O indivíduo mudou, os indivíduos mudaram, e, portanto, a sociedade mudou. Ora pois, por que os relacionamentos não haveriam de mudar também?
Faz-se necessário, no entanto, certas observações. Não é porque se separam mais do que antigamente que há menos amor na atualidade, e sim maior liberdade e aceitação da sociedade em relação aos rompimentos. Amor nunca foi um requisito necessário para relacionamentos, parte do que vemos atualmente é só a evidenciação de aspectos concernentes aos relacionamentos desde sempre, mas que antes não eram bem aceitos pela sociedade. A desconstrução do pensamento que dizia ser necessário casar-se e ter filhos para ser feliz está cada vez mais crescente, e, neste âmbito específico, a sociedade amadureceu. Ou seja, relacionamentos não são mais necessários para fazer sexo, para dormir junto, para fantasiar e etc, e a partir do momento que requisitos deixam de ser condições, eles são jogados na lixeira.
Junte agora tudo quanto dito acima com a nossa juventude de dez ano para cá. Cada vez mais cedo pode-se entrar em relacionamentos, pais não conseguem mais proibir, a família já não mais controla, e, na imaturidade na experimentação de algo até então proibido, mentes despreparadas trilham caminhos diversos, ocasionando em términos frequentes, recomeços recorrentes e demais coisas. Por que diabos eu haveria de permanecer num relacionamento cujas vantagens eu posso obter em outro? Eu espero que já se tenha em mente que, sem a maturidade de compromissar-se por amor, tudo, absolutamente tudo que consigo num relacionamento, conseguiria em outro. Temos então a sociedade atual.
Há ainda aqueles criados sob a velha guarda, os imutáveis. Estes não foram feitos para viver na sociedade atual, para eles, tal, digamos, "promiscuidade", é inaceitável. Mas enquanto só se assiste pela TV, é comum, até que acontece com ele, e muitos destes acabam perdendo a cabeça por isso, fazendo coisas como assassinar, agredir e etc. Simplesmente não entendem que as algemas invisíveis que outrora prendiam a sociedade no "politicamente correto" agora já inexistem, e, além de ele não poder fazer nada, terá de aceitar o que é para si uma humilhação. Infelizmente isso acarreta em barbaridades.
Em meio a isso tudo há os famosos trouxas. Estes não ficam pulando de galho em galho, querem alguém que dure, amam para valer, e mesmo as decepções não os fazem se adaptar ao "vale tudo" atual. Então o trouxas fica no meio do fogo cruzado, se apaixonando, se decepcionando. Esta é a história do trouxa que encontrou um trouxa igual a ele e foi feliz, ou do trouxa que acabou mudando para o lado "vale tudo" da vida após algumas decepções.
Enfim, como diria Platão, o ser humano quer o que não tem, e portanto, quando tem não mais quer. Antes era difícil poder se relacionar, e a isso aderiam mais valor. Mas não é mais assim, as pessoas normalmente se relacionam com quem imediatamente querem, fazendo aquilo ser efêmero e sem valor. Reflete muito o estado da sociedade atual, eu ao menos relaciono isso com a perda de valores morais.