Acho que você esta sendo muito ingênuo
Como o ''sábio'' não previu que a maldição do ódio que dá ao usuário do sharingan poderes não afetaria seu filho, sendo que ele msm passou pela situação, quando Indra despertou seu sharingan o ''sábio'' devia ter conversado com ele sobre o que dava esse poder a ele e pq isso era perigoso, coisa que ele não faz e ainda por cima chegar a ver o filho com 3 tamoe no olho, por isso no final de tudo o zetsu conseguiu manipula-lo.
Quem disse que ele não previu ?
Mesmo que conversassem, será que isso adiantaria, se pensarmos em sasuke e madara, certamente a resposta é não... conversar claro que ajuda, mas, fico claro que apenas palavras não mudam a cabeça de ninguém no narutoverse
E zetsu conseguiu manipular o Indra porque o Indra se achava melhor que todos e o zetsu ficava babando o ovo dele, puxando saco, inflando o ego do sujeito, quando mais o uchiha se sente estrelinha, mais ele gosta de ter você por perto
Rikudou era imparcial demais
Zetsu puxa saco
Essa é a diferença básica entre os 2
1- Por que o ''sábio'' não derrotou seu filho rapidamente? serio ele deixou o filho destruir a casa principal e fez seu outro filho lutar.
Cara você pode pensar um pouco nos pros e contras dessa ideia e logo você chega a conclusão
Rikudou teria coragem de matar o próprio filho ? Madara, sasuke, orochimaru, kabuto, pelo o que lembro nem o pior dos vilões fez isso, será que o hagoromo faria... e se fizesse, quais as consequências disso ??
Sem os uchihas, sem os descendentes de Indra, como seria o mundo shinobi, como seria a evolução das pessoas, você pode dizer que não teria as varias guerras ninjas, muita gente estaria viva, mas, será que existiria vilas, será que existiria ninjas, será que derrotariam momoshiki, orochimaru e hidans que aparecessem ?
Rikudou podia ter feito muitas coisas, mas, todas tem suas consequências, pros e contras
Ele pode ter escolhido o menor dos males, a melhor das hipóteses já que ele não tinha intenção de matar o Indra
2- Indra fala ''VOU FICAR REENCARNANDO ATÉ ACABAR COM O NINSHU'' depois Ashura fala ''EU VOU REENCARNAR TBM PARA NÃO DEIXAR MEU IRMÃO FAZER ISSO'', ai eu me pergunto e pergunto a vcs, pq ele tbm não reencarna para ''tentar'' guiar seus filhos para seguirem o caminho correto e pacifista?
Ai é questão de poder mesmo, não é questão de querer
Kaguya esta no nível que é incapaz de morrer, ela pode ser apenas selada
Rikudou e Hamura (os 2 filhos de kaguya) esta no nível de incapaz de reencarnar, mas, podem reaparecer no mundo dos vivos
Ashura, Indra e Byakugan no hime (os 3 netos de kaguya) esta no nível de continuas reencarnações
Pelo o que ficou claro, o espirito do Rikudou (mesmo vale para hamura) se manteve o mesmo por séculos, ele querendo ou não, ele talvez desejasse descansar em paz, mas, não foi capaz, e, mesmo querendo reencarnar talvez também não consiga pois ninguém nasce com chakra parecido ao dele
Já ashura e indra, mesmo que seja difícil e demore, ocorrem as reencarnações
O problema é que o Anime deu a intender que tudo isso é intencional, quando na verdade tudo isso parece ser automático, espontâneo e sem influencia dos mesmos, não foi nenhum jutsu do MS de Indra que o fez reencarnar, não foi nenhum jutsu que ashura usou antes de morrer que o faz reencarnar, são os próprios chakra dos netos de kaguya que tem essa peculiaridade já que a filha do hamura não fica brigando a milênios com ninguém e também reencarna
3- vcs perceberam que com o filme do Boruto que se não tivesse essa tetra toda do anime e na historia do anime não teria ''ninjas'' poderosos o suficiente para enfrentar Momoshiki Ōtsutsuki e Kinshiki Ōtsutsuki ?
Cara eu cheguei a citar isso para você mesmo no lance do Rikudou matar o Indra
Talvez realmente não tivesse ngm a altura, não sozinho pelo menos
POREM, momoshiki tinha como grande ponto fraco users de taijutsu, nada impede que ninjas como Gai existam independentes das guerras entre clas e aldeias, ele era lixo e o esforço dele é que o fez ser top
Se o momoshiki morreu para um super rasengan, não vejo motivos para ele não morrer em um Night dragon