Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

description[História] Sínteses Empty[História] Sínteses

more_horiz
Aqui eu falarei sobre história. Mas, como falar de história? Bem, necessita-se que o aluno precise dela. Eu postarei resumos aqui, para vocês entenderem e poderem explicar para alguém que queira saber, citando o início, o término, principais consequências e autores e atuantes do movimento. Portanto, no caso de querer se aprofundar, basta se basear no que está aqui para ir colhendo detalhes. De nada adianta eu narrar um acontecimento de anos detalhe por detalhe, além de cansativo, de nada servirá para o aluno que só precisa saber o básico daquilo.

Eu irei abordar história, mas priorizarei os temas do Enem. Irei falar do período militar, da era vargas, do absolutismo, feudalismo e etc. 

Por fim, em caso de pedirem (e podem fazer isso, sem problemas) algum movimento de maneira detalhada, eu explicarei com o maior prazer do mundo. ^^

description[História] Sínteses EmptyRe: [História] Sínteses

more_horiz
Era Vargas

A era vargas, também chamada de revolução de 1930, é importante por cair no Enem e vestibulares. Não abordarei a crise de 29, abordarei a história do Brasil daqui para frente. Se alguém necessitar, faço sem problemas uma síntese dela.

Data: iniciou-se em 1930 e terminou em 1945

Getúlio Vargas assumiu depois que o exército depôs o antigo presidente eleito democraticamente (apesar das alegações de fraude) Júlio Prestes. Logo após o golpe de estado, Vargas entrava como presidente em algo que deveria ser um governo provisório, mas acabou sendo muito mais que isso. Vargas anulou a constituição de 1981, e, junto com isso, passou a centralizar o poder em si mesmo, já que, sem constituição, não haviam limites para os seus feitos em termo de poder. Ele retirou os governadores dos estados e colocou pessoas de sua confiança, os chamados interventores, e, assim, comandava tudo ao seu prazer.

Vargas, no entanto, teve vários feitos memoráveis, como comprar e queimar toneladas de café para que o preço deste não caísse muito no exterior, já que isto reduzia a oferta, além de criar o Conselho Nacional do Café. Isso não resolveu a crise por inteiro, mas ajudou muito. 

O que viria a ser a marca de Vargas foram suas medidas trabalhistas, como diminuir parte da autonomia dos sindicatos, especificando um apenas para cada classe trabalhista, e fazendo com que fossem fiscalizados pelo governo; ele passou a investir no corporativismo (também chamado de sindicalismo pelego), que tinha como base fazer com que as classes se organizassem em harmonia ao invés de conflitarem; Vargas ainda investiu nos direitos dos trabalhadores, como férias assalariadas, regulação de trabalho infantil e feminino, horas extras, turno máximo de trabalho e etc.

Em 1932 ele implantou o voto feminino, o voto secreto, e a justiça eleitoral (impedia fraudes e outras manipulações nas eleições). Acontece que isso deixou São Paulo insatisfeito com ele, mais do que já estava. São Paulo sequer tinha um interventor paulista, e os paulistas começaram a perder o poder que tinham até então, o que os revoltou. Ainda em 1932, há então a chamada revolução constitucionalista, onde São Paulo principalmente, pedia, dentre outras coisas, uma assembléia constituinte para elaboração de uma constituição, já que o Brasil estava sem uma. Quando quatro jovens foram mortos pelo governo, Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, cujas iniciais (MMDC) virou símbolo de revolução ali, inicia-se então um confronto armado que durou aproximadamente três meses. São Paulo contava com outros estados grandes, mas não procedeu, e o exército esmagou os revoltantes em outubro do mesmo ano. Apesar da vitória, Vargas aceitou a assembleia constituinte, e uma nova constituição entrou em vigência em 1934  (a chamada constituição de 1934). Vale lembrar que Carlota Pereira Queiroz, primeira mulher a tornar-se deputada federal no Brasil, participou da elaboração da nova constituição.

A nova constituição tornava o Brasil uma república presidencialista federalista, e tinha tendência liberal. Entretanto, a assembleia decidiu que a primeira eleição para presidente seria indireta (votada pela própria assembleia), e assim Vargas foi eleito presidente oficialmente. A constituição mantinha o voto feminino, secreto, medidas trabalhistas e etc, demais feitos de Vargas.

O mundo vivia, na época, uma polarização politica (esquerda e direita), e dois partidos a representavam bem: a Ação Integralista Brasileira (AIB), partido que apoiava o "Fascismo" da extrema direita, e a Aliança Nacional Libertadora (ANL), partido socialista/comunista. Em julho de 1935 a ANL é fechada, e em novembro do mesmo ano, Luis Carlos prestes, principal líder da ANL, tenta um golpe de estado, que foi chamado de Intentona Comunista, movimento que, obviamente, procurava tornar Brasil um país comunista. A tentativa de golpe foi um fracasso, e ainda fez Vargas usar como desculpa para centralizar ainda mais o poder em si mesmo.

Utilizando a desculpa do Plano Cohen, plano onde supostamente os comunistas voltavam a ser uma ameaça, mas que na verdade foi programado pelo próprio governo Vargas, Getúlio Vargas extingui a antiga constituição e coloca em vigência a constituição de 1937: entramos no Estado Novo! Essa nova constituição era chamada de constituição polaca, tanto por ter sido embasada na constituição polonesa, quanto pelas prostitutas polonesas que residiam no Brasil (ou seja, era um apelido pejorativo). Ela extinguiu o legislativo, nomeou interventores para os estados, extinguiu o federalismo (os estados voltavam a ficar sem autonomia alguma) e etc. Esta época também é conhecida como a Ditadura Vargas

O presidente voltou a investir no corporativismo e a valorizar o trabalhador brasileiro, diminuindo a entrada de estranheiros. Em seguida criou o Departamento de Propaganda e Imprensa (DPI), que era um órgão que exaltava a imagem de Getúlio Vargas e censurava qualquer oposição a ele; passou a investir ainda mais nas indústrias, tanto com capital estatal como com o privado.

Era época da segunda guerra mundial, e Vargas coloca o Brasil ao lado dos EUA, após receber a oferta deste (dinheiro usado por exemplo na CSN). Foi na mesma época, seguindo a "política da boa vizinhança", plano estadunidense de manter os aliados, que figuras brasileiras começaram a ir para Hollywood (como Carmem Miranda). Ainda, por obviamente estar em guerra, o Brasil criou a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Força Expedicionária Brasileira (FEB). Só que, apesar dos avanços, o Estado Novo entrou em crise, porque Vargas era um ditador lutando contra a Alemanha (país ditatorial), e Vargas começou a perder apoio. Isso o fez re-estabelecer partidos políticos, surgindo então a UDN, o PTB, o PSD e o PCB.

A oposição era muito forte, mas o povo acreditava que se Vargas saísse os direitos trabalhistas seriam perdidos. Uma vez que tomaram consciência disso, queriam ainda Vargas, mas de forma democrática. Este foi o chamado Movimento Queremista (ou Queremismo), onde diversos setores o defendiam, após ele sabiamente ter marcado eleições presidenciais em dezembro de 1945. Mas antes destas chegarem, o exército creu que este poderia estar tentando se manter ainda no poder, e o fez renunciar. Vargas exilou-se em São Borja. Era o fim do Estado Novo, o presidente do Supremo assumiu, até que Eurico Dutra ganhou a eleição e se tornou presidente do Brasil. Acredite ou não, Vargas ainda conseguiu ser eleito Senador, e opôs-se ao governo Dutra.

Portanto, a era vargas durou verdadeiramente 15 anos. Mais a frente Vargas ainda será reeleito presidente democraticamente, mas isto não vem ao caso agora. Lembrem-se que isto é um resumo do resumo, eu narrei 15 anos de história em algumas linhas. Se quiserem detalhes, basta me pedir, posso explicar eu mesmo ou indicar fontes.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos