que os os outros dois. Facílimo!
Bem, sabe o n dali de cima? O nome genérico está relacionado a ele, mas é bem simples de se entender também:
n = 2 = Dioses. Ou seja, se a fórmula seria C2H4O2;
n = 3 = Trioses. Se n é 3, quer dizer que o Carbono (C) e o Oxigênio (O) é 3, e o Hidrogênio (H) sempre será o dobro, ou seja, C3H6O3;
n = 4 = Tetroses, como você já deve saber, C4H8O4;
n = 5 = Pentoses, C5H10O5;
n = 6 = Hexoses, C6H12O6;
n= 7 = Heptoses, e complete você se for capaz.
Entendeu a proporção de 1:2:1? Oras, n é o mesmo para o Carbono e para o Oxigênio, e Hidrogênio é o dobro. Básico, correto? Pois saiba também que é nas
Pentoses (C5H10O5) que encontramos a
Desoxirribose, que é um dos compostos do DNA, e a
Ribose, que é um dos compostos do RNA. Está vendo como os Carboidratos são importantes? Apesar disso, as
Hexoses (C6H12O6) são os monossacarídeos mais abundantes no corpo, e é aqui que encontramos a G
licose, o mais importante "combustível" para a maioria de nós, seres vivos, principalmente os humanos. Aqui também encontramos a
Frutose e a
Galactose.
Agora, você é bom em química? Se não é, ou simplesmente faz tempo que não vê, não tem problema, eu te ajudarei. Sabe nas ligações químicas, quando um Carbono (C) faz ligação dupla com Oxigênio (O)? Nós chamamos essa ligação de
Carbonila. Pois bem, se você olhar a fórmula estrutural do Monossacarídeo e a Carbonila estiver nas extremidades, é um
Aldeído. Se não estiver nas extremidades, será uma
Cetona. Veja bem:
Veja bem, onde está a ligação dupla (Carbonila) da Glicose? Lá em cima, não está? Ou seja, está na ponta, na extremidade, quer dizer que tem função orgânica aldeído. Agora basta juntar os dois nomes, e é por isto que a Glicose é uma Aldeose. Já a Carbonila (ligação dupla) da Frutose está onde? Na lateral direita, ou seja, não está em nenhuma das extremidades. Se não está nas extremidades, tem função orgânica Cetona, junte os dois nomes, e temos que a Frutose é uma Cetose. Estou explicando isso apenas para você relembrar o básico de química e entender como se dás as nomenclaturas, assim, caso (dificilmente) uma delas caia em alguma prova futura, você saberá o que significa.
→ Os Oligossacarídeos são a união de 2 até 20 Monossacarídeos. Ou seja, se você unir 2, 3, 10, 15 Monossacarídeos, tem um Oligossacarídeo, podendo este número chegar até 20. Os mais abundantes são os Dissacarídeos, ou seja, Oligossacarídeos que só possuem dois Monossacarídeos unidos. Entre os Dissacarídeos nós temos a Sacarose (açúcar de cozinha), que é a união de uma glicose com uma frutose; temos a Lactose (açúcar do leite, ao qual alguns possuem intolerância), que é a união de uma glicose com um dissacarídeo chamado galactose; temos ainda ainda a Maltose (açúcar dos cereais), que é a união de duas glicoses.
→ Os Polissacarídeos são super polímeros de carboidratos, e são classificados assim todos os que são formados pela união de mais de 20 monossacarídeos. Se você é um aluno atento, já deve ter se perguntado como os monossacarídeos se unem, pois bem: eles se unem através de uma ligação chamada Ligação Glicosídica, que nada mais é que uma ligação covalente (compartilhamento de elétrons). Alguns exemplos de polissacarídeos são: Ácido Hialurônico, polissacarídeo encontrado entre as célula, atuando na adesão entre elas; Heparina, um anticoagulante que encontramos em células chamadas mastócitos, evitando que coágulos surjam nos pulmões e no coração; Quitina, polissacarídeo encontrado na parede celular de fungos, algumas algas e também no exoesqueleto de artrópodes.
Nós temos dois polissacarídeos que servem como reserva de energia: o amido, que é a reserva de carboidratos nos vegetais, e o glicogênio, que é a reserva de carboidratos nos animais. Quando nós, animais, ingerimos amido, que normalmente é encontrado nos plastídeos (especialmente nos cloroplastos), estes são quebrados por uma enzima (veremos as enzimas mais a frente) chamada Amilase, o que faz liberar maltoses, que por sua vez será quebrada por outra enzima, até que a glicose seja liberada para uso de nossas células. Nada complexo, certo?
Nós, animais, não conseguimos utilizar toda a glicose de uma vez, e é por isso que sempre sobra, o que a faz ser enviada para dentro das células para fazerem ligações glicosídicas, se transformando no que chamamos de glicogênio. Nos animais, o glicogênio é armazenado principalmente nos músculos e no fígado, e fica guardado até que o corpo necessite dessa energia extra. Quando isso acontece, um hormônio chamado Glucagon envia um sinal e começa a quebrar as ligações glicosídicas entre as glicoses do glicogênio, para que estas fiquem livres a serem usadas pelo nosso organismo. Também não conseguimos armazenar muito glicogênio, temos normalmente uma reserva que duraria um dia, em média.
Onde encontrá-los: massas (pães, bolos, macarrão e etc), frutas, arroz, cereais e etc.
Pois bem, muito fácil, não é mesmo? Pois isso é tudo que você precisa saber sobre os carboidratos. Mesmo se você tiver ido estudá-los para uso esportivo, já deu para entender a importância deles, correto? Sem carboidratos, sem energia para seus músculos agirem, sem ácidos nucleicos, sem células fortemente aderidas, sem artrópodes e seus duros exoesqueletos e etc. Eu colocarei informações adicionais abaixo, mas é importante salientar que tudo que precisa saber é o que expliquei até agora.
Informações extras: você que gosta de informações extras, e saber de tudo quanto possível, essas informações extras são para você.
→ A celulose, polissacarídeo que forma a parede celular das plantas, não consegue ser diferido pelo corpo humano, e simplesmente atua na excreção. Ela (Celulose), Amido e Glicogênio são polissacarídeos formados unicamente por glicoses;
→ A celulose possui conformação linear, o Amido possui conformação helicoidal, e o glicogênio possui estrutura ramificada. O que altera a diferença entre esses formatos é a quantidade de Alfas e Betas Glicoses na Glicose Cíclica;
→ Lembra-se de eu dizer que quando necessitamos da energia dos glicogênios, é o hormônio Glucagon que atua na quebra das ligações glicosídicas entre as glicoses, para liberá-las para as células? Pois bem, saiba que a Adrenalina também consegue fazer isso, ou seja, quebrar o glicogênio e fazer as células utilizarem as glicoses dele;
→ Se você se lembra do que eu expliquei sobre os monossacarídeos poderem ter função orgânica aldeído ou cetona? Pois saiba que além disso, todos os monossacarídeos, sem exceção, também tem a função alcool. Afinal, a função alcool é caracterizada por um ou mais hidroxilas (-OH), e todos os monossacarídeos são. Ou seja, todo carboidrato é um aldeído polihidroxilado ou uma cetona polihidroxilada (polihidroxilada = polialcool, que contém radicais -OH);
→ Lembra-se também que eu falei das pentoses, e expliquei que a proporção para os monossacarídeos é sempre de 1:2:1, como demonstrei lá em cima? Pois bem, há uma única exceção: a desoxirribose. A desoxirribose possui 4 oxigênios, ou seja, a fórmula química dela é C5H10O4. Se ela não fosse uma exceção, ali no lugar do O4 teríamos O5, mas como ela é, fique atento caso alguém queira fazer uma pegadinha contigo, está bem?
→ Há ainda uma outra exceção, lembra-se que eu disse que os carboidratos são formados por Carbono, Hidrogênio e Oxigênio? Pois bem, temos um elemento que quis fugir da regra: a Quitina. A quitina, polissacarídeo que forma o exoesqueleto dos artrópodes, tem nitrogênio (N) em sua composição. Sua fórmula química é (C8H13O5N)n. Portanto, você sabe que em geral os carboidratos são formados por Carbono, Hidrogênio e Oxigênio, mas se em alguma prova perguntarem se algum deles pode ter Nitrogênio, você já sabe que é a Quitina;
→ Em muitos lugares os oligossacarídeos ainda são colocados como podendo abranger os carboidratos que fazem no máximo 10 ligações glicosídicas, e tomando os polissacarídeos como acima de 10, diferente do que eu coloquei ali, que é 20. A verdade é que há sim oligossacarídeos formados por mais de dez monossacarídeos, entretanto, é possível que em alguma prova considerem (não irão pedir o número para você) 10, neste caso não se perturbe, considere 10;
→ As plantas conseguem armazenar muito mais amido do que os animais armazenam glicogênio;
→ Se nós chamamos os oligossacarídeos ou polissacarídeos de polímeros de monossacarídeos, quer dizer também que os monossacarídeos são monômeros de oligossacarídeos ou polissacarídeos. Monômeros são as partes que constituem polímeros, como por exemplo os aminoácidos, que são monômeros de proteínas, já que estas são formadas por aminoácidos. Este é assunto para outra explicação, mas é importante ter em mente, os vestibulares gostam de usar sinônimos.
Este é o básico que você deve saber sobre os carboidratos, meu caro, minha cara. Se eu errei em algo, se você ficou em dúvida sobre qualquer, absolutamente qualquer coisa, se precisa de ajuda na parte química ou ainda quer acrescentar algo, fique à vontade para comentar lá no tópico específico para comentários. Espero ter ajudado.
No mais, bons estudos.
Última edição por Kakau em Qui 16 Jun 2016, 04:42, editado 1 vez(es)