@KakauDesculpe pela demora, isso ocorreu por um problema envolvendo o meu computer.
Olha cara, acho que vou ter que fazer uma explicação um pouco mais detalhada.
Sobre as discordâncias entre os religiosos ou crentes, o que é certo é que, existe a questão da interpretação e da distorção. Já naquele momento, eu quis dizer que aquilo é basicamente a causa discórdia entre eles e não as próprias consequências em geral.
Os motivos das discórdias no Cristianismo são diversas:
O motivo por que os cristãos discordam é o mesmo que faz os mundanos discordar. A discórdia resulta de divergências no grau de maturidade, de conhecimento, de capacidade e, às vezes, de atitude. Algumas discussões entre cristãos acontecerão pelas mesmas razões que levaram os filhos de Deus do primeiro século a discordar.
O ensino falso ocasiona discordâncias. Pedro advertiu os irmãos que os falsos mestres surgiriam entre eles e ensinariam “heresias destruidoras” (2 Pedro 2:1-2). Não se engane com o falso ensinamento, mas recorde-se “das palavras que, anteriormente, foram ditas pelos santos profetas, bem como do mandamento do Senhor e Salvador, ensinado pelos vossos apóstolos...” (2 Pedro 3:1-3). Não se desvie por ensinos estranhos. A autoridade que você tem é a palavra de Cristo. Conheça a verdade e siga os mestres da verdade. Cuidado para que você não seja desviado “por todo vento de doutrina” (Efésios 4:14).
O orgulho e o desejo de destaque podem ser causas da discordância. Essa postura má foi a razão da discussão mencionada na terceira epístola de João. Diótrefes causou dissensão na igreja com suas “palavras maliciosas”. Quando acontecem situações como essa, “não imites o que é mau, senão o que é bom” (3 João 11). Você começou a sua vida na família de Deus como um seguidor de Cristo. Continue nessa mesma direção. Em vez de ajudar e incentivar alguém que esteja destruindo a igreja do Senhor num desejo para conseguir poder, siga o Senhor. Ame a verdade e o corpo de Cristo mais que a ambição de um amigo ou irmão.
A falta de conhecimento pode causar discordâncias entre os cristãos. Bob Waldron certa vez descreveu corretamente uma aula bíblica contenciosa dos adultos como uma “troca de ignorância”. Haverá discussões em algumas aulas bíblicas e muito disso pode ser por falta de conhecimento da Bíblia ou das definições de palavras. Às vezes, o professor não consegue controlar a sua aula, e permite que um aluno introduza um assunto que quebra a seqüência da aula. Algumas pessoas têm o prazer de “jogar uma idéia para fazer as pessoas pensar”. Geralmente isso resulta em nenhuma solução para o problema apresentado e nenhum aprimoramento do conhecimento bíblico. Você pode ajudar estudando o assunto da lição antes da aula e ajudando o professor a manter os alunos no assunto em questão. Além disso, o seu estudo particular compensará a falta de um bom ensino na aula bíblica. “Não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor” (Efésios 5:17).
Algumas discordâncias ocorrem por causa do pecado de alguém. A discordância entre Pedro e Paulo está registrada em Gálatas 2. A divergência veio do fato de Pedro não agir corretamente naquela ocasião. Essa discórdia é apagada pela correção (Gálatas 2:14; 6:1) e pelo arrependimento. “Se teu irmão pecar [contra ti], vai argüí-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão” (Mateus 18:15).
Romanos 14 apresenta uma situação semelhante. Nesse texto, a ação do irmão diz respeito só a ele mesmo. Nenhum dos irmãos em causa estava errado. Eles discordam e ainda assim podem ter comunhão. Um come carne, e o outro se recusa a fazê-lo. O Senhor ensinou a não se desprezarem nem julgarem um ao outro (Romanos 14:3). Cada um percebe que vive “para o Senhor” e deve prestar contas a ele (Romanos 14:7-12). Ambos agem coerentemente com a própria consciência (Romanos 14:22-23).
Já a distorção:
Muitas das vezes, só os padres ou religiosos de "alta patente" podiam ler e com isso falavam para as pessoas o que estava escrito no Livro. Então dessa maneira, alguns deturpavam a Escritura de modo hediondo, de forma que podiam praticar as suas heresias/pecados sem serem punidos, contando com as "santas palavras" como proteção de qualquer acusação.
As línguas da parte da Bíblia escrita antes do primeiro século eram hebraico e aramaico. No terceiro século AEC, as Escrituras Hebraicas foram traduzidas para o grego, que se tornara o idioma internacional. As Escrituras Cristãs foram originalmente escritas em grego, com exceção do Evangelho de Mateus. Isto tornou possível a leitura da Bíblia por parte da maioria das pessoas alfabetizadas no Império Romano, e particularmente disponível tanto para os judeus na Palestina como para os da Diáspora.
Como já mencionado, a Bíblia foi traduzida em partes e em um ritmo muito lento, por isso a Bíblia não estava disponível na "língua do povo", e muitos fiéis não sabiam ler ou não tinham acesso direto a Bíblia.
Ou seja, como eu já falei antes, o problema nunca foi a verdade, mas sim a mentira. E sobre isso, aparentemente você não entendeu o que eu falei, eu disse que, o problema não são os Mandamentos ou a crença (cristianismo), mas sim a incapacidade, ignorância e diversos problemas que fazem com que a adulteração aconteça, e, os problemas também.
Esses são os Mandamentos Primordiais:
1. Não adore outros deuses; Adore somente a mim
2. Não pronunciarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão
3. Lembra-te do dia do Sábado para santificá-lo
4. Honra teu pai e tua mãe
5. Não assassinarás
6. Não cometerás adultério
7. Não roubarás
8. Não levantarás falso testemunho
9. Não desejar a mulher do próximo
10. Não cobiçar as coisas alheias
Eles são claros, bons e qualquer um que ler vai entender exatamente do que se trata. Não tem essa de que não pude entender ou é relativo. Isso se chama uma moral objetiva, uma moral perfeita/absoluta que vai além dos desejos humanos e o que eles pesam em relação ao certo e ao errado, de maneira certeira, é claro. Já que existem alguns que pregavam um pouco do que Cristo pregou antes Dele vir ao mundo, sem ter religião. E mesmo sendo perfeita, elas foram, são e serão desobedecidas como qualquer outro mandamento divino (não de maneira obrigatória) e humano. Os Dez Mandamentos é o segundo menor resumo do que o indivíduo tem que fazer pra chegar aos céus. Você deve conhecer a passagem de João 3:16.
Não estou querendo dizer que isso muda o fato das consequências terem acontecido, mas que não é o correto ter um resultado sobre isso sem procurar saber o porque disso tudo, quem(quais) foi(foram) ou o que foi o culpado de certa forma. Pra deixar claro.
Agora, o Islamismo é outra história. Ele é uma corrupção absurda. Como disse em meu primeiro comentário, depende da religião.
Quanto a "comparação" entre a Filosofia e Matemática, deixarei claro que é em relação de razão das duas áreas e não à sua composição generalizada.
Em matemática:
2 + 2 = 4
Em filosofia:
2 + 2 = Pode ser 4, mas há controvérsias!
A matemática é uma ciência exata, pois prova empiricamente suas proposições. Mas antes de ser ciência ela foi filosofia, e questionava o porquê de seus eventos ser verdadeiros.
Em seu primeiro comentário eu já entendi o que você trouxe pra este tópico, você quer trazer a ideia de que é ou não possível que a sociedade seja sustentada moralmente sem os "erros" da religião. E isso, eu já respondi, sim, esta é a terceira vez que respondo a questão central. O que Kant fala é uma "parcela" do que Cristo falou.
Cristo também foi um filósofo.
1 - A filosofia de Jesus refere-se ao estudo de problemas fundamentais relacionados à existência? Evidente que SIM. A existência nesse mundo e no mundo espiritual.
2 - A filosofia de Jesus refere-se ao estudo da verdade?
Evidente que SIM. "Eu sou O Caminho A Verdade e A Vida". Eram suas palavras.
3 - A filosofia de Jesus trata dos valores morais?
Com toda a certeza, com muito mais
profundidade do que nenhum outro.
4 - A filosofia de Jesus trata da mente?
Sim. Eu vos deixo A Minha PAZ. Não vo-la dou como o mundo a dá. É o melhor tratamento para a mente que existe.
5 - Os argumentos são racionais?
A prática demonstra que sim. Como poderia existir esse mundo como hoje temos o conhecimento que existe se não existisse Deus?
6 - A filosofia de Jesus diferencia-se dos métodos científicos por não se utilizar de experimentações empíricas?
Mais uma vez respondemos que sim. É preciso ter fé em uma filosofia racional. como a Filosofia.
A sociedade é composta por ideias diversas, pensamentos diferentes que quando debatem ou são debatidas, podem chegar à um consenso. Isso em relação a pessoas conscientes, já que há outra parcela que foge do bom senso.
Em suma é isso:
1. Os Mandamentos Primordiais da pura bondade e verdade não podem ser seguidos fielmente por todos.
- Eles estão sujeitos aos pensamentos e decisões do indivíduo, já que cada um tem suas questões sobre a realidade que os cercam.
2. A ideia "de" Kant é boa e diz exatamente o que tem que se fazer em relação ao próximo de maneira boa, mas também não podem ser seguidos fielmente por todos.
- Eles também estão sujeitos aos pensamentos e decisões do indivíduo, já que cada um tem suas questões sobre a realidade que os cercam.
Em momento algum eu discordei de que é possível a moralidade sem base religiosa, de forma que sustente. Os Mandamentos e os Pensamentos de Deus e de Cristo não são religiosos, ele afetam o ser humano de uma forma que foge da capacidade humana. É a verdade divina. Desde o meu primeiro comentário, eu só fiz uma argumentação reflexiva acerca da moralidade humana. Se a captação não acontecer, é possível que, a troca de mensagens será na infinidade, a não ser que, eu desista até um momento.