Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionVocê se lembra dos teus sonhos!? EmptyVocê se lembra dos teus sonhos!?

more_horiz
Introdução:
Spoiler :
Algumas pessoas sonham intensamente - muitas vezes por noite - e, em geral, só conseguem lembrar dos sonhos que ocorreram mais próximos da hora do despertar, pela manhã. Outras vezes um sonho é tão vívido, tão impressionante, que fica com a pessoa o dia todo. Em diversos momentos ela se vê relembrando cenas e sensações do sonho que a invadem como uma criança, lhe cutucando a pedir algo. Alguns sonhos até persistem por um longo tempo. Eu mesma lembro da cena completa de um único sonho que tive aos cinco anos de idade e que até hoje é vívido em minha memória. Mas e quem não consegue lembrar-se dos próprios sonhos?

Algumas pessoas afirmam que não sonham. Outras que jamais ou raramente se lembram de seus sonhos. E há, ainda, os que sonham, lembram-se do sonho ao acordar, mas o esquecem ao longo do dia. Vale lembrar que quando o sonho não recebe a devida atenção, ele se esvai na memória.

Todo mundo sonha?:
Spoiler :
Primeiramente, é praticamente impossível um ser humano saudável não sonhar. É possível, sim, que haja certa constipação de sonhos, ou seja, pessoas que sonham realmente pouco. Em geral, isso estará atrelado a algumas situações específicas, como idade muito avançada, algum tipo de transtorno mental ou trauma que tenha afetado as regiões do cérebro envolvidas organicamente na produção onírica.

Obviamente que em casos de severos traumatismos ou comas profundos ainda é impossível afirmar que tais pacientes sonhem. Porém, o mais comum é que a pessoa simplesmente não se interesse por estabelecer nenhum tipo de contato com seus sonhos, por julgar banalidade, algo sem importância e que nada diz sobre ela e seu mundo mais interior. Nesse caso, o sonhador encara essa situação como uma realidade distante, porém isso não a torna irrelevante ou inexistente.

A verdade é que esta atitude do homem moderno para com seu próprio inconsciente, especialmente em relação aos sonhos, é a causa principal da sintomatologia neurótica - que se caracteriza por um conflito entre o que a pessoa é e o que aprendeu a ser socialmente. A incompatibilidade entre as expectativas familiares, sociais, culturais e profissionais, além das exigências da alma, gera esse tipo de sintoma. A falta de conexão com o mundo interior priva o homem moderno de se guiar adequadamente no mundo exterior.

Frequentemente observamos pessoas que não vivem a vida que gostariam de viver, não estão no casamento em que gostariam de estar, não trabalham no que gostariam de trabalhar, não se divertem da forma que desejam, não passam tempo com seus filhos tanto quanto gostariam, enfim, fazem exatamente tudo o que suas almas não querem. Provavelmente sonham com tais situações, mas o fato de não saberem interpretá-las, não buscarem um analista para ajudá-las a entender, ou realmente não se interessarem em absoluto pelo que suas almas lhes comunicam, acabam padecendo de fortes sintomas neuróticos - que são, em geral, padrões repetitivos e quase sempre geram resultados negativos na vida da pessoa.

Nesses casos, há uma dissonância entre o mundo interior e o mundo exterior. Por essa razão, é trabalho do terapeuta ajudar o paciente a equalizar essa relação. Por exemplo: uma mulher cuja mãe sempre a criticou e que possui - de maneira repetitiva em diversos setores de sua vida - forte autocrítica e nunca se julga boa o suficiente. Isso acaba por boicotar suas possibilidades de sucesso e, por conta do "padrão neurótico", fica impedida de realizar todo seu potencial.

O texto acima não é de minha autoria, até porquê eu sou muito preguiçoso para digitar algo tão grande. Mas creio que possa agregar ao que o tópico propõe e o acrescentei no post.
Aqui a fonte: http://www.personare.com.br/nao-consegue-lembrar-o-que-sonhou-m3235

O que um estudo têm a dizer sobre isso?:
Spoiler :
Quando o assunto é sonhar, cientistas acreditam que nós, humanos, nos dividimos em dois grupos: os que se lembram do que sonharam ao acordar, e os que raramente se lembram do que sonharam enquanto dormiam.

Agora, um novo estudo sugere uma razão para isso. Conduzido por pesquisadores do Centro de Pesquisas Neurocientíficas de Lyon, na França, e publicado no periódico Neuropsychopharmacology, ele analisou o sono de 41 participantes que passaram por tomografias para avaliar sua atividade cerebral.

Desse total de participantes, 21 foram classificados como "lembradores recorrentes de sonhos", porque conseguiam memorizar o teor do que sonhavam em, em média, 5,2 noites por semana.

Os 20 participantes restantes foram agrupados como "lembradores esporádicos de sonhos", sendo capazes de relatar seus sonhos apenas duas vezes a cada mês.

Um monitoramento da atividade cerebral dos participantes permitiu aos cientistas notar que entre os que se lembravam frequentemente de seus sonhos havia um alto e espontâneo funcionamento nas regiões cerebrais do córtex medial prefrontal e da junção temporal parietal.

Esse funcionamento cerebral mais preponderante nos "lembradores recorrentes" é o que permite a suas mentes fixar o conteúdo dos sonhos na memória.

Uma característica observada pelos pesquisadores nesse grupo de participantes é a de que eles tendem a ter sono mais leve do que os demais, o que inclui acordar por diversas vezes durante a noite, de forma espontânea. Esse acordar mais frequente durante o sono é o que permitiria ao cérebro fixar o que estava sendo sonhado, acreditam os cientistas.

Em comparação ao grupo que raramente lembra do que sonhou, esses lembradores frequentes têm o dobro de sensibilidade a estímulos auditivos durante o sono, afirma o estudo.

Lembra mais, sonha mais:

Os pesquisadores acreditam também que quem lembra mais do que sonhou talvez consiga fazer isso porque também sonha mais do que quem não costuma memorizar sonhos.

"Nosso estudo sugere que lembradores recorrentes e esporádicos de sonhos diferem em sua memorização, mas não exclui a possibilidade de que talvez também tenham níveis de produção de sonhos diferentes", diz o texto da pesquisa.

"Exatamente por isso, é possível que os lembradores recorrentes de sonhos produzam um montante maior deles durante o sono do que o fazem os lembradores esporádicos", finaliza.

Novamente, o texto não é de minha autoria e aqui está a fonte: http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2014/03/14/estudo-explica-por-que-ha-quem-nao-se-lembre-do-que-sonha.htm

------------------------

Bem, se eu sonho não me lembro. E prefiro acreditar que minha mente não está rodando nenhum filme com script improvisado enquanto durmo... Acho que é até bom para o meu dia-dia o fato de não sonhar. - Assim espero. -

Mas, e você?

• Se lembra de sonhar com algo?
  • São constantes?
  • Já sonhou com algo/alguém do fórum?
  • Deseja compartilhar algo sobre o assunto conosco?

3 da manhã e me bate uma curiosidade sobre sonhos. :deus:

descriptionVocê se lembra dos teus sonhos!? EmptyRe: Você se lembra dos teus sonhos!?

more_horiz
Se lembra de sonhar com algo?

Não lembro o que sonhei da última vez, e é bem raro também quando eu lembro,gostaria muito de lembrar assim exatamente quando abro os olhos, a maioria das vezes eu costumo lembrar de algo quando aquilo que sonhei acontece na vida real, então quando estou nesse momento que aconteceu eu falo pra mim mesmo "oxe, eu sonhei com isso acontecendo..."

São constantes?

Meus sonhos não são tão constantes assim, geralmente os sonhos veêm quando estou pensando muito em algo ou em alguém durante dias...

Já sonhou com algo/alguém do fórum?

não, infelizmente não fiz amizade com ninguém aqui ainda kkkkkk

Deseja compartilhar algo sobre o assunto conosco?

acho que não tenho nada de interessante para compartilhar até o momento :|

descriptionVocê se lembra dos teus sonhos!? EmptyRe: Você se lembra dos teus sonhos!?

more_horiz
Quase tudo o que eu sonho eu lembro.

São constantes?
Sim, quase todos os dias eu sonho.

Não.

Alguns dos meus sonhos já se realizaram na vida real, o mais claro aconteceu na época que eu estudava no ensino médio, tinha sonhado com uma certa imagem e não sei porque aquilo ficou na minha mente, alguns dias depois aconteceu exatamente o que eu sonhei, quando eu olhei para a cena lembrei na hora do meu sonho.

more_horiz
Lucas escreveu:

Sim, eu lembro, pelo menos um pouco. Eu não durmo muito e, por causa da insônia, passo dias acordado, mas, quando eu consigo dormir, eu lembro.

Lucas escreveu:
São constantes?

Bem, sempre quando eu consigo dormir, eu lembro de algum detalhe. Então, sim.

Lucas escreveu:

Não.

Lucas escreveu:

Hum... Eu tive um sonho bem "bacana", recentemente: foi sobre gatos, sim, eu estava em um local com vários gatos de olhos estranhos, acho que eram brancos (os gatos), e eles estavam mortos, eu lembro que conseguia sentir o mau cheiro que permeava o local.

Foi deveras... Interessante. lol

more_horiz
Algumas vezes eu consigo me lembrar quase completamente dos meus sonhos. Outras vezes, tenho alguns flashes. Depende muito de como dormi na noite anterior.

São constantes?
Creio que sim. Quase todas as noites me lembro de algo que sonhei.  

Não que me lembre.

Uma vez eu tive um sonho com um primo meu já falecido. Foi muito doloroso na época para a família. Quando eu acabei de sonhar, comecei a chorar copiosamente. A sensação que tive era de estar revivendo toda a dor de sua perda. Bem tenso. :/

more_horiz

Minha memória é boa, ao menos quando o assunto não é sonhos, bem. .. consigo ter alguns resquícios dos meus sonhos, e isso é muito rs.
São constantes?

Quando eu era mais novo eu sonhava com bastante frequência, mas de um tempo para cá eu meio que dei uma travada. Raramente tenho sonhos (;_;)

Eu no ano passado quando estava realizando uma avaliação de matemática (Se não me engano essa era a matéria), eu acabei acertando uma questão da avaliação devido ter lembrado da resposta vista no meu sonho, ou seja, de uma forma ou de outra eu acabei estudando enquanto dormia.

P.S: Antigamente eu tentava controlar meus sonhos para me beneficiar neles (Sonhos lúcidos), mas sempre falhei e acabei desistindo disso, sempre quando eu tinha consciência enquanto sonhava, eu acabava acordando. :zeca:

more_horiz
SE LEMBRA DE SONHAR COM ALGO?

Sim. Me lembro, às vezes, dos detalhes. Alguns são aleatórios: às vezes vejo pessoas que nunca vi, "vou" a lugares nos quais nunca estive, faço coisas que nunca fiz nem nunca imaginei que faria/existissem etc; e outros são reflexos do meu cotidiano ou estão relacionados a acontecimentos marcantes da minha, o que é normal. Eu diria que é mais comum eu ter sonhos aleatórios, sem sentidos ou motivos aparentes.

SÃO CONSTANTES?

Sim. Há noites (a maioria) em que sonho três, quatro vezes, porém, sonhos curtos. E há, é claro, noites em que sonho uma única vez ou não sonho.

JÁ SONHOU COM ALGO/ALGUÉM DO FÓRUM?

Sim, afinal, tenho amigos no fórum. Já sonhei com o fórum em si, mas não lembro o que exatamente fiz no sonho, já sonhei com algumas pessoas do fórum, conversando com elas tanto aqui quanto pessoalmente etc. Não tenho muito para contar, o pouco que me lembro destes sonhos é algo íntimo.

DESEJA COMPARTILHAR ALGO SOBRE O ASSUNTO CONOSCO?
Quem quiser saber mais sobre meus sonhos e minhas lembranças sobre eles vai ter que entrar na minha mente. :rere:

more_horiz
Muito frequentemente, quase todos os dias eu sonho com algo/alguém. Os mais marcantes eu costumo lembrar por dias, até esquecer.

São constantes?
Sim, eu costumo lembrar bastante dos meus sonhos. Adoro isso kekeke

Com exceção do @Zeref-Kun, que conheço na vida real, não me lembro de ter sonhado com alguém daqui :think:

O que eu sonho, fica no meu sonho. :ana:

more_horiz
Eu sempre me lembro.

São constantes?
90% das vezes que eu durmo, eu sonho, então, sim.

Só com o @Rokudo Mukuro.

Não.

more_horiz

Eu sempre lembro,raras são vezes em que eu esqueço.

São constantes?

São,eu sempre acordo cansada,parece que eu nunca dormi na vida.Isso me fez perceber que os sonhos interferem no seu sono.

Não,e nem dá não conheço ninguém aqui pessoalmente.

Nessa semana mesmo eu sonhei que eu tinha super poderes :*-*: eu era uma faísca humana e sai voando por aí.Depois eu só me lembro que eu estava no meio de uma guerra no morro do alemão lutando contra um exército de traficantes,e eu estava perdendo meu exército era minusculo.Mas ai eu acordei,queria saber o que iria acontecer. Tudo vassilaum

more_horiz
Excelente tópico, Luscas.

Sim, geralmente. No máximo de um a dois sonhos.

São constantes?
Na teoria sim, pois temos no minimo 6 sonhos por noite se dormirmos por 4 ~ 6 horas.

Ah, com certeza. Estou cansado e com sono, lembro-me vagamente... Se não me engano o pessoal se encontrou aqui perto, rolou uma festa, e aconteceram coisas que não devem ser compartilhadas.

Sim, sim. O tópico me chamou a atenção por abordar o estudo do sono, algo que aos poucos estou me aprofundando e adquirindo um certo conhecimento, especificamente em relação aos sonhos lúcidos e aos onironautas, também conhecidos como os "exploradores de sonhos". Se querem obter sonhos lúcidos (controlá-los, explorá-los), o hábito de lembrá-los diariamente é fundamental. Há uma técnica eficaz que requer credulidade e disposição, mas de qualquer forma faço questão de compartilha-lha: antes de dormir diga a sí mesmo: "Eu irei sonhar esta noite e lambrarei deste sonho'. Repita. Se duvidar, repita novamente. Se continuar incrédulo, repita novamente. Tudo bem, não precisa acreditar, então apenas continue repetindo para que o seu inconsciente aceite isto como verdade. Depois disto virá a parte penosa que é o despertar no meio da noite, o que será inevitável já que estarmos conscientes é o única modo de lembrarmos de algo, não é mesmo? Enfim, anote-os com o máximo de detalhes possíveis.

Em qualquer momento do seu dia, leia os sonhos da noite anterior e depois escolha algum objeto (ou parte do corpo) como "ponto de questionamento". Dê toda a sua atenção ao ponto X e pergunte-se se está sonhando ou acordado. Uma vez que o hábito for criado, nos sonhos você "automaticamente" fará o mesmo, e então saberá se está sonhando. E aí a mágica acontece. Imagine-se onde quiser, com quem lhe agradar, faça o que bem desejar, explore o seu sonho. É uma técnica eficaz, contudo não é constante. No meu caso, por exemplo, tive o meu primeiro sonho lúcido após duas semanas de prática, porém só tive 3 sonos lúcidos em um mês. Mas garanto-lhes, vale a pena.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos