Capítulo interessante.
Não me encheu os olhos, mas foi positivo de modo geral.
Algumas coisas a se citar:
O autor sabe exatamente que os fãs estão putos por Gohan ser essa "vergonha".
Bom, ele tentou explicar o por que Gohan tomou esse rumo, e devo dizer, que não poderia ter explicado melhor.
Nós fãs gostamos? Não, lógico que não, assistimos Dragon Ball por ser um anime agitado, sem enrolações como OP, sem um enredo muito avantajado, mas sem cagadas como outros animes conhecidos, e principalmente, por terem ótimas lutas, e personagens marcantes.
Então, não faria sentido gostarmos de um Gohan versão novela. Não bate com o tipo de anime que estamos acostumados de Dragon Ball, porém, se analisarmos no quesito história, faz sentido sim Gohan ser o que é.
Gohan nunca gostou de lutar, "sempre" quis ser alguém na vida, ou seja, ter uma familia e um bom emprego.
E esse episódio tentou mostrar isso aos mais cegos.
Do outro lado, é claro que foi um erro, destruir um personagem tão marcante como Gohan era pra obra, mas isso não vem ao caso.
Ainda tenho um fio de esperança que ele deslumbre algum momento marcante se tratando de lutas.
Fechando esse tema, e indo a Trunks do futuro.
Vejo muitos reclamando dele, mas desculpe o excesso de sinceridade.
Trunks está a mesma coisa que foi em DragonBall Z.
A ÚNICA mudança é seu visual, um pouco mais infantilizado e cheio de cores, mas sua personalidade continua idêntica, isso é um alto ponto positivo para o anime.
Continua o rapaz respeitoso e educado, com bons principios, e que luta para proteger aquilo que ama.
Fechando mais um personagem, vamos agora a aquele que marcou, pelo menos para mim, a melhor parte do episódio, inclusive tem feito isso em vários episódios sendo o personagem mais marcante de dbsuper até o momento.
Vegeta, como alguém citou no tópico, muito bem colocado inclusive, essa sua mudança de vilão a anti-herói e agora herói tem sido fascinante.
Seu espirito de luta, sua vontade de vencer e de vingar aqueles que ama, foi a melhor parte do episódio.
Espero muito que Vegeta tenha uma luta importantíssima, vencendo-a, onde não precise de Goku tomando seu lugar.
Voltando ao episódio, uma coisa está quase que encaminhada.
Pelo final do episódio, onde Eles estão chegando ao universo 10 e pela preview onde mostra o encontro com Zamasu, juntando ao nome do próximo título "a verdadeira identidade de Black", fica quase que nítido que Zamasu tenha tomado o corpo de goku, sendo o próprio Black.
Acho difícil tomar outro caminho, tendo em vista a junção desses três pontos que citei acima, mas aguardo surpresas, sempre é bom errar nesse tipo de coisa e ser surpreendido.
E nisso, um ponto, aparentemente, se distingue dessa possível teoria de Zamasu ser Black.
A personalidade de Black parece ser muito diferente da de Zamasu. Mas isso é uma opinião bem escassa, com pouco argumento, já que só pude ver Zamasu na Preview, e isso é pouco pra determinar algo.
Mas ao que parece, Zamasu é bem mais sereno, algo que Black não demonstrou ser. Mas caso ambos sejam a mesma pessoa, pode ter ocorrido algo em sua vida para tal mudança.
Resumindo, o desfecho desse episodio, a preview do próximo e o nome do próximo, nos leva a acreditar que Zamasu é Black, mas esses detalhes de personalidade, e outros fatores podem fazer isso não ser verdade.
Volta e meia Dragon Ball tenta nos levar a pensar em algo e entregar outra coisa.
Um outro fator que o autor está deixando no ar, é o fato de Goten estar sumido, sem conhecer o Future Trunks ainda, isso ainda deixa uma possibilidade do mesmo existir no futuro, com alguma facil explicação, e por motivos variados ser BLack.
Lembrando do fato que Goku engravidou Chichi na Saga Cell, e tendo em vista que o futuro quando não ocorre mudanças é identico ao presente que conhecemos, seria normal goten existir, visto que no presente Goku esqueceu de tomar o remédio, ficando doente no mesmo tempo do que no Futuro, se curando apenas por um quesito sorte, de ter tomado remedio em cima da hora.
Goku pode ter feito relações com Chichi ou no periodo de 10 dias antes dos Cellgames ou antes de ter ficado de cama, tal fato que explicaria com sentido a existência de Goten no futuro.
Essas são as duas teorias mais bem construídas até o momento.
Episódio bom, melhor que o anterior.
Devo dizer que aparentemente gostei de Zamasu.