Postei exatas, biológicas e redação, e nada de humanas até agora, então vamos falar um pouco de Filosofia para variar. Também, no caso de filosofia, farei um tópico específico para cada questão, e vocês podem comentar aqui mesmo. Afinal, Filosofia pede reflexão, gera dúvidas e etc. Neste falaremos sobre Ética e Moral.



Ética e Moral


É muito comum que Ética e Moral sejam abordadas na escola. Infelizmente, quase sempre a explicação não convence, e deixa dúvidas a respeito. A maioria das pessoas sequer consegue diferenciar Ética de Moral, e se você também não consegue, não se preocupe, é comum que se faça confusão. Mas aqui eu desmistificarei, e você entenderá e inclusive poderá perfeitamente explicar a alguém no futuro.

Afinal, o que são?

Moral são seus valores internos, pessoal. Moral é individual, é aquilo que você, Convidado, não faria, mesmo que ninguém estivesse olhando. Por exemplo, quando alguém deixa cair dinheiro em uma sala, você já é o último, e poderia pegar a nota para si rapidamente, sem que percebessem, mas você não faz isso, porque sabe que é errado, e devolve o dinheiro: isto é moral! Entende? Quando você faz algo que vai contra a moral, algo que contraria seus princípios (que formam a sua moral), como enganar sua mãe, e se sente envergonhado, se sente mal, quer dizer que você foi imoral, pois contrariou a si mesmo. Fácil, não é? Moral, como diz o sábio professor Clóvis de Barros Filho, é você com você mesmo!

Mas e Ética? Ética tem na verdade quatro significados inicialmente, e se eu separá-los ficará melhor de entender.

Significado primeiro → Isto é a ética inicialmente dita pelos gregos, que é a análise da vida vivida. Ou seja, uma pessoa que viveu lá seus oitenta, noventa anos, ao morrer (ou próximo disso), faz a análise de se valeu a pena ou não sua vida. Sim, um significado que provavelmente você desconhecia, e é um pouco diferente dos demais, que usamos na atualidade.

Significado segundo → Esta ética pode ser chamada de Ética das Consequências, Ética Consequencialista e etc, mas podemos chamá-la também como Ética dos Resultados, porque fica mais fácil o entendimento. Por quê? Porque é a avaliação da conduta pelo resultado obtido, unicamente pelo resultado obtido. 

Este significado de ética é muito presente no meio comercial, e por quê? Porque normalmente o chefe do vendedor não quer saber se ele contou a verdade, se ele fez uma boa explanação e etc, quer que ele venda. Portanto, não interessa se o vendedor teve de mentir para vender o produto, se teve de omitir informações, ludibriar o cliente, induzi-lo à opção menos vantajosa para ele (e mais lucrativa para o vendedor) e etc, o que importa é vender! Entende o porquê de se chamar "Ética dos RESULTADOS"? Uma frase famosa que combina muito com esta ética é esta: "Os fins justificam os meios", ou seja, aquelas pessoas que fazem de tudo para atingir o resultado, mesmo que sejam ações erradas.

Significado terceiro → Esta é a ética como você deve conhecer, ela é o contrário da ética de resultados, ela é a Ética dos Princípios. Significa que dessa vez a conduta será julgada pelo comportamento, e não pelo resultado. Significa que de nada adianta subir na vida de maneira ilícita, conseguir dinheiro e bens de maneira criminosa e etc, porque você agiu de maneira errada para atingir seus objetivos, maneira indigna, vergonhosa. Esta é a ética que comanda pessoas que, podem até não morrerem ricas, mas viveram com dignidade. A frase que representaria esta forma de ética é: "O importante não é viver, mas como se vive". 

Significado quarto → Este significado engloba os dois acima, e é o mais importante que você entenda: são acordos de convivência. Ou seja, acordos estabelecidos entre pessoas por pessoas. Não só engloba a ética de resultados, um acordo estabelecido entre o vendedor e o chefe dele, e a ética de princípios, acordo entre amigos leais por exemplo, como demais acordos. Observe que é diferente o acordo entre o marido e a esposa para entre o marido e a amante, a irmã e o irmão, o neto e o avô, o funcionário e o chefe, e etc.

Agora, saindo um pouco dos significados específicos, você já deve ter entendido que ética não é individual, é de grupo (uma ou mais pessoas). Não existe "minha ética" ou "sua ética", existe eu agir sobre certa ética e até dizer que ela é minha nesse sentido, mas ela nunca é individual. Ela também é de cultura e local, ou seja, os acordos de convivência entre grupos da escola é um, já na empresa é outro, e há 10 anos atrás a ética da sociedade como um todo já era diferente, enfim.

E quando ética e moral se entrelaçam? Ora pois, vamos pegar lá o exemplo do vendedor. A ética no meio comercial é predominantemente a ética dos resultados, ou seja, o chefe quer que você manipule o cliente para que ele compre o produto. Às vezes o vendedor tem bons valores morais, e acaba se envergonhando de ter que mentir para o cliente para manipulá-lo. Ou seja, é uma questão tanto ética quanto moral, no caso ele foi imoral para ser ético, poderia ter contado a verdade e perdido o cliente, e então seria moral mas antiético. Você me entendeu? Por isso que ética é sinônimo de liberdade, porque os diferentes ambientes e os acordos de convivência nos proporcionam a liberdade de escolher entre o que fazer e o que não fazer. Se você ouviu em algum lugar que ela denota o posso, o quero e o devo, é por isso, porque é a ética que nos dá a liberdade de escolha.

É isto! Espero que eu tenha explicado da maneira mais clara possível. Se alguém quiser se aprofundar no assunto, recomendo buscarem o conteúdo e assistirem o professor Clóvis de Barros Filho, eu passo links específicos se necessitarem. Há a forma específica como Platão e Aristóteles viam, mas isso não é relevante para entender o cerne do assunto em si. Farei um tópico específico para as formas de pensar de ambos, posteriormente.

Enfim, espero que tenha sido útil. Se alguém quiser me dar exemplos de situações, se aprofundar mais e etc, fique à vontade.