Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionProvocações Filosóficas - Você faz porque é certo, ou porque Deus está olhando? EmptyProvocações Filosóficas - Você faz porque é certo, ou porque Deus está olhando?

more_horiz
Estudar a dignidade moral de Kant traz muitas reflexões, eu provavelmente morrerei antes de refletir sobre tudo a respeito. Mas, antes de morrer, trago-vos uma interessante provocação: você faz porque é correto, ou porque Deus está te olhando? Ou ainda, você deixa de fazer o errado por ser errado, ou porque Deus castiga? Se você é ateu, ou, caso tenha pensado deste ponto de vista, deve estar pensando: "Mas se eu não crer em Deus, como essa filosofia se aplica a mim?", e é muito simples. Não necessariamente as pessoas agem por causa de uma figura como Deus, mas por causa dos pais, da família, dos amigos, da sociedade politicamente correta e etc.

Kant traz uma provocação sobre Moral. Moral são seus valores internos, formada pelos seus princípios. Ora pois, diz Kant, se eu não ajo baseado em meus princípios morais (deixando a Ética de lado), que tipo de pessoa eu sou? É muito comum que as pessoas cresçam assim. Eu, por exemplo, ouvia dos meus pais o seguinte: "Não pode fazer isto, Deus castiga"; "Deus está olhando"; "Faças tal, pois a Deus agradará"; oras, parece-me, nos, inicialmente, algo bonito. Mas há um outro lado aí, que é muitas vezes o acarretar na perda de valores morais, ou ignorância desses. "Eu vou ajudar o senhor a subir a escada, porque Deus está olhando e mais tarde me recompensará!", num exemplo onde age-se interesseiramente; "Melhor não fazer isso, Deus está olhando", num exemplo onde não se faz porque se fizer será punido.

Eu devo salientar que isto não é nenhuma crítica (embora eu tenha muitas a fazer) à religião, igreja ou à própria religiosidade em si (eu sou religioso), estou falando de um fato. Quando pessoas, comprovadamente, deixam de fazer coisas erradas porque se fizessem seriam punidas, ou fazem coisas esperando uma recompensa, temos aí um lixo de ser humano, um ser humano sem moral. Este mesmo tipo de ser humano, quando é ateu (ou não, já que há religiosos que o fazem), e fica sozinho, faz algo errado, já que não será punido, é a própria definição de imoral. 

Mário Sérgio Cortella costuma dizer que a ocasião não faz o ladrão, ela apenas o revela! Isto está muito correto, porque ser um ser humano justo, digno, é agir corretamente independentemente das circunstâncias. Infelizmente, vivemos em uma sociedade que cria seres humanos assim, imorais. Muitos pais ensinam que se fizer tal coisa, a polícia prende, ou eles batem, e criamos um paralelo entre a ação e a punição. É por isso que quando não serão punidas as pessoas fazem o errado, porque não lhes foi dada estrutura moral. Isto se encaixa tanto na questão de religiosidade, onde pessoas podem (não se sinta atingido por generalização, pois não estou generalizando) muitas vezes agir somente de acordo com a conveniência da figura superior, quanto em outros âmbitos, onde podem agir somente porque seriam punidas se não o fizessem, e etc.

Por fim, a provocação é esta: você age por si mesmo, ou por causa das consequências? Fazer o certo ou errado, para você, depende respectivamente de ser punido ou não e ser recompensado ou não? Você já foi assim no passado? Eu já fui, até meus 15 para 16 anos ao menos. Mesmo dentro da minha religião, ensinaram-me muito mais sobre a ira de Deus que pairaria sobre mim se eu errasse, do que o amor incondicional de Jesus. É por isso que também, nesta idade, eu aprontava quando sabia que não seria punido. Falando de mim, desenvolvi moral, conceitos próprios, na faixa de idade de 15/16 anos. Cansei-me de, nesta idade, só deixar de fazer algo porque Deus estaria olhando, e me envergonhava muito de pensar assim. Felizmente, eu amadureci.

Espero comentários.

descriptionProvocações Filosóficas - Você faz porque é certo, ou porque Deus está olhando? EmptyRe: Provocações Filosóficas - Você faz porque é certo, ou porque Deus está olhando?

more_horiz
Aonde está Deus nesse momento Kakau? Sobre Deus e religião Kakau, o ser humano só faz algo quando é bom para ele. Raro são as pessoas que fazem seguindo todas as regras. É muito fácil a pessoa fazer um ato e alegar algo, mas não fazer um ato mesmo ele estando na escrita que ele fez o ato anterior. Oras, o que me convém vale a pena e o que não me convém eu descarto. Fácil, não concorda? Mas será o certo ou o errado?

descriptionProvocações Filosóficas - Você faz porque é certo, ou porque Deus está olhando? EmptyRe: Provocações Filosóficas - Você faz porque é certo, ou porque Deus está olhando?

more_horiz
Eu não entendo nada sobre religião( ninguém da minha família é religioso), mas acho que Deus gosta quando nós ajudamos outros seres humanos, certo ? Eu prefiro ajudar animais, mais especificamente cachorros, caguei se Deus gosta ou não, só sei que ajudar animais me faz sentir bem. Eu não bebo, fumo ou roubo, porque não quero morrer cedo, não para agradar Deus.

more_horiz
kkk... perguntinha tentadora... ai, ai...

Você faz porque é correto, ou porque Deus está te olhando?
Cabe as duas coisas na verdade, pois, quando você ama alguém quer agradá-lo ou desagradá-lo? Quando você nota que tudo que alguém faz é bom, que tudo que Ele lhe pede é bom, você passa a imitá-lo. Mas no âmbito "bíblico" da coisa, abrende-se que, por exemplo, não posso "cobiçar o que é do próximo", mas daí, farei isso porque Deus está vendo ou porque aprendi com o tempo que realmente é bom pensar assim? Seria falta de sabedoria (que de certa forma é a aplicação do conhecimento adquirido, com discernimento) dizer que "eu só obedeço porque estou sob vigia". Ora quem faz isso são os cães? Já parou para notar? faço não apenas porque é correto mas porque É o certo e o melhor a fazer...

Ou ainda, você deixa de fazer o errado por ser errado, ou porque Deus castiga?Pensar assim é o que a humanidade fez por milhares de anos... "Faça assim ou irás ao inferno de fogo" kkkk... pensar que Deus "castiga" que faz errado, então o próprio autor deste tópico não existiriam mais... estou certo?

more_horiz
A chata moralidade Kantiana, Hegel discorda.

Kant imaginou a moral como sendo um conjunto de normas ditadas pela razão, que seriam as mesmas para todos os homens e em todos os lugares. Certo, isso tem muito a ver com o conceito de moral, que seria a noção do que é correto, justiça, ação, intenção etc., para se viver em certa harmonia numa sociedade cheia de éticas diferentes.

O que é bom pra mim? O que me deixa feliz? No que eu acredito? Que tipo de pessoa sou e quero ser? Isso seria ética, de uma forma meio crua, mas pra não estender, rs. Então, só pra citar que a moral de Kant as vezes parece mais com um conceito de ética.

Eu acredito que as pessoas façam o correto seguindo a Moral, valores impostos pela sociedade para a convivência, no mínimo digna. E aí entra a questão de 'Deus está vendo o que você está aprontando, viu?', infelizmente as pessoas, num geral, são ensinadas a fazer o certo ou o esperado, por base em promessas de castigo se o descumprir. Se você não for a escola Deus vai te castigar porque não gosta de meninos que fogem da aula, se você desrespeitar os pais vai apanhar muito, ficar de castigo e Deus não gosta desse tipo de criança, então assim, são valores morais, IMPOSTOS pelos outros/sociedade. 

A ética de cada um surge de acordo com seus valores, passados, aprendidos, tem ligação com a Moral, é por isso que vemos tantas pessoas 'antiéticas', depois desse meu exemplo anterior, já é de se esperar isso mesmo, sem surpresas.

MAAAAAAAS, isso não é geral, não é todo mundo que é assim. Vou me citar, ok, eu na grande maioria das vezes não deixo de fazer algo "errado" porque Deus está vendo e vai me mandar pro inferno se eu fizer, eu deixo de fazer porque seria algo que não iria me agradar, que eu não quero fazer e pronto, e no fundo tem influência sim do que foi repassado pra mim por meus pais etc. Fazer bondades? Sim, e não é porque Deus está vendo, não é pra exibir e divulgar pra ninguém, na verdade eu fico constrangido quando ajudo alguém e pessoas vêem porque aí já pensam: "Eita, olha como é boa pessoa, vai pro céu", eu não gosto disso, de verdade.

Assim como você, Kakau, eu desenvolvi mais a minha moral e ética depois dos 15, realmente antes eu "agia corretamente" por conta dos castigos de Deus e porque realmente meus pais falavam o que era certo e errado. Hoje em dia, claro que há uma reflexão do tipo "ah, meus pais não me ensinaram isso" "isso não é bom", mas geralmente deixo de fazer o 'errado' por mim mesmo, e há casos que faço algo de bom mas que moralmente seria errado para alguns, como por exemplo, defender os direitos dos LGBT's e negros, acredite ou não, para muitas pessoas isso é imoral, infelizmente.

Enfim, Hegel > Kant. :fera:

more_horiz
Apenas um adendo sobre a diferença entre moral e ética: moral são seus valores internos, ética se dá nos valores de um grupo. Não existe ética individual, não existe a minha ou a sua ética, existe os nossos valores, que juntos constituem nossa moral. Quanto pessoas se juntam, então temos um grupo, e aos valores conjuntos do grupo nós damos o nome de ética. Portanto, ser antiético nem sempre é ruim, o ruim, necessariamente, é ser imoral. A ética nazista ou islâmica é horrível para nós, portanto, se alguém de lá se cansar dela e quebrar a ética deles, estará sendo antitético, mas não será algo ruim. Eu explico melhor aqui: www.forumnsanimes.com/t61043-filosofia-etica-e-moral

Apenas esse adendo, estou gostando do ponto de vista de todos que postaram aqui. ^^

more_horiz
Eu, há cerca de 8 meses atrás era um cristão autentico.
Praticava a 'verdade' descrita na Bíblia porque para mim aquilo era a verdade absoluta do universo.
Não era um questão de que Deus tá vendo... era algo mais profundo.
Eu via Deus como O ser supremo da existência, possuidor da verdade absoluta.
Já que ele criou o próprio tempo, universo e assim vai... ele seria a própria razão, lógica e consequentemente verdade; justamente por ser superior a qualquer coisa, e claro ''supra-cosmicamente'' superior a qualquer pensamento filosófico da farinha da criação (humanos).

Tanto que quando o julgamento nos condena para o inferno por praticar coisas que ele rejeita, não era um questão de atrito com o livre arbítrio, mas sim uma lógica de que nós estávamos indo contra a verdade/vida que estava com ele, o criador da nossa lógica, espaço, e tempo (Deus).

Então, para mim, aqueles ensinamentos eram absolutos, moral absoluta.
E eu queria está no meio disso.

No entanto, agora que sou agnóstico, para mim tanto faz como tanto fez.
Eu sigo a conduta do mundo ocidental não por causa das regras que ela impõe, mas porque dentro de mim tem um sentimento que me faz colocar na situação do outro.
Esse sentimento no meu caso é quase que automático.

Para mim regras não significam nada, principalmente em relação a pessoa que as fizeram.

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos